Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 24 de maio por Eu Vou de Bike

Tags:, ,

Transporte de bikes nos carros

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União da última quinta-feira uma resolução que regulamenta o transporte das bikes em veículos. Quem deu a dica da notícia foi o José Inácio, lá no Twitter do @euvoudebike.

O transporte da bicicleta em veículos sempre foi uma área meio cinzenta no código de trânsito, sem uma definição específica. Agora, com a normatização do Contran, é possível saber exatamente qual é a regra para transportar sua bike em longas distâncias e na estrada.

A regulamentação publicada no Diário Oficial da União exalta as vantagens proporcionadas pelo uso da bicicleta. O texto diz:

“Considerando a conveniência de atualizar as normas que tratam do transporte de bicicletas nos veículos particulares.

Considerando as vantagens proporcionadas pelo uso da bicicleta ao meio ambiente, à mobilidade e à economia de combustível; resolve:
(…)
Art. 3º – A carga ou a bicicleta deverá estar acondicionada e afixada de modo que:
I- não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas, e em especial, não se arraste pela via nem caia sobre esta;
II- não atrapalhe a visibilidade a frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo;
III- não provoque ruído nem poeira;
IV- não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores; ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada (categoria S3);
V- não exceda a largura máxima do veículo;
VI- não ultrapasse as dimensões autorizadas para veículos estabelecidas na Resolução CONTRAN nº 210, de 13 de novembro de 2006, que estabelece os limites de pesos e dimensões para veículos que transitam por vias terrestres e dá outras providências, ou Resolução posterior que venha sucedê-la.
VII- todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos desta Resolução.
VIII- não se sobressaiam ou se projetem além do veículo pela frente.

(…)

Capítulo III
Regras aplicáveis ao transporte de bicicletas na parte externa dos veículos
Art. 8º A bicicleta poderá ser transportada na parte posterior externa ou sobre o teto, desde que fixada em dispositivo apropriado, móvel ou fixo, aplicado diretamente ao veículo ou acoplado ao gancho de reboque.
§ 1º O transporte de bicicletas na caçamba de caminhonetes deverá respeitar o disposto no Capítulo II desta Resolução.
§ 2º Na hipótese da bicicleta ser transportada sobre o teto não se aplica a altura especificada no parágrafo 2º do Artigo 5°.
Art. 9º O dispositivo para transporte de bicicletas para aplicação na parte externa dos veículos deverá ser fornecido com instruções precisas sobre:
I- Forma de instalação, permanente ou temporária, do dispositivo no veículo,
II- Modo de fixação da bicicleta ao dispositivo de transporte;
III- Quantidade máxima de bicicletas transportados, com segurança;
IV- Cuidados de segurança durante o transporte de forma a preservar a segurança do trânsito, do veículo, dos passageiros e de terceiros.

- Leia mais sobre a normatização do transporte de bicicletas em veículos no Observatório Eco

Tendo como base a normatização acima, podemos concluir que o melhor modo de transportar sua bike sobre quatro rodas é por meio da canaleta instalada sobre o carro.

Outro modo muito usado pelos ciclistas –  o rack na traseira dos veículos, pode prejudicar a visão do motorista, obstruir a identificação da placa do carro e ainda exceder a largura do carro. Em breve publicaremos algumas dicas práticas sobre o assunto.

Você tem alguma dica para transportar a bike? Deixe sua opinião nos comentários!


Comentário

  • Complicou… quem tem o transbike como eu, vai ter que abdicar do aparelho???

    Luciana
  • Isso apenas colocou no papel, aquilo que já era cobrado pelos policiais, pena não ter facilitado em nada a vida dos ciclistas.

    Marcelo
  • Costumo transportar bicicletas no teto do carro ou dentro dele (isso é mais complicado). Porém, gostaria de saber se, no caso de transportar em suportes na tampa da mala como “trancaloi” ou aqueles de reboque, seria permitido ao usuário com o auxilio de uma placa reserva e sinalização extra (tipo de carrinhos de reboque). Será que o usuário teria algum problema com isso? Pergunto isso pois penso em levar mais bike no carro. rs…

    Christiano cgoulart.multiply.com
  • O que eu fiz foi mandar fazer uma placa dianteira.
    Coloco a bike no suporte tras e fixo a placa na bike.

    carlos pinto
  • O meu transbike deixa a placa bem visível no meu clio hatch, só excede a largura um pouquinho… http://twitpic.com/1oocg1
    Se olhar bem, acho que não ultrapassa a largura dos retorvisores, daí não sei se enquadra na lei. Vou tentar tirar a roda dianteira e ver como fica, acho que aí cabe.

    Marcelo Lima
  • Eu fiz o mesmo que o Carlos, mandei fazer uma placa reserva e quando coloco minha bike no engate do meu carro, coloco a placa sobre a bike para que fique bem visível. Não sei se há algo que proíba esta ação, porém, nenhum policial me multou por isso e vários já me pararam…

    Clayton cbmtb.com/sp
  • o cap III § 2 diz “na hipótese” não marca como obrigatório o transporte sobre o veículo

    e isso atrapalharia o acesso à garagem, creio (não tenho carro ;)

    José Inácio aitiachica.blogspot.com
  • Alguém poderia me indicar lojas (com preços acessíveis) para transportadores de bikes em veículos ? Tenho uma Ecosport e preciso transportar 4 bikes.

    Agradeço;

    Paulo

    Paulo
  • Oi, Paulo. Então, sendo esta a quantidade de bikes o ideal é transportar três no teto, comprando os racks do tipo “trilho” (melhor custo benefício é da marca equipage. pesquise o melhor preço. geralmente em grandes lojas de acessórios para carro eles costumam ser mais em conta) e uma dentro do carro, rebaixando o banco em 1/3. Tudo depende das bikes. Se forem speeds, acredito até que seja possível transportar as quatro no teto. Se forem mountain bike, devido ao tamanho e o peso, o ideal é dividir o transporte. E no caso do teto, procure inverter o sentido dos racks, para que os guidões não fiquem batendo, ficando frente e traseira das bikes intervaladas. Espero ter ajudado. Qq. coisa, escreva por aqui!
    Abs!

    gugamachado
  • [...] ano passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução que regulamenta o transporte das bikes em veículos. Tendo como base a normatização, podemos concluir que o melhor modo de transportar [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Bicicleta dentro do carro é perigoso euvoudebike.com/2011/01/bicicleta-dentro-do-carro-e-perigoso
  • Para quem transporta a bicicleta na traseira do veículo, vale lembrar que se pode retirar a roda dianteira para que a largura não exceda a largura máxima do veículo.
    Não é aconselhável transportar a bicicleta dentro do veículo, pois em caso de colisão, esta vai atingir os ocupantes e feri-los.

    Rodrigo P.C. rodrigoperigoso.multiply.com

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no:



tafget
Buy tenormin discount prescription withoutCheap inderal buy onlineBuy proventil credit cardBuying online proventilBuy proventilBuy proventil in honoluluBuy proventil no doctorBuy proventil online overseasBuy proventil paypalBuy proventil pharmacyBuy proventil prescriptionsCanadian prescriptions proventilOffshore proventil nebulizer onlineOrder proventil without prescriptionProventil inhaler best priceProventil inhaler onlineProventil onlineBuy proventil credit cardBuy proventil paypalCheap non prescription proventilBuy no perscription proventilBuy proventil in sacramentoBuy baclofen generic cheap online prescriptionBuy levothroid generic no prescriptionBuy lipitor cheap prescription withoutOrder tenormin canadaBuy levaquin cheap prescription withoutBuy augmentin discountBuy inderal generic canadaBuy proscar generic ukBuy proventil cheap prescriptionBuy baclofen discount uk onlineBuy proventil discount online prescriptionCheap valtrex online orderBuy valtrex medication onlineOrder proscar online nowBuy elavil generic cheap online no prescriptionBuy flovent medication online canadaBuy proscar usBuy valtrex discount prescriptionWhere to buy inderal generic online ukBuy revia medication onlineBuy flovent medication prescription withoutBuy inderal discount onlineCheap proscar online ukPurchase inderal onlineBuy bactrim discount no prescriptionBuy generic reviaOrder levothroid canada costBuy aldactone generic canadaBuy celexa usaBuy cheap proventil generic online canadaBuy proscar generic cheapBuy proscar generic no prescription onlineBuy tenormin for ukBuy valtrex usaCheap inderal buy online ukCheap levothroid canada costCheap stromectol online pharmacyOrder inderal canada genericOrder sumycin canada pricePurchase revia onlineWhere can i buy levaquin online ukWhere can i buy revia online canadaBactrim buy online orderBuy aldactone indiaBuy ampicillin generic ukBuy ampicillin medication online canadaBuy inderal cheap ukBuy levaquin discount prescription withoutBuy valtrex discount online prescriptionCheap proventil buy onlineOrder lipitor canada pharmacyBuy ampicillin medication prescriptionBuy ventolin cheap prescription withoutCheap tenormin online orderWhere can i buy baclofen online canadaBuy ampicillin in australiaBuy baclofen discountBuy baclofen generic cheap onlineBuy levaquin for ukBuy lipitor prescriptionBuy sumycin generic online prescriptionBuy tenormin online with no prescriptionCheap proscarCheap proventil canada genericCheap strattera online no prescription buy orderOrder celexa online canadaOrder revia canada pricePurchase proscar onlineBuy aldactone generic canada onlineBuy aldactone no prescriptionBuy ampicillin europeBuy lipitor discount onlineBuy revia cheap canadaBuy ventolin online with no prescriptionOrder flovent online no prescriptionOrder levaquin online canadaOrder proscar onlineWhere can i buy sumycin online prescription