Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 8 de junho por Eu Vou de Bike

Tags:, , ,

Como seria a bicicleta ideal para a cidade?

A mobilidade urbana é uma das grandes questões desta década. Já falamos aqui sobre os benefícios da comutação, que é quando você usa sua bicicleta combinada a algum outro meio de transporte para chegar ao seu destino. Pensando nessa integração, a Volkswagen lançou, durante o Auto China 2010, uma bicicleta elétrica e dobrável que tem como objetivo principal ser usada em complemento ao carro.

A VW Bik.e é movida a bateria, não tem pedais e, quando dobrada, cabe no lugar do estepe que geralmente fica no porta-malas dos veículos. Enquanto está dobrada no porta-malas, a bateria da bike é recarregada pela energia gerada no motor do carro, o que significa que você dificilmente irá ficar na mão, sem bateria. Com design clean, a bicicleta da Volks não tem marchas e tem freios nas duas rodas.

Ao anunciar a novidade, a Volks afirma que o produto, ainda sem data de lançamento, é ideal para quem pretende usar uma bicicleta para se locomover nas grandes cidades, como por exemplo quem dirige até bolsões de estacionamento e quer pedalar pelos centros urbanos mais congestionados. A bateria da VW Bik.e tem autonomia para percorrer cerca de 20 quilômetros, com velocidade máxima de 20 km/h.

Veja no vídeo abaixo o funcionamento da VW Bik.e:

Apesar de não ter pedais e ser movida a bateria, este tipo de inovação pode trazer para o mundo das bicicletas muitas pessoas que não conseguem (ou não querem) abrir mão do carro. Seria um primeiro passo para a mudanças de hábitos a longo prazo.

E para você, como seria a bicicleta ideal para fazer sua comutação ao trabalho, de modo a fazer a integração da bike com outros meios de transporte? Seria dobrável? Elétrica?

A Houston, empresa que apoia o site “Eu Vou de Bike“, tem interesse em montar uma bicicleta desenvolvida coletivamente pela internet. Por isso, abrimos um fórum na página do Facebook do Eu Vou de Bike para discutirmos quais seriam as inovações e características importantes para uma bicicleta urbana. Entre lá e deixe seu comentário!


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: