Blog Vou de Bike

Postado em 29 de June por Eu Vou de Bike

Tags: ,

Policiamento sobre duas rodas

O Canadá é famoso por sua polícia montada a cavalo, mas durante os protestos contra as reuniões do G20 da última semana, um novo batalhão chamou a atenção: a polícia de bicicleta.

O uso de bicicletas por parte da polícia já é muito comum no Canadá e, durante os protestos do último fim de semana, elas foram usadas de forma ostensiva para a realização de patrulhas, a formação de cordões de isolamento e até serviram como “escudo” quando a tensão aumentou.

Infelizmente, os protestos ficaram mais violentos e há diversos relatos e vídeos de uso excessivo da força por parte dos policiais. É uma pena que o bom exemplo do uso da bicicleta fique ofuscado por fatos como esse.

Ao longo do fim de semana, a polícia de Toronto prendeu 480 pessoas durante os protestos contra as reuniões de cúpula do G8 e do G20 no Canadá.


Policiais “empinam” as bicicletas como escudo

Aqui no Brasil, o policiamento sobre bicicletas é comum em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, ao contrário do que vimos acima no Canadá, os policiais ciclistas brasileiros geralmente participam de rondas ostensivas pela cidade, sem participar ativamente de conflitos e protestos.

Policiamento ostensivo e preventivo

Segundo o tenente-coronel Orlando Taveros Costa Júnior, comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar de São Paulo, a utilização de bicicletas dá ao policial uma posição de destaque que ele não teria, por exemplo, em uma viatura. “Ele fica mais alto e com uma visão privilegiada da área patrulhada. O atendimento à população é facilitado, já que a bicicleta pode ser estacionada em qualquer lugar“, explica.

Um dos fatores que também transformam as bicicletas em uma importante ferramenta de policiamento ostensivo é o trânsito congestionado. Com elas, os policiais podem circular entre os carros e atravessar pequenos espaços que um carro ou uma moto não conseguiriam. “Já foi demonstrado que as bicicletas são eficientes tanto para o policiamento ostensivo quanto no preventivo”, complementa Taveros.

Veja mais fotos dos protestos em Toronto no BlogTO

– Via TreeHuger


Deixe seu comentário

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: