Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 1 de junho por Eu Vou de Bike

Tags:, ,

Projetos para uma cidade mais viável

Circulou esta semana no Twitter e em blogs de urbanismo um projeto de uma jovem arquiteta que prevê a priorização do uso das bicicletas como meio de transporte na Filadélfia, nos EUA.

O projeto BIKE, da arquiteta Annie Scheel, propõe a criação de um estacionamento vertical de bicicletas no centro da Filadélfia, em um local atualmente ocupado por um estacionamento (veja mais detalhes do projeto BIKE).

Enquanto o estacionamento atual tem capacidade para 100 carros, a construção com quatro andares ligados por rampas teria espaço para armazenar até 690 bicicletas que, se forem plenamente utilizadas pela população, reduziria significativamente o congestionamento de automóveis no centro da cidade. Isso sem mencionar a diminuição da poluição!

A ideia principal da arquiteta é retirar do centro da cidade um grande espaço de concreto voltado para os carros e criar um ponto de encontro para ciclistas. Fazem parte do projeto, além do estacionamento das bikes, uma praça, lojas, oficinas, restaurantes e ainda sobra espaço para uma nova construção no prédio de escritórios adjacente ao estacionamento existente.

Segundo o projeto, um edifício em formato de “L” atrás do local onde ficam as bikes contaria ainda com uma biblioteca, vestiário para os ciclistas e salas de reunião que poderiam ser alugadas em um sistema de “coworking“. Com telas transparentes que permitem que pedestres e motoristas vejam as bikes penduradas no estacionamento, o projeto BIKE é um sopro de modernidade no centro histórico da Filadélfia.

Além do projeto BIKE, da arquiteta Annie Scheel, outras cinco ideias para o centro da Filadélfia foram destacadas na 6ª edição da competição de design sustentável da “Delaware Valley Green Building Council“. Veja aqui as outras ideias propostas pelos arquitetos!

Via Inhabitat


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: