Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 30 de junho por Eu Vou de Bike

Tags:, ,

Balanço do Velo City 2010

velo city 2010

Terminou na última semana a Velo City 2010, uma conferência global sediada em Copenhague, na Dinamarca, que discutiu o uso da bicicleta como meio de transporte.

Participaram das discussões sobre o futuro da bicicleta no meio urbano nomes que vão desde Frank Jensen, prefeito de Copenhague, até Vandana Shiva, filósofa e ambientalista indiana, passando pelo blogueiro Mikael Colville Andersen, criador do Copenhagenize e Copenhagencyclechic. A diversidade de cabeças pensantes foi grande, assim como os temas tratados pelos participantes.

Durante o primeiro dia de discussões, a blogueira Sarah Armitage, do Sutainable Cities concluiu que o grupo demográfico mais importante a ser atingido na promoção da bicicleta como meio de transporte é o das mulheres. “Se a ideia é fazer com que padalar na cidade seja uma tarefa cotidiana, as mulheres, acima de todos, deve estar convencidas de que pedalar é um meio viável de transporte – seguro, conveniente e confortável“, refletiu Sarah.

“Eu diria a grande lição que fica desta conferência é: vontade. É isso o que é realmente necessário na maioria dos países para dar seguimento a uma política que promova o uso das bicicletas em todas as áreas”, conclui o blogueiro Claudio Olivares, do Arriba y la Chancha.

O blogueiro Mikael Colville-Andersen, do Copenhagenize, também faz um balanço positivo do evento. “Eu assisti a este crescimento da bicicleta ao longo dos últimos anos, mas estou impressionado com a energia que irradiou de todos os participantes [da conferência]. Eu realmente senti que há um movimento irreversível, e não apesar de colocar de volta a bicicleta na paisagem urbana, mas de criar uma cultura e uma infraestrutura para tornar isso possível”, afirmou.

E como não poderia deixar de ser, a Velo-City 2010 terminou com um passeio coletivo de bicicleta pela cidade. Assista ao vídeo abaixo e veja como foi:

Se você entender inglês e quiser saber mais detalhadamente tudo o que aconteceu na Velo City 2010, sugerimos uma boa leitura no blog Sustainable Cities, que fez um resumo das discussões que ocorreram a cada dia – dia 1, dia 2, dia 3, dia 4.

A próxima edição do Velo City acontece em Sevilha, na Espanha, em 2011. Uma nova rodada global de discussões já está programada para acontecer em 2012 em Vancouver, no Canadá. E nós perguntamos: quando teremos um evento tão grandioso aqui no Brasil? Precisamos batalhar por isso!


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: