Houston na web Youtube Flickr RSS

Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 2 de julho

Tags:,

Ciclovias & Ciclofaixas

Bicicleta na cidade. No Brasil, já existem algumas iniciativas das Prefeituras para melhorar as condições para os ciclistas que pedalam nas cidades.  Porém, a maioria das cidades brasileiras ainda está longe de ter condições boas e seguras para os ciclistas circularem no trânsito urbano. Nós já publicamos aqui alguns exemplos de cidades no mundo onde as bicicletas convivem perfeitamente com os carros e ônibus (Copenhague, Utrecht, Toronto).

O fato é que muita coisa precisa ser feita no Brasil, aliando criatividade com a experiência de outras cidades no mundo.

Quais são as suas idéias?


IDEIAS

Ciclovia nas vias mais movimentadas

Por Marcelo Mazzei em 02/07/2010

Nas vias mais movimentadas contruir ciclovias.

Ciclofaixas nas ruas de bairro são ótimas, mas onde o ciclista corre mais risco é nas avenidas e ruas mais movimentadas. Pra quem mora em Sampa, tente andar na Paulista na hora do rush... Eu sei que tem alguns que se aventuram nessa, eu mesmo já andei algumas vezes - adrenalina pura!

Se as avenidas maiores tivessem ciclovias, muitas pessoas se sentiriam mais motivadas a deixarem seus carros e até o transporte público para se ir de bicicleta.


Uma faixa a menos para os carros.

Por Eu Vou de Bike em 02/07/2010

Costumo dizer que problemas complexos muitas vezes podem ser resolvidos com idéias simples. Sempre me passou pela cabeça que as ruas poderiam ter suas faixas da direita proibidas para estacionamento e descarga.

Dificultar o estacionamento de carros nas ruas obriga o uso de transportes alternativos, como a bicicleta. Mais de 60% dos percursos realizados de carro levam as pessoas a lugares entre distâncias menores que 5Km - Um absurdo de consumo de combustível, tempo, paciência e dinheiro.

As faixas proibidas para estacionamento poderiam se tranformar em ciclo faixas, para uso exclusivo de bicicletas. A cidade contaria com uma grande malha de ciclovias, a um custo baixíssimo. É preciso parar de pensar na bicicleta como uma opção de lazer e sim como solução para o transporte.


Ligação da ciclovia da Barra da Tijuca com a do Recreio dos Bandeirantes

Por Fernando Barra em 26/04/2011

Gostaria de dar a idéia de ligação das ciclovias da Barra e do Recreio dos Bandeirantes, temos uma ciclovia de 4,8 Km de um lado da Barra e uma de 9,9 Km no Recreio que não se ligam pelas Américas. A única ligação que existe é pela praia da Reserva que pode ser ótima para passeio mas é inviável para transporte pois são 8,5 Km de extensão sem nada, apenas quiosques.
Numa época em que estão ampliando as ciclovias do Rio de janeiro, não fazer essa ligação importantíssima de apenas 5,7 Km que vai permitir as pessoas a vir desde o final do recreio até o começo da Barra e assim usar a bicicleta como meio de transporte é um absurdo. Essa parte das américas é imprescindível para o trânsito durante as olimpíadas para que não se congestione a Av. Ayrton Senna.

Por esses e muitos outros motivos que venho aqui divulgar essa idéia que resolveria boa parte do problema do uso da bicicleta como meio de transporte na Barra e Recreio.

Fernando Barra


Conscientização

Por Fabriani Melazzo em 02/07/2010

1º Ensinar nas escolas (ensino básico) a importância da bicicleta como MEIO DE TRANSPORTE e para o meio ambiente.
2º Exigir que políticos coloquem em seus planos de governo investimentos em ciclovias.
3º Campanhas para conscientizar as pessoas da bicicleta como meio de transporte e não somente como esporte ou lazer.


CICLOVIA ENTRE AS CIDADES DE GRAMADO E CANELA - RS

Por YARA BAUER em 02/07/2010

UMA CICLOVIA ENTRE GRAMADO E CANELA - 7 KM - É O SONHO DE MUITOS AQUI NO SUL. JÁ MANDEI EMAIL PARA A RESPONSÁVEL PELA ESTRADA DESTE PERCURSO, QUE É A BRITA RODOVIAS, MAS AINDA NÃO RECEBI RESPOSTA. MAS TO AQUI, FIRME NESTA BATALHA.


ciclovia em toda a extensão das marginais Tietê e Pinheiros

Por Anderson Abani em 24/07/2010

A idéia é o seguinte:em uma das margens do rio existe trechos ao longo de sua extensão uma pista em forma de trilha para manutenção das plantas e árvores ali existentes. Ficaria perfeitamente instalada uma ciclovia com proteção do muro entre as pistas de acesso.
Cada ponte teria suas ligações por meio de rampas para que o ciclista pudesse ir em sentido zona norte ou sentido região central ou outros bairros.
A ciclovia só estaria em um lado das marginais, economizando milhões de reais, tanto para os consumidores como para o município.
Seria um projeto arquitetônico barato e de pouca manutenção, em que, não precisaria mexer em nenhuma pista. Seria ótimo.


Quem curti Bike não curti Drogas

Por Domingos Fortuna em 04/09/2011

Trabalho na Guarda civil de Ribeirão Preto SP, com prevenção ao uso de drogas nas escolas dessa cidade, e desde que iniciei este trabalho a 04 anos sorteio bicicletas para as crianças pois o esporte e laser as afastão das drogas com certeza. Gostaria de fazer uma parceria com a Houston para que estas crianças continuem indo de bike cada vez mais longe das drogas


Cobrando o Plano Diretor de sua Cidade

Por Cleumar Bonifácio Cardoso em 06/07/2010

Cobremos de nossos representantes, a implementação do Plano Diretor. O Plano Diretor (PD) é um dos eixos do Estatuto das Cidades, que por sua vez regulamenta o artigo 182 da Constituição Federal de 88. Entre outras, o PD ordena o crescimento, de forma sustentável, das cidades brasileiras com mais de 20.000 habitantes ou conurbadas, com ênfase no meio ambiente. Para citar algumas de suas diretrizes, está a priorizalção dos modais de transporte público coletivo e os modos de transporte não-motorizados, como a bicicleta. Portanto, cobremos de nossos representantes a implementação de nossos Planos Diretores, afinal, é um direito constitucional de nós brasileiros e urbanos!!!


Não é bem uma idéia, é divulgação de um projeto de lei

Por Bruno Benvenutti em 26/07/2010

Pessoal, a idéia não é minha. Trata-se de um projeto democrático curitibano.
http://www.votolivre.org/

Agora, na praia de vocês: o primeiro projeto é um projeto de lei sobre mobilidade sustentada urbana, uma lei das bicicletas.
Quem sabe a ajuda de vocês na divulgação empurre o projeto curitibano, e incentive outras cidades.


Carros eletricos e bicicleta flutuante

Por André Souza em 12/10/2010

Olá tudo bem?
Bom minha idéia é simples e bem "ridícula". Sou do Rio de janeiro porém moro em São paulo capital. Lá no RJ utilizamos o famoso pedalinho para diversão na lagoa rodrigo de freitas e acho que isto pode ser utilizado tambem em cidades grandes.
Bom, como a maioria das pessoas usa as marginais para se locomover na cidade de São Paulo, poucos utilizam o rio (marginais) como meio de transporte. Claro, porque ele é sujo, dá nojo, fede e etc. Pois bem, saibam que é o maior recurso fluvial de são paulo e poucos notam.
Poderia ser utilizado ali um circuito de transporte via "pedalinhos" onde as pessoas iriam se conectar através de pontos entre as margens e as bike adaptadas iriam fornecer a locomoção.
Hoje existem várias tecnologias para barcos e caiaques que podem ser adaptadas às bicicletas: com o movimento da pedalada e a aerodinâmica da bike-barco o contato com a agua é menor e vc tem menor atrito, logo tem mais velocidade. Alguns esportes já utilizam tal prática. Entao, podemos inovar e criar algo que nos favoreça.
Falta muito para isto se tornar realidade em São Paulo mas a ideia nós já temos. Se alguem quisesse investir nisso eu poderia disponibilizar parte do meu tempo para ajudar.
abs


Ciclovias em trechos com índice alto de acidentes

Por João Cristiano em 10/07/2010

Moro em Guarapari-ES, tenho 34 anos e desde que me entendo por gente, faço observo um trajeto que as pessoas não tem outra opção e precisam passar por ele: Bairro Perocão x Bairro Aeroporto, aqui os usuários de bicicletas são muitos, segundo pesquisas 38% das pessoas vão a pé ou de bicicleta para o trabalho, porém neste trecho não existe ciclovia nem ciclofaixa. Eu venho tentando chamar a atenção, criando blog, postanto mensagens, pedindo ajuda, publicando matérias em jornais, mandando e-mails para a prefeitura e departamentos responsáveis, para deputados. Mas até o momento, não tive nenhum resultado perceptível ou resposta. Mas vou continuar tentando, pois já vi muitos ciclistas serem mortos neste trecho que não muda, não sofre melhorias. Uma boa ciclovia, com mureta de proteção e bem sinalizada resolveria nosso problema. Se o assunto aqui são ideias, fica ae a minha: Implantar Ciclovias em trechos que tem grande indice de acidentes envolvendo bicicletas, e após a implantaçao, durante pelo menos 30 dias, fazer campanha maciva informativa para reeducar os ciclistas, pois a Ciclovia melhora a situação mais ainda é necessário conhecimento por parte do ciclista, dos seus direitos e deveres. Dentro de bairros menos movimentados poderia ser usado Ciclofaixas. Fica ae a mensagem e o endereço do meu blog: http://guaraparicyclechic.blogspot.com/2010/06/como-seria-uma-ciclovia-aeroporto-x.html


bike adaptada para transporte de deficiente

Por Osmar Marques em 19/06/2011

A minha ideia e fazer uma bike adaptada para que as pessoas possa levar um deficiete junto de baixo custo.

Hoje eu tenho meu filho de 10 anos deficiente quando poderia sair jundo com ele para andar de bike não posso, se tivessemos um modelo adptado para eu pedalar levando ele seria uma grande conquista social e inclusão .
gostaria que comporace esta ideia

obrigado


Ciclofaixa Turistica e Cultural no Centro de SP

Por Alexandre Gregorio em 12/08/2010

Eu sugiro que seja criada uma Ciclofaixa Turistica e Cultural no Centro de São Paulo aos domingos, igual ao do Ibirapuera, mas com o diferencial de conhecer muitos trechos da antiga S.P......e de bicicleta.Espero que gostem da minha ideia e que criem roteiros através do Bikemap.


CICLOVIA

Por Michel Ladvocat Cintra em 29/04/2011

Minha idéia é sobre Petrópolis, moro a dez anos na Espanha e voltei tem duas semanas, quase morri atropelado tres vezes. Minha idéia é criar uma ciclovia na cidade, primeiro para desafogar esse transito caótico e segundo para reeducar essa quantidade de motoristas mal educados e irresponsáveis que eu encontrei depois de dez anos. Uma pena essa cidade está acabada, uma buraqueira que não tem tamanho. Bom é isso, não é uma idéia nova mas é uma idéia. Eu vou lutar e tentar mesmo que seja sozinho.


Ponte ligando Jardim Oceanico a barra da tijuca

Por Julia Gameiro em 25/07/2010

Aqui no rio de janeiro temos uma interrupção da ciclovia na barra da tijuca, onde tem um canal e uma ponte somente para carros, e estreita!
Na av das américas proximo ao donwtown.


Pedalusp

Por Cylon em 27/09/2010

Parabéns pela iniciativa pessoal!
Gostaria de contribuir com esta empreitada e preconizar a ação que está ocorrendo na USP. Ela se chama PEDALUSP e foi modelada por 2 engenheiros da POLI, como trabalho de conclusão de curso e teve como inspiração o sistema implantado na França.
A medida tem apoio da prefeitura do campus, mas necessita de patrocínio. É um projeto bastante sólido (www.pedalusp.blogspot.com) e visa amparar os estudantes e funcionários da USP, mas poderá ser adaptado para outras conjunturas devido a sua flexibilidade e facilidade de implantação.
Gostaria muito de contactar a equipe do Social Bike para nos ajudar a divulgar, bem como viabilizar a ligação com futuros parceiros. Como poderíamos trabalhar esta aliança?
Um grande abraço


Por Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Ciclofaixa de São Paulo em vídeo em 26/07/2010

[...] já que estamos falando em ciclofaixas e ciclovias, você já viu nosso Fórum de Ideias sobre o assunto? Quais são suas ideias para aumentar e melhorar as ciclofaixas existentes? Dê sua opinião e [...]


BIKE 3D

Por ricardo em 15/09/2010

Convido todos a visitarem meu site, estou produzindo uma animação em 3d com histórias autobiográficas em cima da bike. Saio pra pintar, pedalo com minha sobrinha, tem tudo lá, visitem as animações no www.ricardolaranjo.com.


Podcast Gospel

Por Jenilson de Castro em 03/10/2011

O blog está em construção.

Vcs poderiam criar alguns podcasts com músicas gospel. O que acham?
De repente eu até posso criar uma lista de músicas e enviar pra vcs.
Qualquer interesse é só entrar em contato comigo!

Jenilson C. Lima
(99) 8126-7390
jene@limao.com.br


Compartilhe sua bike

Por Estevao em 02/06/2014

A ideia é simples. Nova York, Londres, Sidney, Japão, Fortaleza, Londrina, Bento Gonçalves... O mundo é movimento. Imagine todo o local que for puder encontrar alguém que compartilhe sua própria bike! Tudo isso em uma platarforma segura e 100% confiável.

Imagine que, além de estar compartilhando a sua ou usando a bike de alguém estará dentro de uma rede de benefícios exclusivos. Esse é o projeto isharemybike.co. Start up funcionando e no ar.

Cadastre-se! Compartilhe sua Bike e se filie a uma rede mundial de Benefícios !


Cobra Imposto dos ciclistas

Por izaias em 18/09/2014

Tem que cobra um impostos como cobram da gente motorista e bem maior dos ciclistas ja que não usam diariamente as vias que tanto lutaram. é lamentavel acabar com as vias publicas fazendo ciclovias para esses mal-educados usarem somente nos fins de semanas,CADE OS CICLISTAS nos horarios de pico para deixar mas vazios os pontos.os onibus,cade eu não essa massa de ciclistas.CADE ,CADE..é lamentavel esses nos politicos, aceitarem tanta vergonha com nosso dinheiro para tão poucos..


bicicleta com estep

Por clayton em 24/09/2014

voceis fazem pneu de bicicleta sob medida desenvolvi um novo estilo de aro que servira como estep mas preciso de pneus sob medida esse aro inovador depende dos pneus .pode ser bom para as fabricas de pneus. porque cada aro vai 3 pneus .funciona assim sao 3 pneus finos em 1 aro o pneu que ficar no meio do aro ele é mais alto e os pneus dos lados sao mais baixos e tem o mesmo tamanho. quando estiver pedalando a bicicleta e o pneu mais alto que é oque estara no solo furar ou rasgar os outros 2 pneus vao encostar no solo sem precisar descer da bicicleta nao precisa fazer nada simplesmente continua a pedalar


ciclovias de Teresina

Por braga tepi em 14/03/2011

Tenho orgulho de morar na capital onde está a maior industria de bikes da America Latina....A mau conservação das ciclovias da zona sul da cidade de Teresina onde está localizado a Houston .... certo não é um problema para a industria e sim da prefeitura, mas seria bom a Houston reividicar ou fazer uma campanha ... . A maioria daqueles trabalhadores vão de bike e isso é bom. Uma boa ciclovia vira um cartão de visita a Industria .....A campanha de Arborização deu certo..... porque não uma cidade verde com boas ciclovias...... valeu....


Por Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Curitibanos se organizam pela bicicleta em 28/07/2010

[...] nosso Fórum de Discussões sobre Ciclovias e Ciclofaixas, recebemos um link de um projeto muito interessante lançado em Curitiba que merece ser [...]


CICLOVIAS E CONSCIENTIZAÇÃO DOS MOTORISTAS

Por Jorge Luiz Thompson em 18/09/2010

Tem que haver mais empenho do poder público na divulgaçao da bicicleta como meio de transporte alternativo, existe campanha contra drogas, porque não o incentivo do uso da magrela; também os motoristas de carros de passeio como os de ônibus e caminhões que respeitem o ciclista, ele não é um inimigo nem um ser de outro planeta quando está todo equipado.
Que todas as estações do Metro tenham bicicletário, que sejam em lugares gradeados para que não sejam roubadas.
O uso da bicicleta para ir ao trabalho trará também menos descarga de poluentes que são jogados pelos carros.


ciclovia na Cohab

Por Raysa Rodrigues em 20/05/2011

OI!"
Estudo logística no centro Paula souza..E o meu projeto de TCC é exatamente a Ciclovia no meu bairro Cohab Raposo tavares.|Gostaria q vocês do site entracem em contato comigo para trocarmos idéias e infornações!"
valew pela atenção!"


convese com o prefeito

Por george em 21/05/2011

convese com o prefeito para contruir pista de ciclisma


convese com o prefeito

Por george em 21/05/2011

convese com o prefeito para contruir pista de ciclisma


Ciclofaixas nas faixas de motos aos domingos

Por Alessandro em 02/08/2010

A Prefeitura de SP (ou a CET) poderia converter oficialmente as pistas de motos em ciclovias nas manhãs de domingo. É muito bom pedalar na faixa central da Sumaré, sem (muita) preocupação com a concorrência dos carros e dos ônibus, perto do canteiro arborizado. Como não há muitas motos circulando por ali, as bicicletas ocupam o espaço. Por que não oficializar?


CICLOFAIXAS

Por HUGO ANDRADE JR em 23/06/2011

Estamos em Teresina - Piauí a cidade sede da Houston . Poderíamos ver uma atuação mais contundente da fábrica aqui na cidade. Temos uma população flutuante de UM MILHÃO de pessoas todos os dias nas ruas e avenidas , das quais mais de 15% usam a bike como meio de locomoção e não por esporte mas por necessidade mesmo. Gostaria de ver mais ciclofaixas nesta cidade.Sou ciclista de speed e não existe área livre para a prática deste esporte.Teresina tem hoje menos de 5km de ciclovias , isso é um absurdo.Pergunta: Quantos vão precisar morrer no trãnsito louco desta cidade até as autoridades atentarem para o fato de que precisamos urgentemente de ciclofaixas aqui? Boa sorte ciclistas!!!


Ciclovia Porto Alegre

Por Maximiliano Kruel em 08/07/2011

Alguém poderia me dizer se existe alguma mobilização para construção de ciclovias em Porto Alegre? Fiquei decepcionado com as obras da Copa, nenhuma menção de ciclovias. Porto Alegre possui grandes avenidas, poderiam dar um espaço para os ciclistas e desafogar o trânsito que só aumenta nesta bela capital. Gostaria de fazer parte de algum movimento se caso alguém conheça, por favor.
Abraço a todos.


Ciclovia no lugar de vagas

Por Tomás Consiglio em 30/08/2011

Trata-se de uma idéia simples e barata de ser feita. O que proponho é extinguir todas (sim todas!) as faixas reservadas para vagas para carros e no lugar de todas essas faixa deve-se contruir ciclovias, não importa se a rua é movimentada ou não, mas tem que haver espaço reservado para os ciclistas que tanto sofrem nessa cidade grande, como São Paulo. Se isso fosse realizado, além de fazer um bem e facilitar a vida dos ciclistas, quem quiser ter carro, vai ter que pagar estacionamente, o que faria rodar a economia, diminuir a produção/compra de carro e obrigar as pessoas a procurar mais transportes públicos. e consequentemente quando as pessoas forem procurar o transporte publico perceberam o estado horrivel em que esta, o que obrigaria o investimento do governo em obras como metrô, ônibus com rotas não tão grandes e em bom estado e até trens. OBS: Para avenidas em que não existe vagas, deve-se construir ciclovias de uma ponta a outra, e também ciclovias acompanhando rodovias importantes para treino, lazer e até mesmo em raros casos a locomoção.

Espero que gostem da minha idéia, se despertar muita atenção peço ajuda pra criar primeiramente um movimento no facebook, para divulgar a ideia e futuramente por pressão no governo para que isso se realize.

Obrigado e abraço a todos


Por Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Novidades no Eu Vou de Bike em 22/07/2010

[...] primeira discussão que lançamos é sobre ciclovias e ciclofaixas. Já temos muitas ideias interessantes por lá, mas [...]


bancos com molas

Por cristiane de oliveira marques em 22/10/2010

voçeis poderiam personalizar mais nos bancos das bicicletas femininas,deixando mais macio e largo com molas de preferencia ,opnião de consumidora da bicicleta houston bristol lance obrigada.


Ciclofaixas em Curitiba

Por Roger em 21/10/2011

Bom dia Pessoal

Sempre que posso venho aqui ao blog para dar uma olhada nas dicas e notícias, afinal uso minha bike quase que diariamente.

Sou Curitibano e como em toda capital há uma grande dificuldade para a mobilidade do trânsito, a bike se tornou uma ótima opção para nós que moramos aqui.

E embora a nosso cidade seja a 2ª em malha cicloviária no país é fato que ela não funciona e os ciclistas são obrigados a se arriscar junto aos carros ou o menos perigoso nas canaletas de ônibus que com um pouco de experiência no pedal acabam se tornando o deslocamento mais seguro.

Esta semana fui ao centro e eis que me deparo com uma ótima novidade, pois Curitiba irá iniciar alguns testes com a ciclofaixa, primeiramente no centro da cidade, e posteriormente em um projeto bem encaminhando em um setor importantíssimo para o deslocamento do bairro ao centro.

Deixo aqui dois links:

Ciclo faixa de Lazer
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1179988&tit=curitiba-tera-ciclofaixa-de-lazer

Ciclo faixa permanente
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1026821

Parece que nossos gestores estão abrindo os olhos para as necessidades das grandes cidades, afinal se nossa capital quer voltar a ser considerada a capital ecológica o insentivo ao uso de meios de transportes ambientalmente corretos e a reeducação do trânsito é fato primordial.

Deixo aqui a dica como matéria, afinal têm muito Curitibano aqui também de olho no euvoudebike.

Grande Abraço

Roger Alan da Paixão
Engº de Produção - Curitiba - PR


Ciclofaixa na av. Vinte e Três de Maio

Por Luis em 26/10/2011

Boa tarde pessoal!

Seria algo a se pensar sobre uma ciclofaixa no canteiro que divide as pistas da av. Vinte e Três de Maio em SP??

Acho impossível reduzir uma faixa dos veículos para uma implantação deste nível, mas pedestre mesmo nem anda por ali...

E mais, o que se fazer para ligar esta "ciclofaixa" à Radial Leste?? Aí a minha imaginação ficou curta... rs*


Vila Cruzeiro

Por Thais Barros em 27/11/2011

Olá, me chamo Thaís e moro em Olaria, próximo a Vila Cruzeiro (comunidade localizada entre Penha e Olaria) e utilizo minha bicicleta como meio de transporte. Aqui isso é muito comum e muitas pessoas vão para faculdade e trabalhar, assim como eu, utilizando a bicicleta. Porém muitas pessoas ficam receosas em dividir espaço com motocicletas, carros, ônibus, sem contar os caminhões. Acredito que uma ciclovia diminuiria riscos de acidentes além de incentivar outras pessoas a deixar seus carros na garagem. ciclovias na vila cruzeiro e alemão, é essa minha idéia !


Ciclovia Metropolitana

Por André em 10/01/2012

Precisamos de uma ciclovia metropolitana aqui pro Rio que interligue todas as regiões do Rio e que fique pronta antes da Copa. Precisamos pressionar os políticos de bandeira ecológica e de ideais que visem a saúde, a economia de tempo em congestionamentos e dinheiro de passagens em péssimos transportes públicos e mais independência de ir e vir do Carioca.


ciclovia em Campo Bom - RS

Por evandro em 21/01/2012

Na cidade de Campo Bom - RS, existe uma excelente ciclovia, vale a pena conferir.
Em Campo Bom foi construída a primeira ciclovia da América Latina, servindo de modelo para vários municípios. Atualmente possui 18 mil metros, sendo, além das bicicletas, bastante usada para a prática de jogging (caminhadas).
http://faisalkaram.blogspot.com/2011/09/ciclovia-de-campo-bom-e-destaque-no-rbs.html


Praça do Ciclista na Ciclovia Marginal Pinheiros

Por Val em 19/02/2012

Bom a ciclovia da marginal Pinheiros aos poucos ela está ficando boa.
O seu maior problema ainda é o MAL CHEIRO do RIO.
Pois bem para ela ficar mais agradável entendo que falta uma Praça para os CICLISTA poderem trocar ideias, e se conhecerem.


Água para os ciclistas

Por Luiz Fernando em 26/02/2012

Será que nenhuma empresa poderia fazer uma parceria com a Prefeitura para fornecer água para os ciclistas,pelo menos no verão??
Não acredito que o Sr. Kassab irá se preocupar com isto ,se nem com as paradas de ônibus ele se preocupa...estado total de abandono por toda cidade.
Sr Prefeito, aprenda com Floripa como fazer e manter paradas de ônibus,isso é um direto do cidadão...

Att,
Luiz Fernando Donin


AEROCICLOVIAS - ISTO SIM PEGA BEM

Por José Gonçalves de Souza em 29/02/2012

Mandei este e-mail para meu candidato preferido para prefeito o Dr Ricardo Tripoli. abaixo esta minha ideia para solução de reduzir acidentes com ciclista, eliminar uma serie de problemas tambem, a solução esta ai só querer fazer.


Dr Tripoli

Bom dia

Sou e sempre serei um seu admirador e seguidor fiél, pode contar com meu voto e de meus familiares, Tenho uma excelente ideia que pode ajudar muito em sua campanha, uma idéia ecológica, fácil de fazer, e que vai ser aprovada com certeza pela população de SP, e até copiada por outros estados, pena que não sei me expressar em texto, para expor a idéia e sim em palavras,se algum dia conseguir (5) minutos de seu precioso tempo e tiver oportunidade de expor tudo que penso a respeito tenho certeza que irá gostar, ou então o senhor mande alguem, que entenda de ciclovias me ouvir, e posterior passar para o senhor quem sabe pode se tornar uma das alavancas de sua campanha.

Trata-se de uma ciclovia suspensa, que ja está semi contruida, so falta terminar,
Uma aerociclovia "EM CIMA DO CORREDOR DE ONIBUS" 30 cm acima da altura do onibus. corredor afora, Ex Estrada Mboi mirim extensão corredor de onibus de JD Angela até estação de Trem e por ai vai. completamente separada do transito, entendeu??? pois a ciclovia fica sobre o corredor de onibus.
Ja coloquei está idéia para entendimento de algumas pessoas.

Att: José Gonçalves de Souza
souza_gon@yahoo.com.br

Independente de qualquer coisa conte comigo.


Calçada de um lado só da rua.

Por Aldo em 20/03/2012

Bom, minha idéia é a seguinte:

Ruas mais estreitas, calçadas e ciclovias mais largas. De um lado da via seria construída uma ciclovia com dois sentidos de circulação e do outro lado da via seria construída a calçada para pedestres (também com dois sentidos de circulação, pra evitar os mal educados que teimam em esbarrar em todo mundo), com faixas de travessia de pedestres a cada quarteirão.

Os veículos continuarão existindo e a necessidade deles para algumas pessoas não pode ser substituída por uma bicicleta. Porém, os motoristas que perceberem que existe uma alternativa e uma estrutura para circulação de meios alternativos com certeza optariam pelo meio mais vantajoso.

Sei lá. Não é super ecológico no sentido de tirar carros da rua, mas isso resolveria em curto prazo a falta de estrutura para os ciclistas e fomentaria a cultura do deslocamento com bicicletas, já que o motorista percebe que está ficando para trás no engarrafamento enquanto a bicicleta vai passando livremente.

Digo isso porque moro SOMENTE a 10km do meu trabalho mas NÃO TENHO CORAGEM de colocar minha bike na estrada pra ir trabalhar já que não existe qualquer estrutura pro ciclista. Com certeza se houvesse eu seria um carro a menos na via.

Conheço muitas outras pessoas assim. Assim como também conheço quem arriscou e se acidentou. E alguns gatos pingados que arriscaram e se arriscam diariamente e ainda não aconteceu nada, Graças a Deus!

Sei lá, não pensei na idéia por completo ainda... pode ter inúmeros pontos negativos... mas é uma idéia... espero que ajude!

Grande Abraço!


bicicletada bate-volta de curitiba à antonina

Por bruno ruano em 20/08/2012

Bicicletada pela estrada da graciosa até Antonina saindo pela manhã de sábado 22 de setembro de 2012, indo desfrutando a paisagem, passando a noite em Antonina e voltando no domingo pela manhã.
Ponto de encontro - em frente à Fazenda do cangueri da UFPR 6:00am


Fatec Bike Tour

Por Paloma Watanabe em 15/09/2012

O Centro Paula Souza de São Paulo, Fatec de Osasco, pretende organizar um passeio de bicicleta na cidade de São Paulo, com a finalidade de incentivar a pratica de esportes, de fazer um natal melhor para crianças carentes e divulgar o nome da instituição publica da região de Osasco, pouca conhecida pelos estudantes.
Precisamos da sua ajuda para que seja divulgado o nosso projeto, desta forma conseguiremos apoio para a realização desta atividade, pois estamos sem patrocínio. Gostaria muito de contar com a coloboração.

FATEC BIKE TOUR

A Fatec embarcou no clima de sustentabilidade para incentivar o uso de energia limpa, a bicicleta.

A Fatec localizada na Vila dos Remédios em Osasco, será palco pela primeira vez, da largada e chegada de cerca de 500 ciclistas.

DATA: 21 de Outubro de 2012
HORÁRIO: 07:00 às 10:00
VALOR: R$ 40,00 (Bike + KIT)


* Obs.: Caso o participante tenha a bike o valor cai para R$ 30,00.

LOCAL:Rua Pedro Rissato, 30 - Vila dos Remédios - Osasco - SP.

CONTATO: (11) 985976349


Ciclovias em São Paulo

Por Alexandre em 29/01/2013

Enquanto não existirem ciclovias ou ciclofaixas na cidade de São Paulo, o numero de pessoas que usam a Bike como meio de transporte sempre será pequeno.
O começo poderia ser uma ciclovia na Avenidade Paulista, afinal é o nosso simbolo e o mundo desenvolvido esta investido nisso e nos não, alem disso seria uma iniciativa onde veriamos a demanda pelas ciclovias.


Ciclovia a beira da HELIO SHIMIDT Aeroporto de Guarulhos

Por Claudio em 06/03/2013

Moro em Guarulhos e sou visinho do aeroporto de SP Guarulhos-Cumbica e ali a a rodovia que liga SP ao aeroporto e geralmente frequento aquele local faço caminhadas e sempre observando vejo uma grande quantidade de pessoas ali sempre praticando algum esporte e principalmente CICLISMO em grande numero porem por incrivel que pareça tem uma enorme placa disendo ser proibido ali a pratica de atividades esportivas !! e assim vai ciclistas e atletas de fim de semana andam juntos pra la e pra ca no acostamento ...correndo risco de acidente !!

Assim fica minha sugestão pois a uma enorme lateral de areá verde gramada beirando toda a pista e assim ali poderia ser viabilizada para um ciclovia e isso não esta dificil ali pois é todo gramado fácil de se adequar pois ai não a ali não a area de lazer nem por parte da prefeitura nem estado muito menos do Gov. federal e ao que entendo é area publica e sendo area publica deve ser de utilidade não só para fazer de moldura do aeroporto !!!


Bike eletrica com cadeirinha para criança

Por Renata em 12/06/2013

olá, bom dia

gostaria de saber se já existem bikes eletricas com cadeirinhas de criança, tenho um filho de 02 anos e gostaria de trocar o carro pela bike eletrica e poder levá-lo para a escola e ir para o trabalho de forma mais saudável e menos poluente e congestionante rs, mas não sei se existem ou se é possível adaptar a cadeirinha da bike comum à eletrica. Se tiverem informações sobre o assunto ou materias nesse sentido gostaria de ler.

obrigada


Por acaso existe algum projeto para uma ciclovia na zona sul/SP

Por AlesSandro em 13/07/2013

Boa tarde, gostaria de saber se por acaso existe algum projeto para a criação de uma ciclovia entre o final da Av. Senador Teotônio Vilela e a Av. Atlântica, ambas na zona sul de SP... É que é difícil andar entre essas avenidas em que os automóveis, caminhões e ônibus disputam o mesmo espaço.

Fica ai uma ideia!!!!


VAI DE BIKE

Por IGOR em 04/11/2013

caros amigos da bike recentemente comprei uma revista da Super Interessante que fala exclusivamente da bike e decidir compartilhar alguns teorias dela com vocês espero que gostem.

"A vida é como andar de bicicleta. para manter o q equilíbrio é preciso continuar em movimento."


"A vida é como uma bicicleta de dez velocidades.
A maioria de nós tem marchas que nunca usa."


Comecem pelo Inicio.

Por Luis em 12/03/2014

Fazer ciclofaixas próximos de bairros nobres e centros comerciais ligando parques públicos, apenas beneficia o lazer de fim de semana, de quem usa veículos de luxo durante a semana e a Specialized de final de semana com sol, a onde está a grande maioria? na periferia, comecem incentivar o povão a pedalar, comecemos da porta da pessoa com placas propagandas em postes carros com megafones tocando musica TRABALHADOR VENHAM PEDALAR coisas que "EU" vejo! ciclo faixas até o metro, fiscais com bandeirolas, boca a boca no ponto de buso, entrevistando dando atenção e carinho, um estacionamento coberto para as bikes, até um cartão do Pedal com direito a desconto nas catracas, gente pedalando na novela das 8 da Globo, desconto no ingresso para ver futebol, quem for de bike, lembre-se quem desrespeita ciclista nas avenidas não está dirigindo carro com mais de 10 anos de uso, e quem esta pedalando por ai não usa uma caloi 10 ou barra forte com pedal rangendo.
Ciclofaixa nos centros é igual usar um botão chamado "iniciar" para se chegar a opção desligar.


Projeto Pedal no CEU

Por Eduardo Pereira de Oliveira em 30/04/2014

Projeto: “Pedal no CEU”

Consiste em dar voltas no espaço do Centro Educacional Unificado – CEU Parque Anhanguera, com grupos de pessoas que caminham pelo CEU todas as manhas e tardes. Temos 40 bicicletas de bambu e algumas necessitam de reformas. Estamos propondo parcerias no sentido de garantir a manutenção das bicicletas, realização de atividades, eventos esportivos, etc.
Aguardamos vosso retorno para que possamos marcar uma conversa e detalhar nossos propósitos. Desde já nosso agradecimento.
Gestor: Eduardo Pereira de Oliveira. F. 39115274
Coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer: Silvia Soraia F 39117923.


Ciclovia

Por Markus D'Andrade em 14/11/2010

Rio 17/10/2010

Prefeito dá a largada para construção 23 km de ciclovias no Rio
De bicicleta ao lado de operários e assessores, o prefeito Eduardo Paes inaugurou neste domingo (17), em Paciência, na Zona Oeste do Rio, as obras para a construção de 23 quilômetros de ciclovias que vão interligar bairros e localidades da região. As ciclovias, de acordo com a prefeitura, vão beneficiar 1,7 milhão de pessoas na região.

Markus D'Andrade


Venda casada de bicicleta e capacete

Por Claudio em 11/06/2014

Tal com o automóvel que é vendido com cinto e airbag, a bicicleta deveria ser obrigatoriamente vendida com um capacete junto. Isto seria importante principalmente para as bicis mais baratas vendidas à população mais carente. Isto criaria a cultura do uso deste ítem de segurança e certamente muitas vidas seriam salvas. Sem falar daq criação de mais uma fonte de trablho que seria a fabricação nacional dos mesmos.


ciclovia rio pinheiros

Por adelmo santos em 21/01/2011

A ciclovia do rio pinheiros e otima mas esta demorando muito tempo a sua ampliação ate osasco e a mesma tem muito pouco aceso deveriam colocar uma entrada na estação granja julieta pois a mais perto da onde eu moro seria a estação jurubatuba as pessoa que trabalhão em pinheiros com serteza largariam os carros em casa e iriam aderir as bikes e o horario de funcionamento da mesma deveria ser de 24hs.


Nova Zona Azul

Por Olimpio Alvis em 10/03/2011

Penso que pra de fato haver rodizio no estacionamento central, deve-se implantar a "Zona Azul", COBRANDO-SE DO CONDUTOR DO VEÍCULO, TAXA POR UMA, ATÉ DUAS HORAS. APÓS ISSO, "MULTA NELE". ASSIM, DEFINITIVAMENTE PATRÕES, EMPREGADOS E CONSUMIDORES NÃO MAIS DEIXARÃO SEUS VEÍCULOS ESTACIONADOS O DIA INTEIRO, FATO QUE COM CERTEZA IRÁ PROVOCAR A UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTES ALTERNATIVOS.
Grato!
Olimpio Alvis - Vereador em Rondonópolis MT


Videoblog de bike, roles, ida ao trabalho

Por Alexandre gonçalves em 26/09/2014

Gostaria de posta videoblog com minha ida para o trabalho
seria possível??? minha ia ao trabalho é muito linda e gostaria de mostrar


Educação no transito

Por Marilise em 30/10/2014

Olá, sou condutora de automóveis mas também sou ciclista e acho interessante todos os ciclistas aprender um pouco mais sobre placas, semáforos e etc. Pois praticamente todos os dias vejo ciclistas que não respeitam o semáforo no vermelho e nem sentido contra mão em uma via. Como no caso do ciclista que sofreu acidente em uma travessa da Av. Paulista pelo simples fato de ter entrado em uma rua que não era para o sentido que ele queria trafegar, ou seja, acho que todos deveriam fazer um pequeno curso como o CFC-a, que na teoria você aprende sobre as sinalizações e tudo o que qualquer pessoa deveria saber sobre transitar em São Paulo. Pois mesmo sabendo ou não que as regras estão ai para ser cumpridas, muitas pessoas não dão a mínima, colocando em risco sua vida e as demais.


Oficinas de Aprendiz de Ciclista

Por JESSE TEIXEIRA FELIX em 19/06/2015

PROJETO :
OFICINA DE APRENDIZ DE CICLISTA

OBJETIVOS GERAIS

Estas,Oficinas de Aprendiz de Ciclista têm como objetivo principal fazer com que os alunos sejam capazes de conduzir com conforto e segurança uma bicicleta nas principais ciclovias e zona de lazer.

Durante as aulas, para além das questões relacionadas com a coordenação motora e com o ato de conduzir a bicicleta, serão abordados conceitos básicos de circulação, de segurança e do próprio funcionamento da bicicleta.

Aproveito para chamar a atenção que as Oficinas de Aprendiz de Ciclista têm como objetivo final habilitar o aluno a conduzir a sua bicicleta na estrada,Ciclovias e Ciclo-faixas , com segurança e firmeza, para que o aluno tenha conhecimentos e equilíbrio específico, alguma experiência acumulada e um nível mínimo de perícia. Mas serão sem dúvida um importante primeiro passo nesse sentido.

O objetivo primário neste caso será o de obter um nível básico de proficiência que permita ao aluno usufruir plenamente do prazer de andar de bicicleta em segurança em zonas de lazer sem circulação de tráfego rodoviário.

A partir de agora um passeio de bicicleta ou uma tarde de ciclismo em família são objectivos ao seu alcançe. Aprender a andar de bicicleta é algo possível para qualquer pessoa independentemente da idade.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Estas Oficinas de Aprendiz de Ciclista são um processo bastante personalizado. Cada caso é um caso e cada pessoa pode precisar de um apoio e de estratégias diferenciadas.
Procuro que haja um compromisso claro mas flexível entre formador e aluno para que todo o processo de aprendizagem decorra da forma mais simples e cómoda possível.

As aulas são coletivas se precisar será individual e decorrem em lugares e horários determinado de 15 em 15 dias em pontos estratégicos da Cidade .

Cada Oficinas de Aprendiz de Ciclista tem o custo unitário de um Kilo de Feijão preto e as aulas duram aproximadamente 1 hora de duração, podendo prolongar-se um pouco mais consoante os objetivos a atingir e a progressão feita nessa aula.

E necessário ter bicicleta própria para as aulas na Oficinas de Aprendiz de Ciclista, que seja muito versátil e confortável que garante todas as condições para uma aprendizagem sobre rodas.

As Oficinas de Aprendiz de Ciclista terão no Maximo 10 alunos , por período para que o aluno atinja os objetivos básicos propostos poderá variar ligeiramente de caso para caso, estimando-se que sejam necessárias aproximadamente 2 aulas.
TAMBÉM PARA CRIANÇAS

As nossas Oficinas de Aprendiz de Ciclista estão também abertas a crianças e jovens que queiram aprender a andar de bicicleta.

Porque nem todos somos iguais e temos diferentes apetências e ritmos de aprendizagem, por vezes há crianças têm ter mais dificuldade em aprender a andar de bicicleta de uma forma espontânea e que podem até criar uma certa rejeição pela ideia. Nestes casos nada melhor que uma ajuda especializada e um apoio técnico e pedagógico adequado.

Já ensinei várias crianças e adolescentes a andar de bicicleta e os resultados foram surpreendentes. Várias destas crianças já tinham tentado aprender com familiares por diversas vezes mas revelavam muita dificuldade em manter o equilíbrio, ter uma postura adequada e dominar a coordenação necessária. Isso resulta muitas vezes em situações de stress e frustração tanto para a criança como para os pais.
Nas Oficinas de Aprendiz de Ciclista , temos experiência , com um método progressivo, consistente e adequado, estes casos são muitas vezes relativamente simples de resolver e que com poucas aulas estas crianças conseguem efectivamente aprender a andar de bicicleta de uma forma autónoma.
No final é como se algo extraordinário acontecesse e elas ficam absolutamente felizes e entusiasmadas com essa nova companheira: a bicicleta.

Por isso, se o seu filho ou filha estiverem a ter dificuldades em aprender a andar de bicicleta, não hesite em comparecer. Não há melhor prenda que lhe possa oferecer.

Com toda a família em cima da bicicleta, vai ser um maior barato
Oficinas de Aprendiz de Ciclista

Contactos
Tele-celular (13) 991350360
email jessetfelix@ig.com.br
www.facebook.jessedasbicicletas


Sinalização Estadual

Por Carlos Rix em 30/11/2015

No litoral paulista o número de ciclistas é enorme. As condições geográficas ajudam muito. Ao longo da Rodovia Rio-Santos temos várias cidades e lugarejos, o fluxo de pedestres e bicicletas é muito intenso. Infelizmente não se vê sinalização a esse respeito. O governo estadual deveria colocar placas para chamar a atenção dos motoristas para este fato. A velocidade max. permitida é 80 km, mas o povo anda muito mais rápido do que isso. Com frequência vc vê motos e carros ultrapassarem pelo acostamento. O que podemos fazer???


Câmbio automatizado

Por Renato de Lacerda em 02/03/2016

Olá Boa tarde,

Primeiramente sou novo no EU VOU DE BIKE e gostaria da ajuda de vocês para receber algumas opiniões.

Estou fazendo um trabalho da minha universidade do curso de Automação Industrial a respeito de um sistema de monitoramento e câmbio automatizado para bicicleta. E para programação e definição de alguns parâmetros, levo em conta a velocidade do ciclista, a força aplicada no pedal, a cadência, a potência e a relação das marchas para o melhor aproveitamento da pedalada do ciclista.

Para definir esses parâmetros, gostaria da ajuda de vocês, para receber um feedback de quem realmente entende e pratica esse esporte que vem crescendo muito.

Por gentileza, se puderem preencher uma pequena planilha para eu coletar alguns dados seria realmente ótimo e me ajudaria a adaptar a ideia a partir de dados reais e principalmente sugestões, dicas, conselhos e opiniões da ideia.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1qITJXUWjQderi1VMeHfNyWpPaZPr3P3Faq5jh0dBHms/edit?usp=sharing


Mais uma vez agradeço o espaço e a atenção de todos.

Muito obrigado,

Renato.


subir visualização no wheeling bike

Por Arthur Murilo em 14/05/2016

queria que os blogs de bike dessem importância ao wheeling bike pode fazer um poste sobre o wheeling e de como exmplos com canais de wheeling tipo: portal wheeling, ilimitados do grau, Grupo do grau BR, OK Valeu abraço!


Pintura noturna

Por José Maria Mustafa de Moraes em 01/05/2017

Boa tarde
As ideias são as seguintes: pintura pra quem gosta de pedalar a noite, pinturas com tintas fluorescente para que um automóvel projetasse o farol a bike brilharia no escuro, enviei um e-mail para caloi em 2015, eles só fizeram agradecer, eu particularmente achei uma boa ideia, e inclusive sugeri ate as cores branco, verde, vermelho , prata, e a outra ainda não publicada seria uma bike só com 5 marchas no máximo. principalmente nas bikes de passeio, as de corrida eu não mexo.


Interagir mais esse site

Por José Maria Mustafa de Moraes em 01/05/2017

Boa tarde,
Não a como interagir melhor esse site? tive olhado as ideais e pouquíssimos comentários, o site é muito importante. aqui em Manaus tem o pedala Manaus.O negocio está muito parado.


Tamanho e dicas de bike de acordo com o tamanho e necessidades das pessoas

Por Nanda em 22/05/2017

Informações sobre tamanho,suspensão, marchas, segurança etc. para orientar as pessoas a escolher a que mais se enquadra a suas necessidades.


Grades de Proteção

Por Joao Paulo em 22/05/2017

Aqui em Recife PE é uma loucura principalmente nas horas de picos muitos acidentes envolvendo ciclistas por motoristas mal educados que não respeitam a Ciclovias, Seria Legal se tivesse grades de Proteção nas ciclovias com pilares de ferro para maior proteção. Ótimo Tópico de Discussão



Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: