Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 26 de julho por Eu Vou de Bike

Tags:, , ,

Contador é tri no Tour de France

Hoje aconteceu a grande final da festa mundial do ciclismo, com o espanhol Alberto Contador confirmando sua terceira vitória na prova! E a chegada nos Champs-Élysées sempre é muito festiva e luxuosa, com direito a brinde de champanhe! O “Eu Vou de Bike” fez uma extensa cobertura com comentários sobre todas as etapas do Tour.

Mas mesmo com este clima de festa, a etapa foi bem competitiva, chegando a velocidades estonteantes de até 70 km/h. Já imaginou?

A etapa deste domingo confirmou a camisa amarela para o espanhol Alberto Contador (Astana), que estava muito feliz e emocionado com sua terceira vitória no Tour de France (2006, 2009, 2010).

Outro grande destaque foi o britânico Mark Cavendish (Columbia) que conquistou seu 15º triunfo em uma etapa da competição, o segundo consecutivo na Champs-Élysées! Cavendish venceu com facilidade o sprint final, atacando de maneira fatal e impressionante, confirmando que na atualidade não há ninguém que o acompanhe no “sprint”, sua especialidade.

Alberto Contador tornou-se campeão com a quarta menor diferença da história – 39 segundos à frente de Andy Schleck (Saxo Bank). O russo Denis Menchov (Rabobank) conquistou o terceiro lugar.

A diferença entre Contador e Schleck aumentou um pouco no final, mas os dois ciclistas se mostraram com um nível técnico muito próximo! O ano que vem promete, e se Contador não ficar esperto vai ser “atropelado pelo Schleck, que ainda é novo – 25 anos – e tem um futuro promissor.

Muitos jornalistas destacaram a simpatia de Schleck, que fala mais de 5 idiomas e muitas vezes dava entrevistas no idioma do repórter! Inclusive, pelas imagens mostradas pela televisão, foi possível perceber claramente a maturidade do ciclista em aceitar uma reconciliação com Contador, quando este o ultrapassou devido a um problema mecânico. Muitos teriam se desestruturado e talvez até procurassem um caminho mais polêmico. Porém, Andy manteve a classe e terminou o Tour em um segundo lugar com sabor de primeiro, inclusive comemorando a vitória do oponente!

O italiano Alessandro Petacchi manteve a camisa verde. Aos 36 anos, foi a primeira vez que ele venceu na classificação por pontos do Tour, seguido de Mark Cavendish e Thor Hushovd, numa briga emocionante que se desenrolou até as últimas etapas! Aliás, se fosse possível, Petacchi e Husohvd ainda estariam pedalando, disputando os pontos do Tour.

O início da 20ª e última etapa teve sua largada adiada por alguns minutos. A equipe RadioShack, de Lance Armstrong, queria usar um novo uniforme para homenagear a fundação LiveStrong, de Lance, mas foi ameaçada de desclassificação e teve que adotar o uniforme oficial da equipe. E pensar que nos últimos anos quase toda a renda de Lance Armstrong tem sido dedicada a sua fundação, que vem realizando progressos muito grandes na área de pesquisa sobre o câncer.

Falando no Lance, este Tour marcou sua aposentadoria. Ele diz que em termos de esporte agora irá se dedicar ao Triatlo, que era seu esporte original. Vamos ver o que vem por aí!

Assista abaixo a um resumo de todas as etapas que deram a vitória a Contador (em inglês):

A classificação da etapa ficou assim:
1 Mark Cavendish (GBr) Team HTC – Columbia 2:42:21
2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
3 Julian Dean (NZl) Garmin – Transitions
4 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto
5 Oscar Freire Gomez (Spa) Rabobank
6 Gerald Ciolek (Ger) Team Milram
7 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team
8 Matti Breschel (Den) Team Saxo Bank
9 Robbie McEwen (Aus) Team Katusha
10 Daniel Oss (Ita) Liquigas-Doimo

A classificação geral ficou assim:
1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 91:58:48
2 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:39
3 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:01
4 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:03:40
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:06:54
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:09:31
7 Ryder Hesjedal (Can) Garmin – Transitions 0:10:15
8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:11:37
9 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo 0:11:54
10 Christopher Horner (USA) Team Radioshack 0:12:02

Com isto, a posição definitiva das camisas ficou assim (saiba o que cada camisa significa):

- camisa amarela: Alberto Contador (vencedor do Tour)

- camisa verde: Alessandro Petacchi (vencedor por pontos)

- camisa branca: Andy Schleck (melhor performance entre os ciclistas jovens)

- camisa branca com bolas vermelhas: Anthony Charteau (melhor escalador das montanhas)

Ano que vem tem mais e certamente nos encontraremos por aqui! Obrigado pela audiência e qualquer dúvida sobre o Tour nos escreva nos comentários que teremos o maior prazer em responder!


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: