Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 28 de julho por Eu Vou de Bike

Tags:, , ,

Curitibanos se organizam pela bicicleta

No nosso Fórum de Discussões sobre Ciclovias e Ciclofaixas, recebemos um link de um projeto muito interessante lançado em Curitiba que merece ser divulgado.

De acordo com a Constituição do Brasil, “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente.” Para que o poder seja exercido diretamentee, com a sugestão de leis e projetos da própria população, é necessário o apoio de cinco por cento do eleitorado.

O site Voto Livre.org, de Curitiba, quer exercer esse poder direto reunindo 5% do eleitorado da cidade para propor uma nova lei municipal, a Lei da Bicicleta, que institui a bike como modal de transporte regular.

O projeto de lei, que já conta com a adesão de mais de 300 pessoas, prevê que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias, interconectando o centro da cidade aos bairros. Eles reclamam que em Curitiba as ciclovias ligam apenas os parques, o que dificulta o uso da bicicleta como meio de transporte diário.

Outros pontos importantes da lei são:
- Construção de bicicletários em pontos estratégicos (escolas, comércio, praças, terminais de ônibus, etc)
- Educação da população em relação à bicicleta
- Criação de roteiros turísticos com uso da bicicleta
- Veja o projeto de lei na íntegra

Para que a lei seja encaminhada para votação, 5% dos eleitores curitibanos precisam demonstrar seu apoio. Isso significa que cerca de 65 mil pessoas devem ir ao site dar seu “voto”, com CPF, RG e título de eleitor. É um número alto, mas não impossível! É a democracia exercida de forma livre e direta.


Comentário

  • [...] This post was mentioned on Twitter by PATRICIA MONTEIRO, amello, Andreas., Bruno L. Mocelin, euvoudebike.com and others. euvoudebike.com said: Curitiba se organiza para propor projeto de lei que incentiva bicicletas. Ótimo exemplo de iniciativa popular: http://bit.ly/bTNtA6 [...]

    Tweets that mention Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Curitibanos se organizam pela bicicleta — Topsy.com topsy.com/www.euvoudebike.com/2010/07/curitibanos-se-organizam-pela-bicicleta/?utm_source=pingback&utm_campaign=L2
  • Isso seria possivel em SP?

    alexandre gregorio
  • CICLOVIAS NA TIJUCA E ADJACÊNCIAS

    É muito urgente a implantação de ciclovias na Tijuca e adjacências. São bairros muito populosos e a ciclovia é uma ótima opção de transporte urbano em todo o mundo.

    Sugestões de trechos 

    1) Da Pracinha do Alto da Boa Vista descendo pela Rua Conde de Bonfin até a Praça Saens Peña.

    2)Da Pracinha do Alto da Boa Vista descendo pela Rua São Miguel até a Praça Xavier de Brito (encontrando a ciclovia que vem do Maracanã até aquela pracinha).

    3)Da Pracinha do Alto da Boa Vista até a Barra da Tijuca, fazendo o trajeto do ônibus Rodoviária / Barra da Tijuca (antigo 233).

    4)Da Estação do Metrô do Estácio até a Praça Saens Peña, pela Rua João Paulo I, Santa Amélia, Dr. Satamini e Heitor Beltrão. É mesma rua, que vai mudando de nome do Estácio até a Praça Saens Peña.
    O Metrô do Estácio precisa instalar com urgência um bicicletário. Espaço ali é o que não falta.

    5) Em volta da Praça Afonso Pena, saindo pela Campos Salles, entrando na Rua Gonçalves Crespo (lateral do Clube América) até a Praça da Bandeira.

    6)Da Praça da Bandeira pela Rua Mariz e Barros e Almirante Cochrane, até chegar à Praça Saens Peña.

    7)Melhorar a ciclovia que já existe no Maracanã; melhorar o entorno, fazendo alguns quiosques como os da orla em volta do Maracanã. Seria uma excelente opção de lazer para quem mora nas cercanias.

    8) Saindo da Rua Campos Salles, entrando na Rua Ibituruna, entrando na Rua General Canabarro, no final da Rua Professor Gabizo até encontrar a Ciclovia do Maracanã.

    9)Saindo do Maracanã, pela Av. Maracanã e indo até a Praça Xavier de Brito, sempre pela Av. Maracanã.

    10)Saindo do Maracanã, indo pela lateral da UERJ, e prosseguindo pelo Boulevard 28 de Setembro e/ou Rua Teodoro da Silva até a Praça Barão de Drummond.

    11)No Parque Estadual do Grajaú, descendo pela Rua Eng. Richard, descendo a Rua Barão de Bom Retiro, Barão de Mesquita, Rua Maxwell, até chegar ao Maracanã.

    12)Na Quinta da Boa Vista e também nas calçadas laterais da Quinta até o Maracanã, com uma passagem para a Rua Ibituruna (da ciclovia saindo da Campos Salles para o Maraca-nã).

    13)Em volta do Campo de São Cristóvão, indo até a ciclovia da lateral da Quinta da Boa Vista.

    14) Dentro e em volta do novo Parque Recanto do Trovador (antigo Jardim Zoológico, em Vila Izabel), descendo pela Rua Visconde de Santa Izabel até a Praça Barão de Drummond.

    15) Saindo do Parque Recanto do Trovador, subindo a Estrada Grajaú-Jacarepaguá e terminando na Freguesia.

    16)No entorno do Engenhão.

    Gloria de Castro

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: