Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 8 de setembro por Eu Vou de Bike

Tags:, ,

Bicicletas para o bem da comunidade

Quando fica bem velha e sem possibilidade de ser recuperada, o destino fatal de uma bicicleta é ficar encostada na bicicletaria de um prédio ou, em último caso, o lixão. Na Guatemala, uma ONG transforma as velhas bikes em instrumentos de trabalho para a população agrícola.

A Maya Pedal é uma ONG que funciona na Guatemala com voluntários internacionais e especialistas locais para transformar bicicletas velhas em máquinas de lavar, moinhos, engenhos e outros instrumentos. Todos, é claro, acionados pelo pedal humano.

As “Bicimaquinas” são máquinas movidos a pedal que ajudam na realização de uma variedade de trabalhos em casa, na fazenda, ou nas pequenas empresas. Cada “Bicimáquina” é feita à mão nas oficinas da Maya Pedal utilizando uma combinação de bicicletas antigas, concreto, madeira e metal.

Em seu site, a ONG disponibiliza as instruções para transformar as bicicletas em máquinas de torcer roupa, moedor de milho e até bomba d’água! Uma das possibilidades é o liquidificador da foto abaixo, que tem suas pás movidas pelo pedal. Um ótimo exemplo que poderia ser adotado nas regiões mais pobres do Brasil, não?

- Veja mais exemplos de “bicimáquinas” no site da Maya Pedal

Veja no vídeo um pouco mais sobre o trabalho da Maya Pedal:

- Via Boing Boing


Comentário

  • Ótimo exemplo para mostrar que não é necessário muito dinheiro para que boas idéias se transformem em algo útil para as pessoas, basta apenas iniciativa e boa vontade.

    Rogério Loro
  • E esse liquidificador tem mais velocidades que o meu tradicional.

    Silvio Sá
  • Sabe se no brasil existe alguem que faça algum trabalho parecido?

    guilherme vilar tvprocuresaber.blogspot.com

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: