Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 20 de setembro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , ,

Se prepare para o Dia Mundial Sem Carro

Esta semana teremos o Dia Mundial Sem Carro, no dia 22 de setembro, um dos maiores eventos internacionais sobre mobilidade urbana. Para mais informações sobre a história do evento leia este post

Nosso objetivo por aqui é dar algumas dicas para o grande dia, para que você possa curti-lo ao máximo! Inicialmente, vamos falar sobre a preparação de nossas queridas bicicletas. Faça uma inspeção geral em sua bicicleta, verificando:

- se as blocagens das rodas, os parafusos da mesa e guidão estão apertados;
- se os freios estão funcionando;
- o alinhamento das rodas (dando atenção as paredes dos aros);
- o estado e a calibragem dos pneus e da corrente; (para mais informações sobre calibragem dos pneus e lubrificação da corrente, veja este post)
- se todas as partes móveis (rodas, pedivelas e guidão) giram livre,ente e com maciez.

Lembre-se de preparar-se para eventuais emergências mecânicas. Para saber o que levar e como proceder se ocorrer algum contratempo em seu pedal, como um pneu furado, veja nosso tutorial sobre como trocar o pneu furado da bicicleta ou como remendar a câmara do pneu.

Pronto! A bicicleta já está preparada e seu kit de manutenção para emergências mecânicas já está separado e acoplado na bike (ou na mochila).

Agora é a vez do ciclista. Para poder se preparar devidamente para o seu pedal, é necessário conhecer o seu percurso e as condições climáticas que você enfrentará. Se o percurso for curto (menos de 10 km) e as condições do clima estiverem favoráveis (temperaturas acima de 20 graus, sem previsão de chuvas), não existe necessidade de grandes preparações prévias, somente os equipamentos de segurança básicos, e alguma hidratação com água, a cada 20 minutos de pedal. Veja mais sobre equipamentos e dicas para pedalar com segurança na cidade.

Se no dia do seu pedal as temperaturas estiverem baixas, é preciso se preparar a contento, para que seu passeio não se torne desagradável, bem como para não ser acometido por alguma doença posterior. Veja aqui como se vestir e se prevenir no frio.

Se o seu pedal for acontecer em locais com trânsito considerável de carros, é necessário algum conhecimento sobre sinais e comportamentos do ciclista no trânsito. Veja mais dicas e informações neste post, com dicas de sinalização e de comportamento para o ciclista urbano.

Ainda se o seu passeio acontecer durante a noite, também são necessárias várias preparações tanto do ciclista, quanto da bicicleta. Já abordamos isto por aqui anteriormente, e você pode conferir aqui algumas dicas para deixar seu pedal noturno mais seguro.

Iluminação de bicicleta
Nosso capacete com headlamp e detalhe da iluminação na bicicleta

Bicicleta pronta, ciclista equipado. E agora? Faça um breve alongamento e verifique se sua bicicleta está bem ajustada ao seu corpo.

A bicicleta deverá estar bem ajustada quando permitir:

- Facilidade de respiração;
- União de força e flexibilidade no pedalar;
- Evitar qualquer dor muscular ou articular no pescoço e nas regiões dorsal e lombar
- Uniformidade na distribuição do peso do ciclista sobre a bicicleta: cerca de 45% sobre a roda dianteira e 55% sobre a roda traseira
- Estabilidade

Feitos estes ajustes, que de maneira bem resumida podem envolver a regulagem da altura do selim (em geral, um pouco acima da cintura do ciclista) e do conjunto guidão + mesa (que deve estar um pouco mais abaixo do selim), estamos prontos para finalmente pedalar!

Tendo em mente todas as técnicas que já abordamos acima de comportamento e sinalização no trânsito, seria bom também revisar as técnicas de freada e passagem de marchas, para maior firmeza e segurança em nosso pedal.

De posse de todas estas atitudes e informações, agora é só aprender a “conhecer e ouvir seu corpo” para respeitar seus limites e ter o seu pedal o mais agradável, proveitoso e prazeiroso possível!

Ah, e no Dia Mundial Sem Carro ocorrerão vários passeios pelo mundo e em especial pelas cidades brasileiras. Nós do “Eu Vou de Bike” participaremos de vários eventos em parceria com o projeto Social Bike, do Yahoo!.

Nesse dia, os dois presidentes do Yahoo! (mundial e Brasil) irão ao trabalho em uma bike Houston. Além disso, 50 twitteiros e blogueiros que falam sobre bicicleta e mobilidade urbana irão participar de um café da manhã para o lançamento do aplicativo Social Bike para iPhone. Três repórteres, dentre eles Renata Fazoni, pedalarão nesse dia com a bike Houston, encerrando o dia com um passeio noturno puxado por um ciclista pedalando uma bike Houston.

Sabemos que na própria cidade de São Paulo também acontecerão várias manifestações durante o dia e passeios tanto diurnos quanto noturnos. Mas sabemos também que nossos leitores estão espalhados pelos quatro cantos do país!

Aqueles que quiserem podem usar nosso espaço de comentários para organizarem passeios ao longo do País, e depois postarem por aqui fotos e impressões e mostrar a população em geral “a maior expressão do uso das bicicletas como alternativas viáveis para meio de transporte”!

Que tal? Vamos unir nossos esforços?

Dia Mundial Sem Carro: faça a sua parte!


Comentário

  • [...] This post was mentioned on Twitter by Simonia Fukue, Marcelo Barros, Roberto Eiras, Marcos Paulo de Lima, PATRICIA MONTEIRO and others. PATRICIA MONTEIRO said: RT @euvoudebike: Quarta-feira é o Dia Mundial Sem Carro. Saiba como se preparar e deixar sua bicicleta pronta para a data: http://bit.ly/9RMozj [...]

    Tweets that mention Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Se prepare para o Dia Mundial Sem Carro — Topsy.com topsy.com/www.euvoudebike.com/2010/09/se-prepare-para-o-dia-mundial-sem-carro/?utm_source=pingback&utm_campaign=L2
  • [...] começo da semana, nós publicamos uma série de dicas para você dar uma manutenção na sua bicicleta e curtir a cidade sem usar o carro. Aproveite então o Dia Mundial Sem Carro para sentir o vento no [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Hoje é o Dia Mundial Sem Carro! euvoudebike.com/2010/09/hoje-e-o-dia-mundial-sem-carro
  • Acho que o dia sem carro, deveria se estender para um dia da semana, de todas as semannas de cada mês.

    Jaime R Costa Filho
  • [...] domingo, 16 de setembro, mais uma Semana da Mobilidade. O ápice dessa semana acontece sempre no Dia Mundial Sem Carro (DMSC), que anualmente é celebrado no dia 22 de [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » De bicicleta no Dia Mundial Sem Carro euvoudebike.com/2012/09/de-bicicleta-no-dia-mundial-sem-carro

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: