Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 11 de janeiro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , ,

Londres comemora sucesso de aluguel de bicicletas

Seis meses após o lançamento do sistema de aluguel de bicicletas em Londres, o prefeito da cidade, Boris Johnson, comemora os resultados do programa. Segundo as primeiras estatísticas, mais de 20 mil viagens de bicicleta são feitas usando o sistema de aluguel, com cidadãos deixando de usar o sistema de ônibus e metrô e usando a bicicleta como principal meio de transporte.

Mais de 100 mil pessoas fizeram a inscrição para ter direito ao aluguel de bicicletas (£3 por viagem) e mais de 80 mil dessas pessoas vivem em Londres. O programa é um sucesso porque, além de tirar carros das ruas, ainda diminui o número de pessoas no sistema de transportes da cidade, deixando a viagem de quem não pedala mais confortável (e diminui os custos de operação para o governo).

Dos 20 mil inscritos que não vivem em Londres, a pesquisa conclui que os trabalhadores que vão diariamente para a cidade estão usando a bicicleta para cumprir o trajeto final de sua rota diária. Eles chegam a Londres de trem ou ônibus e usam a bicicleta para circular no centro da capital britânica.

Uma pesquisa foi feita para identificar o perfil dos usuários do sistema de aluguel de bicicletas. De acordo com o órgão responsável pela coleta de dados, o usuário comum do programa é homem, branco, entre 25 e 44 anos. Seis em cada dez ganham mais de US$ 78 mil por ano e aproximadamente 88% dos usuários são britânicos ou irlandeses brancos.

É ótimo que exemplos como esse sejam cada vez mais divulgados. Eles mostram que a bicicleta como meio de transporte é viável e pode ser usada por qualquer tipo de pessoa, da mais rica à mais pobre. Além disso, mostra que os benefícios vão muito além da redução do trânsito e da poluição. Com menos gente no sistema de transporte público, o governo pode remanejar linhas, diminuir tarifas e atender melhor a população.


Comentário

  • Acabo de voltar de Londres e apesar das estatisticas do governo, nao vi muitas pessoas usando esta bicicleta da Barclays… Eu – como turista – tive que suar para achar algum lugar que alugasse bicicletas na cidade… A grande maioria dos usuarios de bicicletas em Londres pelo que eu pude notar – nao so pelas suas bicicletas bem como pelos seus sofisticados aparatos – sao pessoas de alto poder aquisitivo… locomover-se de bicicleta me pareceu uma coisa ‘super cool’ por la entao acho que vai demorar um pouco ate que esse meio de transporte realmente emplaque… Fora os motoristas (principalmente os dos carros de passeio) que as vezes parecem nao enxergar os ciclistas…

    Isabela Ledo belaledo@yahoo.com.br
  • [...] um sistema massificado de compartilhamento de bicicletas, semelhante aos existentes no Rio, em Londres e em Paris. As informações iniciais davam conta de que o banco Itaú iria gerenciar esse sistema, [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Perguntas sobre aluguel de bicicletas em SP euvoudebike.com/2012/03/algumas-perguntas-sobre-compartilhamento-de-bicicletas-em-sp
  • Eu também acabo de voltar de Londres e utilizei muito o aluguel de bicicletas, que é um sistema simples, barato e logisticamente viável por lá. Em cada estação de metrô tem uma central de locação, além de outros pontos espalhados pela cidade. Uma pena o Brasil ainda não ter adotado o sistema.

    Lorena Nogaroli

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: