Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 21 de março por Eu Vou de Bike

Tags:, , , ,

Bicicleta como transporte em São Paulo

Você sabia que 70% dos ciclistas de São Paulo usam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho e apenas 4% dos ciclistas usam a bicicleta para o lazer? Esta é a conclusão de um relatório elaborado pelo Metrô da cidade e divulgado em uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo do último domingo.

Veja abaixo um dos relatos mais interessantes da reportagem:

“Se houvesse mais incentivo acho que as pessoas começariam a perceber que a bicicleta pode virar um meio de transporte”, diz o técnico gráfico Baltazar Barbosa Carneiro. Todo dia, ele pega emprestada uma bicicleta no bicicletário do Metrô na Estação Itaquera e pedala por 40 minutos até o trabalho, perto de outra estação, na Vila Carrão. “Nesses últimos dias parei de vir assim porque o bicicletário fechou. A diferença é enorme. Agora, demoro 2h30.” O Metrô diz que o bicicletário vai reabrir, no interior do terminal.

Como nós já sabemos (e cansamos de falar por aqui) a bicicleta é um ótimo meio de transporte. Não polui o ar, melhora o humor, não pega trânsito e ainda economiza combustível. Segundo a reportagem do Estadão, pelo menos 214 mil moradores da cidade já sabem disso e usam a bicicleta meio para chegar ao trabalho todos os dias.

Nós acreditamos que este número poderia ser ainda se o uso da bicicleta fosse mais incentivado pelo governo municipal e também pelas empresas, que também devem dar uma boa estrutura para que seus funcionários possam estacionar a bicicleta e até tomar um banho antes do serviço.

A pesquisa O Uso de Bicicletas na Região Metropolitana de SP, de agosto do ano passado, aponta ainda que a capital tem quatro polos de bikes. Ao analisar os distritos com mais de 2 mil viagens por dia, observa-se que 70% delas estão reunidas em Grajaú (e Socorro), Vila Maria (Vila Medeiros, Tremembé e Jaçanã), Jardim Helena (Itaim Paulista, São Rafael, Itaquera e São Miguel Paulista) e Ipiranga (Cursino e Sacomã).

Leia mais no site do Estadão


Deixe seu comentário

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: