Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 1 de abril por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , ,

A cidade das bicicletas na Nicarágua

O que acontece quando uma cidade pobre em um país em dificuldades está saturada com dezenas de milhares de bicicletas? O documentário The Bicycle City (“A Cidade da Bicicleta”) é a história de luta, determinação, idealismo, e esperança que provocou a transformação de toda uma sociedade.

Decadente após décadas de ditadura militar, guerra civil e uma catástrofe ambiental, a Nicarágua é o segundo país mais pobre da América Latina, tendo um dos mais baixos PIBs da região e o segundo maior Índice de Pobreza Humana, atrás apenas do Haiti. As oportunidades econômicas são poucas e os que nasceram nas classes mais baixas tendem a permanecer em situação de pobreza por toda a vida.

Nos últimos 20 anos, mais de 20 mil bicicletas foram levadas a Rivas, uma cidade de Nicarágua na costa do Pacífico, pela organização sem fins lucrativos “Pedals For Progress”, que coleta bicicletas nos Estados Unidos para distribui-las em comunidades carentes ao redor do mundo. Desde a primeira entrega em Rivas, em 1991, a bicicleta virou parte integral da rotina dos moradores.

Contado por meio do ponto de vista de Julia, uma vendedora de rua; Xiomara, uma jovem mãe; Joaquin, um empreendedor; e David, um filantropo, o documentário “The Bicycle City” é a história de como um experimento idealista fez com que uma cidade destruída pela guerra reencontrasse seu caminho para a recuperação por meio da surgimento de um meio de transporte barato e confiável como a bicicleta. O documentário será um longa e está em processo de pós-produção.*

Assista ao trailer do documentário:

* Texto traduzido literalmente do site oficial do documentário


Deixe seu comentário

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: