Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 12 de maio por Eu Vou de Bike

Tags:, , , ,

Ciclista também deve respeitar pedestre

São Paulo, provavelmente a cidade com o trânsito mais caótico do Brasil, está se movimentando para melhorar as condições de quem se locomove diariamente por esse emaranhado de ruas e avenidas.

Nesta semana começou uma campanha voltada aos motoristas para que eles respeitem a faixa de pedestres. Para fazer valer o Código de Trânsito Brasileiro, que já obriga a parada na faixa quando houver alguém atravessando, foram instaladas em oito pontos da cidade as Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPPs).

Nesses locais, haverá agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e orientadores com bandeiras que vão interromper o trânsito na hora em que algum pedestre precisar atravessar. Os cruzamentos da avenida Paulista com a Brigadeiro Luís Antôni e da avenida São Luíz com as ruas Xavier de Toledo, da Consolação e Martins Fontes estão entre os pontos monitorados (veja todos).

E o que isso tem a ver com as bicicletas? Bom, assim como os carros, os ciclistas também devem respeitar os pedestres e a faixa de pedestres. É muito comum vermos por aí (especialmente na Avenida Paulista) ciclistas urbanos cruzando o farol vermelho, ‘ziguezagueando’ entre os pedestres que atravessam na faixa. Isto é errado e ilegal.

Como todos nós defendemos, a bicicleta é um meio de transporte e se enquadra como veículo no Código de Trânsito Brasileiro. Se queremos lutar por nossos direitos de pedalar com segurança nas ruas, ocupando as faixas, também devemos tomar conta de nosso deveres, dentre eles respeitar os sinais e as faixas de pedestres. Combinado? :)


Comentário

  • Seria bom que viessem também, por exemplo, para a esquina da Pedro de Toledo com a Rubem Berta, onde a faixa e o semáforo para pedestres são mera decoração. Detalhes do entorno: AACD, APAE, Hosp. Edmundo Vasconcelos etc.

    Sumaya de Souza Lima
  • combinado!
    :D

    renatinha peixe-boi
  • Eu apoio, pedestre em primeiro lugar! Mas… Tem um porém. No sinal vermelho eu sempre fico mais avançado, após a faixa de pedestres, arrancar junto aos carros é um tanto perigoso, pois além de não ter a ciclofaixa o motorista não lhe espera e vai espremendo.

    Hudi
  • [...] Fonte http://www.euvoudebike.com/2011/05/ciclista-tambem-deve-respeitar-pedestre/ [...]

    Ciclista também deve respeitar pedestre pedalcurticeira.com.br/2011/06/15/ciclista-tambem-deve-respeitar-pedestre

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: