Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 10 de junho por Eu Vou de Bike

Tags:, , , ,

Houston fornece 205 mil bicicletas para estudantes da área rural do Nordeste

Estudantes da área rural do Nordeste contam agora com mais um incentivo para não abandonar a escola: a piauiense Houston, em parceria com o governo, Federal fornecerá 205 mil bicicletas para o Programa ‘Caminho da Escola’.

O projeto do Ministério da Educação conta com a participação das prefeituras. O intuito do projeto é diminuir a evasão escolar por falta de locomoção, além de incentivar a cultura de um meio de transporte mais saudável, já que segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), muitos estudantes percorrem a pé de dois a 12 km de casa até a escola.

Para aderir ao programa, as escolas interessadas devem encaminhar um ofício ao FNDE solicitando a adesão ao programa e aguardar o fechamento do contrato com a fornecedora. Assim, a bicicleta é liberada com o selo do INMETRO e o pagamento é feito pelo município ou Estado onde a escola está.

A Houston participou da licitação com as maiores empresas do setor e foi escolhida pela maioria das entregas. Até o momento duas prefeituras já receberam as bicicletas e outras 19 assinaram a adesão da parceria.

‘Caminho da Escola’
No fim de maio, a presidente Dilma Rousseff e o ministroda Educação, Fernando Haddad, participaram da solenidade de doação de 30 mil bicicletas e capacetes do programa Caminho da Escola a 81 municípios do país.

Fernando Haddad destacou que o programa Caminho da Escola tem avançado em módulos. “No primeiro, tivemos o ônibus escolar; depois, em parceria com a Marinha, possibilitamos a compra de embarcações; agora é a vez da bicicleta”, disse. Haddad também ressaltou a preocupação com a segurança das crianças, que receberão capacetes, e a necessidade de se criar uma cultura de ciclismo no Brasil.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda a reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.


Comentário

  • oi eu sou a Luciene e acho muito legal
    tudo sobre bicks amei o site bjj!!!!!

    luciene
  • Gostei muito da iniciativa do Governo Federal e principalmente da preocupação do Ministro da Educação, Fernando Haddad, em se criar a “cultura de ciclismo” no Brasil.

    Já começou bem com a distribuição das bicicletas; agora o difícil é criar a cultura, uma vez que envolve mais órgãos dos governos federal (Ministérios da Educação, das Cidades, dos Transportes, da Saúde, Casa Civil, etc) e estaduais (DETRAN, Polícia Militar [batalhões de trânsito], Secretarias de Educação, Escolas, etc) e principalmente da sociedade.

    O caminho é longo, mas já o estamos percorrendo!

    Christopher Moura
  • eu amei o site e gostei tudo sobre bicks bjks!!!!

    dayseane dayse_lopz@hotmail.com
  • [...] lembram quando falamos aqui que a Houston iria fornecer 205 mil bicicletas para estudantes da área rural do Nordeste? A ação faz parte do Programa ‘Caminho da Escola’, do Ministério da Educação, [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Bicicletas escolares da Houston são lindas euvoudebike.com/2011/06/bicicletas-escolares-da-houston-sao-lindas
  • [...] Source: http://www.euvoudebike.com/2011/06/houston-fornece-205-mil-bicicletas-para-estudantes-da-area-rural-… [...]

    Houston fornece 205 mil bicicletas para estudantes da área rural do Nordeste | barrigadefinida barrigadefinida.wordpress.com/2011/06/21/houston-fornece-205-mil-bicicletas-para-estudantes-da-area-rural-do-nordeste
  • [...] estudantes brasileiros começaram a receber as primeiras bicicletas do programa Caminho da Escola. No Distrito Federal, estudantes do Recanto das Emas, receberam 300 bicicletas no fim de semana, [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Alunos da rede pública recebem bicicletas para ir a escola euvoudebike.com/2011/08/alunos-da-rede-publica-recebem-bicicletas-para-ir-a-escola
  • Gostaríamos de saber como está hoje a situação dos estudantes da área rural, o projeto teve retorno positivo? Poderiam fazer uma matéria atual para sabermos como anda a situação por lá??

    Obrigada.

    Patrine Alves

    Patrine

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: