Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 2 de junho por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , ,

SP estuda ciclofaixa como via compartilhada

São Paulo está acordando para os benefícios da bicicleta. Cada vez mais é possível ver ciclistas pedalando durante todo o dia para ir e voltar ao trabalho, à escola ou a qualquer compromisso.

E o poder público também começa a se mexer, como é o caso da ideia do secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, de lançar um estudo sobre a transformação de parte do itinerário da ciclofaixa de lazer, que funciona apenas aos domingos, em uma via compartilhada entre bicicletas e carros.

A ideia, segundo Branco, é fazer uma rota em que os motoristas ‘enxerguem’ as bicicletas, melhorando a segurança para todos no percurso, que iria da região da Avenida Águas Espraiadas, passando pelos Parques Ibirapuera, das Bicicletas, do Povo e chegando ao Parque Villa Lobos.

No começo do mês, o prefeito Gilberto Kassab disse ao portal iG que a intenção é que o “paulistano comece a conviver com a ideia de ter uma ciclovia na cidade mais ampliada”, com a possibilidade de ativar a ciclofaixa de lazer ao menos uma vez por semana durante dias úteis.

Segundo a reportagem do iG, a prefeitura está analisando qual é o melhor dia para realizar essa operação, mas já decidiu que isso é necessário para melhorar a convivência de ciclistas e motoristas, com o intuito de tornar a bicicleta mais um meio de transporte para quem mora em São Paulo.

E aí? O que acham? Essa ideia vai prosperar? É viável ativar a ciclofaixa ao longo da semana? Torcemos para que tudo dê certo!


Comentário

  • A idéia é boa…..um ensaio bom….mas o traçado ruim….não leva nada a lugar nenhum se for otimizar esse que ja existe…

    Melhorando o traçado….é uma solução.A partir daí melhorar a educação dos motoristas….com o respeito aos 1,50 m de distância….e rever velocidades de vias com ciclofaixas.

    Incentivando o uso da bicicleta….desafoga o transporte publico e os carros nas ruas….mas para isso…deve se ligada a outros modais….

    Rever quantidade e qualidade de bicicletários….seria importante…..a todo um pensar em cima disso….mas só de se ter esse começo no pensar já é válido ^^

    Flavia Pires
  • Se houver educação por parte da empresa responsavel pelo transito em São Paulo é possível sim a implantação. Eu acho que vai dar tão certo que espero que a BHTrans aqui em Belo Horizonte faça algo parecido.

    Eu quero andar de bicicleta com segurança e acho que todos os ciclistas também.

    @ViniciusPoncian
  • Eu voto “sim” para a medida. É preciso que a prefeitura nos ajude a mostrar aos motoristas que a pista deve ser compartilhada. Só no quesito segurança do ciclista que ficará ainda a pendência, pois para as atitudes irresponsabilidade e (por que não dizer) maldosas dos motorizados não há fiscalização nem punição. Mas vamos pedalando que a gente chega lá!

    Sumaya de Souza Lima
  • Todo país civilizado, inteligente e consciente já faz isso há tempos. Pena que o Brasil, até agora, não abriu os olhos para essa alternativa. Já que durante tanto tempo tivemos políticos incompetentes, que não construíram uma malha de metrô decente, quem sabe daqui para a frente todos olhem com bons olhos para essa solução barata, prática e eficiente?

    marco esteves
  • Muito bom

    Bene SBCampo
  • [...] Source: http://www.euvoudebike.com/2011/06/sp-estuda-ciclofaixa-como-via-compartilhada/ [...]

    SP estuda ciclofaixa como via compartilhada | barrigadefinida barrigadefinida.wordpress.com/2011/06/04/sp-estuda-ciclofaixa-como-via-compartilhada
  • Acho uma excelente medida, mas concordo com a Flavia no que diz respeito ao traçado. Para fds tudo bem, mas durante semana é um trecho q não será tão util.
    Outra situação que preocupa é a fiscalização para evitar motos numa via exclusiva para bicicletas…
    É algo que precisa ser mto bem estudado e deve começar com a ampliação da ciclofaixa, tanto em percurso quanto dias (deveria ser sabado e domingo).

    Roberto Mihalik

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: