Blog Vou de Bike

Postado em 6 de September por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Bicicletas compartilhadas nos EUA

O Eu Vou de Bike é super a favor de programas de compartilhamento de bicicletas nas grandes cidades. Um grande exemplo desse sistema de transporte pode ser encontrado em Washington, capital dos Estados Unidos, que implantou o Capital Bikeshare em 2008 e o programa só cresce desde então.

Atualmente, o Capital Bikeshare é o maior programa de compartilhamento de bicicletas dos Estados Unidos, com mais de 1.100 bikes espalhadas por mais de 100 estações em todas as regiões da cidade.

O sistema funciona de maneira muito simples. Moradores da cidade podem pagar uma anuidade de US$ 75 para usar quantas vezes quiser a bicicleta ao longo do dia. Como Washington é uma cidade muito turística, as estações que guardam as bicicleta aceitam cartão de crédito e liberam as bicicletas para uso apenas por um dia. O valor? US$ 5 dólares a diária.

O vídeo abaixo está em inglês, mas mesmo quem não entende a língua vai conseguir perceber a facilidade de uso e a qualidade do projeto na capital americana. Demorou para termos algo automatizado assim nas grandes cidades brasileiras, não?


Comentário

  • Muito legal. Quando será que teremos isso pelo menos em todas as capitais do Brasil. Ciclovias também? Recife mesmo é uma cidade que teria bastante potencial pra isso, mas não tem planejamento algum. A cidade está um caos de engarrafamentos e se fosse estimulado o uso de bike/moto com certeza livraria muitas vias. A cidade é quase 100% plana e tenho certeza que o custo de fazer ciclovias é muito menor que avenidas.

    Fernando @canalsemroteiro semroteiro.com
  • Muito bacana esse projeto, pena q aqui no Brasil, pela quantidade de vandalos presente nas grandes cidades, as bikes nao durariam tanto tempo

    Cavaleiro mc-cavaleirosdosol.blogspot.com
  • Oi pessoal! Esse vídeo, bem como vários outros super bacanas, foi produzido pela Rede EMBARQ, organização voltada à promoção do transporte coletivo sustentável e à transformação das cidades em lugares melhores para se viver. Nós somos o escritório deles no Brasil, a EMBARQ Brasil. Assim como o TheCityFix, blog produzido pela Rede EMBARQ em inglês, temos a nossa versão em português. No TheCityFix Brasil vocês encontram toda a série do City in Focus, com legendas! Visitem lá!

    Ana Dixon thecityfixbrasil.com
  • É, podiamos ter aqui também, ia ser show!!Junto com o melhoramento das nossas ciclovias!

    Larissa

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: