Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 16 de setembro por Eu Vou de Bike

Tags:, , ,

Holanda – De Bike com o Rio

O Consulado-geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro quer estar ao lado da Cidade Maravilhosa na adoção da bicicleta como meio de transporte cada vez mais presente no dia-a-dia do carioca. E, para ressaltar esta parceria, lança a campanha ‘Holanda – De Bike com o Rio’.

O marco da campanha acontecerá no dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Aterro do Flamengo, em meio ao evento ‘Um dia sem carro’, promovido pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Nos dias 25,26 e 27, ainda acontecerá o Bici Rio, promovido pela Prefeitura e patrocinado pelo governo holandês, entre outros incentivadores. “A Holanda apoia os esforços dos governos do estado e da prefeitura para melhorar o panorama urbano do Rio”, afirma o cônsul-geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Paul Comenencia.

A comunidade holandesa estará reunida com familiares e amigos brasileiros, caracterizados de laranja e com as bicicletas especialmente fabricadas pela Houston, instalada em Teresina (PI), para o evento. A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas pedalando por um Rio ainda mais sustentável.

O trajeto começará no Aterro do Flamengo, no Monumento aos Pracinhas, próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM), e seguirá até o prédio Mourisco, no fim da praia de Botafogo, retornando ao início. Serão 11 quilômetros no total. O grupo laranja terá um espaço exclusivo, onde se reunirá.

O Passeio Ciclístico ‘Holanda, De Bike com o Rio’ faz parte do programa de comemoração do Ano da Holanda no Brasil (www.anodaholandanobrasil.com.br). Da arte ao esporte, passando por assuntos de tecnologia, de política e econômicos, uma ampla agenda de eventos foi programada pela embaixada e consulados-gerais da Holanda no Brasil para celebrar o ano. Foram preparadas diversas atrações previstas para acontecer ao longo de 2011, que prometem aproximar ainda mais as duas culturas.

A Holanda quer ser parceira do Rio de Janeiro na construção de soluções em infraestrutura, que acompanham o desenvolvimento econômico de todo o Estado. E, no caso do transporte cicloviário, os Países Baixos possuem o reconhecido domínio na fabricação das bicicletas, na engenharia de trânsito e em segurança para contribuir com a expansão do uso da bicicleta no Rio.

Há, na Holanda, cerca de 18 milhões de bicicletas para 16,5 milhões de habitantes. São 17.701 ciclovias e 64.336 vias onde é possível andar de bicicleta, totalizando 29.000 km à disposição dos ciclistas.

“A Holanda possui conhecimento nos campos de planejamento e engenharia de ciclovias, o que inclui sinalização e segurança. Estamos aptos a auxiliar o Rio no esforço de adoção da bicicleta como um dos principais meios de transporte diário”, ressalta Comenencia.


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: