Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 3 de novembro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , , , ,

Ciclofaixa de Moema, em SP, está pronta

Quem passou pelas ruas do bairro de Moema, zona sul de São Paulo, nas últimas semanas deve ter notado alguma coisa diferente. Duas das principais avenidas que cortam o bairro, a Rouxinol e a Pavão, ganharam uma ciclofaixa permanente, pintada de vermelho, no lado esquerdo da via!

O trajeto já está todo pintado, mas a ciclofaixa ainda não foi inaugurada oficialmente. De acordo com reportagem do Radar SP, a inauguração deve acontecer até a segunda semana deste mês.

Ao contrário da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, que só funciona aos domingos e feriados, as ciclofaixas de Moema são permanentes e estão ativas todos os dias. Na ciclofaixa, não existe separação física por meio de muretas ou grade entre as faixas para bicicleta e o restante do tráfego, e o espaço do ciclista deve ser respeitado pelos veículos.

Em alguns trechos da ciclofaixa, que tem três quilômetros no total, as vagas de estacionamento de veículos foram deslocadas para a direita, e a coisa pode ficar meio confusa. Com os carros estacionados praticamente no meio da rua, os ciclistas ficam ‘invisíveis’ para quem entra em garagens ou estacionamentos comerciais, o que pode ser perigoso.

Nesta semana, visitamos a ciclofaixa de Moema e constatamos um claro desrespeito dos motoristas que estavam estacionados sobre a demarcação para as bicicletas. Apesar de a via ainda não ter sido inaugurada oficialmente, já havia ciclistas pedalando por ali. Veja nas fotos e no vídeo abaixo:

 

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, os carros que invadirem o espaço poderão ser multados. A CET não informou o valor da multa, mas disse que na primeira etapa haverá apenas orientação aos motoristas e ciclistas para, só depois, começar a aplicar multas.

Além do desrespeito de alguns motoristas que estacionaram sobre a ciclofaixa, a mudança no bairro de Moema gerou polêmica entre alguns comerciantes, que não gostaram de perder as vagas de estacionamento na rua. Em comentário na Folha de S. Paulo, uma dona de padaria criticou a medida e afirmou: “Isso é um perigo. Imagina os atropelamentos que vão ter nessa faixa. A pessoa entra na loja, não vê a bicicleta e acaba atropelando”, disse.

Além da ciclofaixa nas duas avenidas, o bairro de Moema ganhou também em novembro cerca de 6,5 quilômetros de ciclorrota, que é uma via comum, compartilhada com carros, mas sinalizada de modo que a preferência seja sempre do ciclista.

Veja no mapa abaixo, publicado na Folha de S. Paulo, o traçado da ciclofaixa e da ciclorrota de Moema:

Como é possível ver pelo mapa, a ciclofaixa de Moema deverá ser bastante usada por quem circula pelo bairro, mas uma possível ampliação pode ligar a região até outros polos importantes, como a Vila Olímpia ou alguma estação próxima de metrô, o que já seria interessante.

Numa pedalada rápida que demos pelo local, tivemos que desviar de alguns buracos enormes no meio fio, o que pode ser perigoso em dias mais movimentados. Além disso, tivemos de sair da ciclofaixa e usar a rua nos trechos em que os motoristas estacionaram sobre a faixa pintada, em claro desrespeito aos ciclistas.

No geral, a ciclofaixa de Moema é uma ótima iniciativa para a cidade de São Paulo, desde que seja um projeto embrionário com perspectiva de crescimento e de implementação em outros bairros da cidade.

Torcemos (muito!) para que nos próximos anos uma grande rede de ciclofaixas seja interligada com ciclorrotas e com ruas e avenidas da cidade, para que os ciclistas tenham cada vez mais opções seguras de compartilhamento da via pública.


Comentário

  • Não podemos alarmar e criar casos ainda, temos que aguardar o projeto ser lançado, e ir conscientizando a população aos poucos a fim da bike ser acima de tudo mais uma opção de transporte :D

    Leandro leandro-aurelio.blogspot.com
  • Pela imagem dos carros estacionados, nota-se que a placa de zona azul não foi retirada ou adaptada, o que certamente gera confusão. Além disso, os motoristas estão acostumados à ciclofaixa, que funciona apenas aos domingos e feriados, e tem configuração semelhante a ciclovia (chão pintado da mesma cor e mesmas marcções, embora largura diferente). É preciso uma boa dose de paciência ainda, e muita informação!

    Eduardo Dias
  • Alguém sabe por que essas ciclofaixas estão sendo implantadas do lado esquerdo da via, quando o normal seria no lado direito?

    Durval twitter.com/dtabach
  • muito boa iniciativa!!! desde que aumente…. Durval estão deste lado em ruas que possuem transporte coletivo. como moro no bairro ja vi um aumento no numero de bikes rodando, mas vai precisar bastante conscientização para os locais de estacionamento (afastados da guia)

    joao
  • Ainda não testei essas ciclofaixas (vou lá amanhã!), mas imaginar-me pedalando entre a faixa de veículos estacionados e a calçada me causa certa preocupação.
    Conforme foi apontado, carros entrando e saindo de garagens não vão ver as bikes – e vice-versa. Além disso, os motoristas, ao estacionar, vão abrir a porta bem em cima da ciclofaixa e vão ter de usá-la como calçada para embarque e desembarque. Você vai me dizer que na situação usual – ciclofaixa à direita da via mas à esquerda da faixa de estacionamento – os motoristas também abrem suas portas em cima da ciclofaixa. Sim, mas a diferença é que o ciclista pode fugir para a esquerda, enquanto na situação proposta ele não tem para onde fugir (a não ser a calçada).
    Os pedestres, na hora de atravesar, também vão perder visibilidade dos carros e tenderão a usar a ciclofaixa como calçada. Pedestres vindo da outra calçada (à direita da via) não verão as bikes e vice-versa…
    Pode até ser que a ciclofaixa à esquerda seja conveniente em certas situações, mas nesse caso o certo seria tê-la à direita da faixa de estacionamento, isto é, entre a faixa de estacionamento e a faixa de veículos em movimento, para garantir a uma área de escape ao ciclista. Mais ou menos como nessa foto: http://www.planetizen.com/files/u20603/BLSmall.jpg
    Ou então proíbe de uma vez o estacionamento do lado esquerdo.

    Durval twitter.com/dtabach
  • Uma puta faixa vermelha no chão e acham que podem parar!

    Tem que passar por cima do carro com a bicicleta!

    Isso é muito comum na ciclofaixa do Taboão! Vou começar a espalhar adesivos: “Eu não respeito os ciclistas”!!

    Phil contosdociclista.com.br
  • A multa será de aproximadamente R$600,00. Infração gravíssima, 7 pontos na carteira. Por enquanto a sinalização não está toda pronta. Somando isso a falta de informação pela CET e a falta de educação educação dos motoristas, tem muita gente parando em cima da faixa ainda. Amanhã, que ela será inaugurada, as coisas devem mudar um pouco.

    Gabriel Garcia
  • [...] Vejam também este post bem detalhado no Eu Vou de Bike [...]

    Mais uma conquista! | OQ+ oquemais.wordpress.com/2011/11/04/mais-uma-conquista
  • Ainda muito a ser trabalhado a ciclofaixa já começa com buracos, carros estacionados e quase na altura das sarjetas. Vai ser uma boa experiência, pena que já começa ainda com a mentalidade de bici de passeio e não como meio de transporte. É uma volta longa a uma fileira de quarteirões, sem ligação com outros modais. Seria um trocar de cones por uma fileira de carros. A CET precisa de pessoas que pedalam em seu conselho, precisa dialogar mais, o aprendizado vai lucrar em outras futuras e melhor estruturadas. Mas ainda penso que o compartilhar by ciclorotas ainda sejam a melhor solução para isso a educação no transito e o respeito ao 1,50 deveriam ser melhor desenvolvidos. Exclusivismo e segregação não são funcionais em urbanismo. Vi a ciclofaixa em Santos onde as bicis foram tão privilegiadas que o pedestre era obrigado a transitar pela ciclofaixa dois pesos e duas medidas. Afinal, a cidade não é feita para as pessoas ? …

    Flavia Pires
  • Finalmente uma ciclofaixa permanente!! Já era hora….porém porque fazer uma cliclofaixa num bairro da classe A se quem mais usa a bicicleta como meio de transporte somos nós da classe C e D? Porque nao começar pela zona leste ligando os bairros residenciais ao metros e terminais urbanos onde há estacionamentos para bicicletas? Parece que fazem de propósito só pra dizerem que não da certo, porque aí aparecem essas figuras mediocres dizendo que vai atrapalhar seu comércio, que suas clientes milionárias não andam de bike porque só usam salto alto e carros luxuosos!

    Paulo
  • Sempre que vejo coisas assim, me dá vontade de esvaziar os quatro pneus dos carros. Acho sacanagem arranhar, quebrar retrovisor, pois isso gera dano ao proprietário. Mas esvaziar os pneus daria um bom efeito “pedagógico”.

    Enrico bikeisbeautiful.net
  • Gostaria de convidar a todos, para a Bicicletada de gente diferenciada. De forma saudável e democrática, usarmos esse espaço urbano e mostrar que também temos o direito do espaço urbano.

    http://www.facebook.com/event.php?eid=220006944734845&view=wall&notif_t=event_wall

    Andreas Gerstner
  • Acho super interessante, mas deveriam minstrar mais palestras para os ciclista,para assim terem melhores conhecimentos das regras existenciais podendo evitarem acidentes e outros transtornos.

    Rozane

    Rozane hotmail.com
  • Bom, quem teve essa ideia memoravel deveria fazer um busto dele em algum lugar no ibirapuera.
    1° quem teve essa ideia no minimo não dirige, e nem vive do serviço da direção.
    2° outra importantissima, essa faixa so serve para as hs do horário comercial.
    3° trabalho a noite e tbm durante o dia nessa região nunca vi um ciclista ou seja mais que um transitar nessas faixas.
    4° apos a faixa, ainda por cima faz uma fiaxa exclusiva de estacionamento zona azul tomando metade da rua ou seja, ja que o senhor vereador teve essa magnifica ideia porque não transferiu o estacionamento do outro lado da rua ja que a mesma é mão unica.
    5° olha como estamos acostumados, vcs aprovam uma ideia e não procura saber se o povo esta contente com essa ideia mirabolante, Sr. vereador gostaria imensamente de conhece-lo e dar a mão para vc, deve ter custado aos cofres publicos uma fortuna essa sua ideia que não ajudou ninguem simplismente algum ego, de uma pessoa qualquer que dificilmete transita de bike pela cidade. vc atrapalhou todos os pontos de taxis da região e tbm ao nosso transito para favorecer meia duzia de ignorantes como vc. sinceramente é de vereadores como vc que não precisamos certo, faça uma coisa legal ao inves de fazer essas coisas que so atrapalham nosso dia a dia.

    wlamir
  • Obs. Ia me esquecendo Sr, Prefeito o Senhor tem cada ideia, mas agora entendi é mais uma forma de meter a mão no bolso de nos motoristas, incrivel. mas olha não sou o dono da verdade, se o senhor conseguir algum dia se candidatar nessa cidade, novamente, é porque essa cambada de imbecil esquece muito rapido os transtorno que nos causou durante esses 08 anos. pelo amor de DEUS. faça alguma coisa que agrade a população por favor. nem vou tocar no sorteio de alvará, pois eu fui prejudicado pela sua ideia.
    Nasci e me criei nessa cidade, hoje tenho 48 anos vivo deste serviço de taxi ou seja meu alvará é alugado, moro em uma pensão.
    Porque me referi a este assunto. desde que me conheço sempre trabalhei, sempre paguei minhas contribuições em dia e hoje vejo gente que nem vota nessa cidade com direitos melhor do que eu que voto aqui desde meus 16 anos.
    Senhor prefeito se tiver que fazer um novo sorteio de alvaras, veja que vota em são paulo, e tbm quem tem condutaxi a mais de vinte anos e ate hoje paga diaria para poder trabalhar honestamente e levar o sustento para sua familia.
    Ja esta mais que na hora de sermos sorteados e começar a ter o nosso proprio patrimonio e não depender de mais ninguem para podermos cuidar mais de nossos familiares com dignidade e educação, veja quem realmente precisa desses alvarás que no mercado negro custa R$ 100.000,00 reais hoje.
    teve gente que ganhou o alvará e ate hoje não teabalha na rua como nos e tem seus carrinhos novinhos em casa apenas para passear com eles. gente que nunca trabalhou na area e hoje dirige um taxi, mal sabe onde ele mora e trata nosasos clientes de qualquer jeito. veja isso e preste a atenção que precisa realmente de um documeto pra exercer a sua profissão como eu desde 1987. e ate hoje pago madeira pra poder trabalhar.

    wlamir
  • Acho que as pessoas sempre criticam muito, mas desta vez escrevo pra elogiar. Temos que elogiar quando necessário também. Parabéns prefeitura pela iniciativa. Um mundo livre dessa euforia de carros é possível gente, basta querer e PARTICIPAR da mudança. Eu não moro mais aí em São Paulo, mas sim Maringá-PR. Aqui a mentalidade atrasada é a mesma. Acho que a gasolina não deve ser tão cara quanto dizem… mas enfim, eu uso a bike pra trabalhar, visitar amigos, e ‘as vezes até pra ir pra balada. Sejamos parte da mudança que queremos ver no mundo!

    Vladimir
  • [...] A foto deste post é do site Vá de Bike, que fez avaliação da ciclofaixa de Moema e apontou algun… Share this:TwitterFacebookGoogleCurtir isso:Curtir Carregando… [...]

    A ciclofaixa de Moema e o respeito ao espaço público | Milton Jung mobileradioglobo.wordpress.com/2011/11/07/a-ciclofaixa-de-moema-e-o-respeito-ao-espaco-publico
  • [...] A foto deste post é do site Vá de Bike, que fez avaliação da ciclofaixa de Moema e apontou algun… Compartilhe isso:TwitterFacebookGoogleCurtir isso:Curtir Carregando… GERAL bicicletacarrociclofaixaMoema [...]

    A ciclofaixa de Moema e o respeito ao espaço público | Mílton Jung miltonjung.com.br/2011/11/07/a-ciclofaixa-de-moema-e-o-respeito-ao-espaco-publico
  • [...] repercussão dos últimos dias na internet, eu pensei que a coisa era nova, mas notícias aqui, aqui e aqui evidenciam que a coisa vem dando rebuliço há certo [...]

    Midiaeducação – Sobre bicicletas e salto alto midiaeducacao.com.br/?p=12766
  • [...] Vejam também este post bem detalhado no Eu Vou de Bike [...]

    Mais uma conquista! – OQ+ | Coaching e Consultoria oquemais.com.br/blogoquemais/2011/11/mais-uma-conquista
  • [...] Vejam também este post bem detalhado no Eu Vou de Bike [...]

    Mais uma conquista! – OQ+ | Coaching e Facilitação oquemais.com.br/2011/11/mais-uma-conquista

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: