Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 29 de novembro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , ,

Prefeitura de SP incentiva transporte para a escola de bicicleta

A cidade de São Paulo, que está cada vez mais olhando para a bicicleta como um meio de transporte importante, terá nos próximos dias um super projeto promovido pela Prefeitura da cidade para incentivar o uso da bicicleta por alunos da rede municipal de ensino. Nós já falamos bastante sobre esse assunto na entrevista com o Daniel Guth, assessor parlamentar do Secretário de Educação Municipal, que adiantou alguns pontos do que está por vir.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a Prefeitura de São Paulo prevê colocar 4,6 mil bicicletas à disposição dos alunos de 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) para o deslocamento entre casa e escola. Monitores serão contratados para acompanhar os estudantes, o que garantirá a segurança de todos. A ideia é fazer com que os alunos façam os trajetos no esquema de ‘bike-bus‘, um comboio de bicicletas como se fosse um ônibus escolar.

O projeto da Secretaria Municipal de Educação é dividido em quatro etapas e tem como objetivo principal atingir os alunos entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental (10 a 14 anos).

A primeira etapa do projeto foi a instalação de paraciclos nas escolas municipais, como já noticiamos aqui no Eu Vou de Bike. Na segunda fase, os alunos recolhem materiais recicláveis utilizados para a fabricação dos quadros de 4,6 mil bicicletas!

A terceira fase do projeto é muito importante e visa criar uma cultura de educação no trânsito e aulas de equilíbrio. Com as aulas, os alunos terão mais condições de pedalar pelas ruas com segurança e ainda serão adultos motoristas mais conscientes de seu papel na via pública.

Nessas “Escolas de Bicicleta”, 46 no total, as crianças terão oficinas com noções de trânsito, segurança e compartilhamento; brincadeiras lúdicas; estilos e modalidades de bicicletas; oficinas de mecânica e montagem de bicicletas, e etc. O programa não está finalizado e a sociedade pode participar e opinar cobre como deve ser feita a gestão destas escolas. Para isso, basta mandar um e-mail com sugestões para escolasdebicicleta@prefeitura.sp.gov.br até o dia 18 de dezembro.

A quarta fase do projeto, que é quando os alunos começam realmente a fazer seu trajeto para a escola de bicicleta, deve começar no ano que vem. O uso da bicicleta pelos alunos será opcional, e todos os pais terão de concordar por escrito antes de o filho pegar a bicicleta emprestada. “Tudo isso vai ser feito com muito cuidado e zelo, coordenado com os órgãos de trânsito. Os meninos terão aulas de como pedalar nas ruas e serão acompanhados pelos monitores. Como são alunos de CEU, normalmente já moram mais próximos da escola”, afirmou o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, em entrevista ao Estadão.

Veja mais detalhes na apresentação da Secretaria de Educação:


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: