Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 10 de janeiro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , , ,

Holandeses já pedalavam muito em 1900

Um dos posts mais vistos nos quase dois anos (!!) de história do Eu Vou de Bike é o que mostra o horário de rush em Utrecht, quarta maior cidade da Holanda, onde 33% dos deslocamentos são feitos de bicicleta.

O vídeo é lindo e mostra um verdadeiro congestionamento de bicicletas em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Mas não é de hoje que a Holanda é um dos países que tem uma grande parte da população sobre duas rodas!

Um vídeo com imagens que vão de 1900 a 1930 mostra Amsterdã, a capital da Holanda, já lotada de ciclistas, disputando espaço na rua com bondes e até carroças puxadas por cavalos. Veja abaixo que impressionante:

No vídeo acima, é possível perceber que os ciclistas não tinham vias próprias para pedalar, como ciclovias e ciclofaixas. Hoje, a realidade é muito diferente graças, principalmente, à pressão da população. Veja um documentário traduzido para o português mostra como surgiram as ciclovias holandesas.

Relembre abaixo o vídeo de Utrecht, que motivou este post:

A cidade de Utrecht tem uma população de 300 mil pessoas. Na esquina que aparece no vídeo, passam cerca de 18 mil bicicletas e 2.500 ônibus por dia!

Será que um dia veremos alguma cidade brasileira com esse mesmo nível de aceitação das bikes? Esperamos que sim!

- Vídeo da década de 30 encontrado no Ciudad Ciclista


Comentário

  • Nossa, eu vejo as ciclofaixas e fico babando para poder andar numa, na minha cidade ( interior de SP ) o prefeito colocou uma ciclofaixa, mas ela fica em UMA avenida, e com o horario de funcionamento das 7 da manha à 12 hrs, e de domingos e feriados, por isso nao consigo nem ir pra escola de bike, q é meu sonho, pq é muito perigoso ir ou pela rua ou pela calçada. Aqui eu nao consigo usar a bike como um meio de transporte, apenas passeio. Que pena !
    Beijos

    Livia
  • Achei um Brasileiro 4:20

    Luis

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: