Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 31 de janeiro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , ,

NY vai ganhar mais 10 mil bicicletas

A cidade de Nova York continua dando exemplos de como é possível implantar uma cultura que privilegia a bicicleta como meio de transporte em uma cidade que até pouco tempo atrás era tomada por carros.

No meio deste ano, 10 mil novas bicicletas ficarão disponíveis para quem mora ou visita a cidade, numa ampliação sem precedentes de seu sistema de compartilhamento de bicicletas. Com o aumento do número de bicicletas, haverá mais de 600 estações automatizadas de empréstimos de bicicleta em Manhattan e no Brooklyn.

O mais legal de tudo é que o Departamento de Trânsito de Nova York vai fazer várias reuniões nos bairros das cidades para determinar os melhores locais para a instalação das estações. Uma maneira democrática e inteligente de envolver a população local na implantação desse novo sistema de transporte na cidade!

Segundo dados oficiais da Prefeitura de Nova York, o número de pessoas que realizam seus deslocamentos de bicicleta na cidade quadruplicou nos últimos 10 anos. Mais importante ainda é ver o grande salto que esse número deu de 2008 aos dias de hoje (veja no gráfico), quando mais infraestrutura para ciclistas começou a ser instalada.

Foi sob a batuta de Janette Sadik-Khan que a cidade multiplicou suas ciclovias e ciclofaixas. Em apenas quatro anos, segundo o The New York Times, a cidade viu o surgimento de 400 quilômetros de ciclofaixas! Além disso, Janette transformou algumas áreas da cidade que eram exclusivas para os carros, como a turística Times Square, em grandes praças para os pedestres e ciclistas, eliminando também centenas de estacionamentos e vagas de carros nas ruas.

>> Saiba mais sobre o crescimento do número de ciclistas em Nova York

- Via TreeHugger


Deixe seu comentário

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: