Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 12 de janeiro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , ,

Rio de Janeiro expande projeto Bike Rio

Uma das poucas críticas ao sistema de aluguel de bicicletas do Rio de Janeiro, o Bike Rio, é que ele tem como foco as áreas mais ricas da cidade, especialmente a orla da zona sul do Rio de Janeira, em bairros como Copacabana e Ipanema.

Mas isso está mudando! As bicicletas laranjas que invadiram a orla carioca vão também poder ser compartilhadas, a partir de fevereiro, em estações na Rocinha e em São Conrado.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, as estações serão instaladas na Rua Prefeito Mendes de Morais, próximo ao número 1.250, em São Conrado; e na Avenida Niemeyer, altura da Praça das Flores, e no Largo do Boiadeiro, ambas na Rocinha.

A reportagem do jornal carioca mostra que o sistema de compartilhamento de bicicletas no Rio de Janeiro é um sucesso. No último fim de semana, foi alcançada a marca de 119 mil viagens desde o início das operações, em 28 de outubro do ano passado. No último domingo, um recorde: 3.990 mil viagens, em um único dia! No total, mais de 28 mil pessoas já se cadastraram!

Hoje, o projeto Bike Rio te 46 estações funcionando diariamente, das 6h às 22h (poderia ser 24h, né?) e a previsão é que 60 estações, com 600 bicicletas, estejam operacionais até o fim de fevereiro.

“O Programa Bike Rio caiu no gosto do carioca e é um sucesso. É ótimo que cariocas e turistas estejam aproveitando para conhecer o Rio de bicicleta”, disse, em nota, o secretário de Conservação e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio.

Demorou (muito!) para São Paulo copiar essa ideia e começar a incentivar a bicicleta como meio de transporte até para quem não tem sua bicicleta e quer fazer pequenos percursos sobre duas rodas. Imagina se tivesse uma estação perto de cada estação de metrô, na região da avenida Faria Lima, no centro…


Comentário

  • o problema é que para turistas e pessoas pouco familiarizadas com a bike pedalar em SP não é como pedalar no Rio, mas certamente seria uma iniciativa muito bem-vinda.

    Eduardo Dias bikecostelinha.wordpress.com
  • Olá,

    Quem não está na cidade do Rio constantemente costuma ter esta visão negativa do sistema de aluguel das bikes. Mas posso dizer por experiência própria: este sistema não foi feito só para turistas, é extremamente útil para o carioca se deslocar na cidade.
    Na verdade o maior sucesso do sistema não está no turismo, mas no carioca mesmo, que agora pode algar uma bicicleta barata para se deslocar e passear pela cidade.
    Antes muita gente pegava sua magrela, amarrava no carro para ir – por exemplo – à Lagoa pedalar. Agora não faz mais isso, usa as laranjinhas!

    E o projeto vai se expandir pela cidade, é só surgir a demanda, está previsto centro e Tijuca na expansão.

    Veja um artigo que escrevi sobre isso, contrapondo esta ideia de que as laranjinhas são para turistas: http://www.avidadebicicleta.com/2011/11/bike-rio-sistema-de-aluguel-de.html

    Enfim, que muitas cidades copiem!
    Dizer que o projeto é para turistas é desculpa de cidade que não quer implantar o sistema!

    []s
    Robson Combat

    Robson combat avidadebicicleta.com
  • Claro que é positivo. Mas São Conrado e Rocinha mantêm o perfil Zona Sul do projeto. A questão é clara: não existe infraestrutura, nem cultura, para pedalar fora da Zona Sul. Então, para não expor isso, confinam o sistema à Zona Sul. Em qualquer cidade da América do Norte, Europa, Austrália, são estações espalhadas por toda parte.

    Rodrigo pedaladas.wordpress.com
  • Quero saber se vão fazer ciclovia entre a zona sul e são conrado, pq isso me ajudaria muito!

    Daniela
  • [...] ganhar um sistema massificado de compartilhamento de bicicletas, semelhante aos existentes no Rio, em Londres e em Paris. As informações iniciais davam conta de que o banco Itaú iria gerenciar [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Perguntas sobre compartilhamento de bicicletas em SP euvoudebike.com/2012/03/algumas-perguntas-sobre-compartilhamento-de-bicicletas-em-sp
  • Eu gostaria de saber como funciona este projeto se as bicicletas a genet aluga se se alugar qual e o valor? e quanto tempo fica disponivel? e se tem tb para criança.

    claudia soares
  • eu .. Carlos augusto pereira…ca-pereira1957@bol.com.br. estarei emplastando juntamente com o prefeito Jonas Marins mais esse grande projeto em Barra Mansa, temos certeza que ira melhora muito para nossa população. muito em breve, já estamos divulgando. 60 ou 90 dias, já estaremos com uma resposta positiva. farei uma reunião com nosso prefeito para começarmos a por em pratica. carlos 24-99972424.

    carlos augusto pereira ca-pereira1957@bol.com.br
  • Como fazer contato com o banco itau PARA QUE POSSAMOS COLAR EM NOSSA CIDADE QUE É BARRA MANSA RJ.

    carlos augusto pereira ca-pereira1957@bol.com.br
  • Tava crente que iam expandir de verdade. Abro a matéria e leio Rocinha e S.Conrado. Pf né… Na zona norte só a grande tijuca é atendida, cadê o grande meier, penha, vicente de carvalho e todos os outros bairros? Na zona oeste não tem uma em Jacarepaguá, freguesia, taquara, campo grande, nem sinal.

    Diogo Marques

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: