Blog Vou de Bike

Postado em 15 de March por Eu Vou de Bike

Tags: , , , , ,

Aluguel de bicicletas em SP está pronto para sair do papel

O projeto de compartilhamento de mais de 3 mil bicicletas em São Paulo já está pronto para sair do papel.

Segundo reportagem do Estadão, em abril já será possível pedalar em uma das 3,3 mil bicicletas que serão distribuídas por 400 estações de empréstimo espalhadas pela capital.

O sistema é parecido com o que já existe no Rio de Janeiro, o Bike Rio, em que a primeira hora de uso é grátis e depois é cobrado um valor por hora, que aqui em São Paulo será de R$ 5.

O alto valor da hora é positivo, uma vez que a ideia é que as bicicletas sejam usadas para deslocamentos curtos, de até 5 quilômetros, para que seja um serviço bem rotativo e sempre tenha bicicletas disponíveis nas estações.

O aluguel poderá ser feito em qualquer dia da semana, inclusive sábados e domingos, em horários que ainda serão definidos.

E a boa notícia é que a competição de dois grandes bancos – Itaú e Bradesco – pelo controle do sistema acabou aumentando as opções dos ciclistas. Eles irão dividir as responsabilidades na hora do aluguel, e o banco Itaú vai colocar 3 mil bicicletas na cor laranja em 300 estações.

Já o Bradesco pretende comprar 300 bicicletas na cor vermelha e fazer 100 estações de empréstimo, especialmente nas redondezas das ciclofaixas de lazer já patrocinadas pelo banco.

Segundo reportagem do Estadão, daqui a três anos a intenção do município é abrir uma concorrência para que esse serviço seja competência exclusiva da cidade e as bicicletas sejam públicas, como ocorre em outros países.


Comentário

  • A iniciativa é louvável e o número é tremendamente expressivo. Imagine que, se cada bike for alugada um mínimo de 3 vezes por dia em média (uma estimativa particularmente baixa) estamos falando de 9 mil bicicletas circulando POR DIA a mais na cidade. Isso é mais que um WBT por dia!
    A pergunta que fica é: E A INFRAESTRUTURA? Espero que, além do marketing (e da grana dos bancos) a prefeitura tenha pensado nisso também!

    ABMBDC

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: