Blog Vou de Bike

Postado em 17 de May por Eu Vou de Bike

Tags: , , , , ,

Construção de ciclovias gera mais empregos



Nós já conhecemos os benefícios da ciclovias para quem pedala, e também já sabemos que quanto maior for a infrastrutura para bicicletas na cidade, maior será o número de novos ciclistas. Mas você sabia que a construção de ciclovias também é boa para a economia e gera mais empregos do que a construção de ruas e avenidas?

Pois é, segundo um estudo da professora Heidi Garrett-Peltier, professora PhD da Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos, a criação de ciclovias e ciclofaixas cria duas vezes mais empregos por dólar gasto do que a construção ou manutenção de ruas e rodovias.

A pesquisa explica que o motivo dessa disparidade é que a construção de ciclovias é feita de forma mais ‘manual’, com mais trabalhadores envolvidos, enquanto as ruas e rodovias são feitas com grandes máquinas e poucos operários (especialmente nos Estados Unidos).

Veja abaixo, na terceira coluna, o número de empregos criados a cada US$ 1 milhão na construção:

É claro que devemos continuar contruindo e fazendo a manutenção de ruas e avenidas. Afinal, também pedalamos por elas. Mas quando alguém falar para você que a construção de ciclovias é um desperdício de dinheiro, mostre a pesquisa e lembre que o dinheiro gasto está gerando mais empregos (e fazendo a economia girar) com mais eficiência! Além de, é claro, trazer mais ciclistas para as ruas!

>> Leia o estudo na íntegra (em inglês)

– Via GOOD

Foto no Flickr do Claudio Olivares Medina


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: