Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 14 de maio por Eu Vou de Bike

Tags:, , , ,

Dicas de manutenção da bicicleta

Ao longo das próximas semanas, vamos compilar aqui no Eu Vou de Bike uma série de dicas que já publicamos ao longo de quase dois anos de blog.

Nesta segunda, vamos dar algumas dicas de manutenção para você deixar a bicicleta sempre pronta para o pedal com mais segurança. Trate bem a sua bike!

Pneus
Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua bicicleta instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante. Você pode encontrá-las na lateral do pneu.

Rodas
Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Os cubos devem ser lubrificados periodicamente.

Transmissão
Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados, mas não exagere para evitar o acúmulo de sujeira e detritos. Use lubrificantes específicos para este fim.

Câmbios
Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.

Freios
Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.

Quadro
Ruídos estranhos podem significar falta de lubrificação ou sujeira. Na pior das hipóteses, pode também haver trincas na estrutura da bicicleta ou problemas junto ao movimento central. Leve-a o mais rápido possível ao mecânico de sua confiança para uma checagem mais detalhada.

Guidão
Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção. A perda do controle da bicicleta é extremamente perigosa.

Reparos
Finalmente, se você pedala sozinho ou em grupos organizados, leve sempre um kit básico de sobrevivência para não “ficar na mão”.

Tenha sempre:
Uma câmara de ar reserva ou “kit remendo”;
Espátulas para retirar o pneu;
Bomba de ar (com ou sem indicador de pressão);
Chaves com medidas e tipos adequados aos componentes da sua bicicleta;
Chave de corrente e elos sobressalentes podem ser muito úteis (principalmente se você é um ciclista que prefere pedalar sozinho).

Bom pedal!


Comentário

  • blog muito bom .

    uilton
  • [...] nisso, o blog Eu Vou de Bike  listou algumas dicas de como manter a magrela sempre bem [...]

    Blog – Webbikers » Dicas rápidas para a manutenção das bicicletas webbikers.com.br/blog/?p=2388
  • Vocês conhecem algum livro e/ou video onde posso aprender sobre mecanica de bikes? Sei que o melhor e pondo a mão, mas queria algo tecnico, para aprender tudo direitinho ;0) Obrigado e excelente post.

    Diego
  • Olá esse blog é muito bacana eu to começando a pedalar e aqui conseguir tirar muitas duvidas parabéns pela iniciativa….

    Abiqueila
  • Preciso adaptar o movimento central da minha bike de 50mm pra 30mm. Com isso minha bike fica padrão e posso colocar movimento central blindado, mais usado hoje em dia. Alguma dica sobre isso, onde posso encontrar peça aqui no Brasil? Na internet encontrei algo do tipo “eccentric bottom bracket”, mas procuro algo similar no Brasil. Agradeço se puderem me ajudar.

    Guto André
  • GNT se possível so pra avaliar coloquei minha bike nova e troquei todas as pecas a maioria shimano ….oq me dizem ouvi falarem bem da marca ..

    Taylor ribeirotaylor7@gmail.com

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: