Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 29 de maio por Eu Vou de Bike

Tags:, , , ,

Sorocaba também tem compartilhamento de bicicletas

As coisas estão mesmo mudando no Brasil. A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, também já tem seu sistema de compartilhamento de bicicletas.

O projeto IntegraBike, lançado neste mês, espalhou 120 bicicletas em 15 estações da cidade. A população poderá utilizá-las de graça. O sistema funciona de maneira semelhante ao Bike Rio.

Com um cartão, o usuário pega a bicicleta emprestada e pode usá-la por até uma hora. Em seguida, o usuário tem de devolvê-la em uma das estações ou o cartão será bloqueado. Para utilizá-la por mais de uma hora, a pessoa tem de colocá-la em um dos pontos, aguardar 15 minutos e retirá-la, segundo o jornal Bom Dia.

Saiba mais sobre o lançamento do programa no vídeo abaixo:

E esta não é a primeira iniciativa da cidade para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte!

A cidade conta com 60 quilômetros de vias para bicicletas, uma das maiores redes do País. Todas ciclovias possuem padrão com pintura vermelha, sinalização ao longo dos percursos, calçadas para caminhadas, sistema de iluminação e paisagismo, com gramado, arbustos e arborização.

Segundo a prefeitura de Sorocaba, a meta do Plano Cicloviário é a criação de 100 quilômetros de ciclovias interligadas até 2012, objetivo ousado para uma cidade de apenas 500 mil habitantes.

Veja no vídeo abaixo (institucional) um pouco mais sobre o Plano Cicloviário de Sorocaba:

Além das ciclovias, a cidade instalou paraciclos em locais de grande circulação de pessoas, como o Terminal Santo Antônio, praças, parques e órgãos públicos. O projeto da cidade prevê ainda a criação de bicicletários, pontos estratégicos com serviços de apoio aos ciclistas e dispositivos para facilitar a integração do sistema cicloviário com os demais meios de transportes e os parques municipais.


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: