Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 17 de julho por Eu Vou de Bike

Tags:, , ,

Bicicleta também chega ao mundo acadêmico

A bicicleta está em pauta nas eleições e, em breve, deve chegar também ao mundo acadêmico. O curso de Engenharia Mecânia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deve incluir no próximo semestre a matéria “Estudos da Bicicleta”, que vai abordar a engenharia da bike e também os processos históricos e sociais do meio de transporte.

Segundo reportagem do Terra, a matéria terá 30 horas de duração, será eletiva e terá três módulos: História da Tecnologia, Ciências do Ciclismo, e Cultura, Mercado e Política. “É importante fazer a ligação entre tecnologia e cultura. O que parece impedir um uso maior do veículo é mais uma questão cultural”, explica o professor de Engenharia Mecânica da UFPE e encarregado da nova disciplina, Fábio Magnani.

A ideia de inserir a bicicleta no mundo acadêmico é ótima e deve trazer benefícios para a sociedade no futuro. “Isso vai fazer com que a bicicleta entre na pauta de soluções para a mobilidade nas cidades e vai fazer com que o engenheiro, na hora de ser demandado a desenvolver um novo produto, tenha melhores condições de elaborá-lo”, afirma o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR, Carlos Herdt.

Estudantes de outros cursos, e também gente de fora da UFP, podem se inscrever na matéria. No entanto, há somente 30 vagas, e é necessário estar em uma graduação e fazer uma solicitação de matrícula isolada, além de já ter cursado as disciplinas de Dinâmica e Mecânica dos Fluídos ou possuir conhecimentos equivalentes.


Deixe seu comentário

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: