Blog Vou de Bike

Postado em 9 de August por Eu Vou de Bike

Tags: , , , , ,

A evolução das vias cicláveis de Portland

A cidade de Portland (EUA), como já falamos aqui, é um ótimo exemplo de cidade que se preocupa com a bicicleta como meio de transporte. E essa preocupação não surgiu de um dia para outro, ela veio se consolidando ao longo dos últimos 30 anos. Ou seja, independente do prefeito no cargo, a política pública relacionada à bicicleta não foi alterada.

Para mostrar como foi a implantação de vias cicláveis – ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas – na cidade, o site Bike Portland divulgou um mapa animado mostrando a construção dessas vias ao longo do tempo.

No vídeo abaixo, as vias rosa mostram as vias que estão fora do sistema viário (parques, trilhas, etc). As vias verdes são os chamados ‘bike boulevards‘, um tipo de rua com certas restrições para veículos (algo parecido com a ideia de ciclorrota). As vias azuis são as ciclovias e ciclofaixas. Dá só uma olhada na evolução!

A cidade, que tem 500 mil habitantes, conta com cerca de 15 mil pessoas que se locomovem exclusivamente usando a bicicleta, um número ainda pequeno, mas impressionante se considerarmos a cultura das cidades americanas, exclusivamente voltada aos carros.

De acordo com a Bicycle Transportation Alliance, uma organização que incentiva o uso de bicicleta em Portland, cerca de 2,1 milhões de quilômetros são rodados mensalmente pelos ciclistas da cidade, uma marca impressionante.

O que explica essa predisposição à bicicleta em um país que sempre priorizou os veículos? Além de Portland não ser muito grande, o que ajuda nas locomoções de bicicleta, a cidade conta com uma infraestrutura espetacular para os ciclistas. Paraciclos em cada esquina, estações de aluguel de bicicletas, ônibus que levam as bicicletas em racks instalados na frente do veículo, limite de velocidade reduzido na maioria das ruas… Além de, é claro, a implantação da via cicloviária que você viu no vídeo acima!

Ou seja, a cultura da bicicleta pode muito bem ser criada em uma população que não estava acostumada com a bicicleta como meio de transporte. Basta dar estrutura e segurança para o ciclista, que a demanda reprimida sairá às ruas para pedalar.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre a bicicleta na cidade de Portland. Como diz o vídeo, “o jetpack já existe. É a bicicleta. Nós somos uma cidade de 20 minutos. Nenhuma loja de donut é longe o bastante. Todos os horários de compromissos são fáceis de ser cumpridos”.

– Via TreeHugger
– Foto por Steven Vance


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: