Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 6 de setembro por Eu Vou de Bike

Tags:, , ,

Campanha pelas bicicletas em Nova York



Não é de hoje que a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, está investindo pesado no incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte.

Segundo dados oficiais da Prefeitura de Nova York, o número de pessoas que realizam seus deslocamentos de bicicleta na cidade quadruplicou nos últimos 10 anos. Mais importante ainda é ver o grande salto que esse número deu de 2008 aos dias de hoje (veja no gráfico), quando mais infraestrutura para ciclistas começou a ser instalada.

Foi sob a batuta de Janette Sadik-Khan que a cidade multiplicou suas ciclovias e ciclofaixas. Em apenas quatro anos, segundo o The New York Times, a cidade viu o surgimento de 400 quilômetros de ciclofaixas! Além disso, Janette transformou algumas áreas da cidade que eram exclusivas para os carros, como a turística Times Square, em grandes praças para os pedestres e ciclistas, eliminando também centenas de estacionamentos e vagas de carros nas ruas.

Todo esse crescimento no número de ciclistas, ciclovias e ciclofaixas na cidade acabou causando uma reação negativa em uma parte mais resistente da população, especialmente dos motoristas de táxi e quem dirige com frequência pela cidade.

Para conter essa repercussão negativa da bicicleta e ainda incentivar a convivência pacífica entre motoristas e ciclistas, o grupo Transportation Alternatives se juntou a uma agência de publicidade, a Mother NY, para criar uma série de cartazes, outdoors e peças publicitárias para a internet com a bicicleta como tema central.

São várias peças, mas a quem mais gostamos é a que diz: “Todo novaiorquino em uma bicicleta não está em um carro”. Parece óbvio dizer isso, mas é sempre muito importante ressaltar que cada bicicleta na rua é provavelmente um carro a menos gerando trânsito, poluição, ruído…

Outra arte muito legal é a que diz: “Motoristas bravos com ciclistas precisam de um hobby relaxante. Podemos sugerir a bicicleta?”

Com um visual bem moderno e uma mensagem direta, essa campanha tem tudo para ser um sucesso em Nova York, e o conceito poderia muito bem ser adaptado para outras cidades.

>> Veja todas as artes no site da BikeNYC

Qual é sua arte favorita? Opine!


Deixe seu comentário

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: