Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 30 de outubro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , , ,

Deputados do Paraná aprovam Mês da Bicicleta

O Paraná vem dando bons exemplos quando o assunto é mobilidade urbana e bicicletas. Depois de Gustavo Fruet, prefeito eleito de Curitiba, capital do Estado, ter afirmado que irá para sua posse pedalando, ficamos sabendo que a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou (em primeira instância) um projeto de lei que institui o Mês da Bicicleta no Estado.

O PL 316/12 é de autoria do deputado Rasca Rodrigues (PV) e pode ser lido na íntegra aqui (em pdf). O objetivo do Mês da Bicicleta, segundo Rasca Rodrigues, é “mobilizar toda a sociedade em ações e campanhas que esclareçam e incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e sustentável”.

“O projeto cria no mês uma grande discussão e reflexão. O projeto busca que as políticas públicas coloquem a questão da bicicleta dentro do centro de decisão do governo numa modalidade de transporte extremamente importante nos países civilizados, como é a Holanda, a França, a Espanha…”, disse o deputado.

Ouça abaixo a entrevista:

O projeto foi aprovado em uma primeira votação após receber parecer favorável da Comissão de Constitução e Justiça. Agora, deve haver uma nova votação entre os deputados e, caso a lei seja aprovada, dependerá ainda da sanção do governador.

Como bem lembrou o blog Ir e Vir de Bike, o mês de setembro já é, informalmente, um mês dedicado à mobilidade urbana e ao uso da bicicleta como meio de transporte.

A proposta do projeto de lei, no entanto, é positiva para referendar as atividades que já são realizadas ao longo de todo o mês de setembro e ainda incentivar a promoção e a realização de novas ações educativas e de conscientização para aumentar o número de ciclistas nas ruas.

O que você acha da proposta do deputado Rasca Rodrigues? Gostaria de ver o Mês da Bicicleta oficializado no seu Estado ou na sua cidade? Deixe seus comentários!


Comentário

  • acho uma bobagem pq todo dia deveria ser dia de pensar (e trabalhar!) para possibilitar o uso efetivo da bike como alternativa de transporte urbano. em porto alegre instituíram a semana da bicicleta, coisas assim só servem para incrementar o ‘curriculum’ dos políticos. quem quer fazer mesmo faz como buenos aires, bogotá, não fica de papo furado. é ‘tipo’ ‘semana’ do trânsito, se preocupam com o morticínio durante um tempinho e depois se esquecem de educar/fiscalizar o resto do ano.

    sérgio torres
  • quer fazer algo mesmo, poder público? então faz ciclovias decentes, integradas, com locais para deixar a bike em segurança. pronto. o resto a gente faz (e com muito prazer!). um abraço.

    sérgio torres
  • Acho uma bela iniciativa, pois abre um espaço para discussão e conscientização das pessoas sobre os benefícios da bicicleta.
    Parabéns ao Paraná pela iniciativa!

    Ceres Battistelli
  • Temos que comemorar qualquer espaço conquistado. Parabéns Deputado.

    José Carlos A. Belotto

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: