Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 22 de outubro por Eu Vou de Bike

Tags:, , , ,

Salvador busca ser a cidade com mais KMs de ciclovias do Brasil

Um projeto em estudo em Salvador, capital da Bahia, pretende colocar a cidade definitivamente no mapa cicloviário do Brasil.

O projeto Cidade Bicicleta – Mobilidade Para Todos, criado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), quer incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer por meio da instalação de ciclovias na cidade.

Atualmente, Salvador tem apenas 17,5 quilômetros de ciclovias e 2,5 quilômetros de ciclofaixas, um número bem abaixo do esperado para uma capital turística.

Com o projeto Cidade Bicicleta, o objetivo é ter até a Copa do Mundo de 2014 cerca de 220 quilômetros de ciclovias espalhadas pela cidade e pelo município vizinho de Lauro de Freitas.

O projeto foi dividido em cinco etapas, e o primeiro edital já foi lançado. Segundo o portal iBahia, as obras devem começar em maio de 2013 e o custo total do projeto será de R$ 40 milhões.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Foto Rita Barreto – Setur


Comentário

  • Morei em Salvador por 20 anos. Desisti de pedalar lá porque para onde se vira tem uma ladeira matadora! Assisti ao vídeo, só vi pedalando nos planos, na orla, nas vias de vale, nos parques (Pituaçu é onde se vê aquele mato todo) e no parque horizontal da Ondina. Quero ver pegar uma ladeira no Horto ou na Federação. Esse tipo de “projeto” pulula para todo lado. Agora em Recife temos o PEDALA PE. O Rio tem o dele e acredito que todo mundo resolveu que a bicicleta é a chave da mobilidade. Mas efetivamente, não se concretiza nada. Até agora só vi discurso, e ciclista morrendo atropelado. Aliás, estamos cheios de discursos variados de obras mirabolantes, BRTs, túneis, viadutos, ciclovias para todo lado, mas um operário pintando uma ciclofaixa que já existe, pondo uma placa de sinalização ou uma campanha real para lembrar ao motorista que o ciclista também é pai, trabalhador, tem compromissos, isso a gente não vê! Quero mais ação e menos tapeação!

    Rogério Leite pedalandoeolhando.blogspot.com
  • Vi uma apresentação da prefeitura num seminário e fiquei positivamente impressionada! fizeram uma pesquisa origem-destino com os ciclistas da cidade, para conhecer o perfil, trajeto, etc. tomara que saia do papel!

    Renata Florentino twitter.com/mobilidadeurb
  • como faço para ter a bilhete p tirar uma bike?

    elda vieira
  • PIADA PIADA PIADA
    nada disso vai ocorrer
    a cidade não tem cultura de bicicleta; não terá nos próximos 50 anos.
    ciclovias nao resolvem.
    ciclismo em salvador é, e continuará sendo, para quem realmente tem coragem de encarar essa cidade, infestada de ignorantes sobre 4 rodas

    ciclista
  • Bom dia! Quero informação de como me cadastrar e não não consigo. O que faço?

    41010633
    Grata

    Mônica Pinto
  • Olá pessoal! tenho 65 anos e um grande sonho de aprender andar de bike ainda não me deixou. Gostaria muito de saber como posso contactar com o bike anjo mais proximo da minha cidade, pois moro em Lauro de Freitas, Ba. Fico no aguardo de um contacto e desde já muito agradecida.

    Edir.

    edir de castro santana
  • Sou ciclista a mais de 50 anos, praticamente nasci em cima de uma bicicleta, na infância ia no colégio, na juventude ao trabalho, na idade adulta continuei andando de bicicleta quando vou a São Paulo ando de bicicleta, morei em Aracaju, conheci a cidade toda de bicicleta, o ano passado estive na Suíça por 40 dias minha companheira la, uma bicicleta, andei na cidade no campo e nas rodovias, hoje moro em salvador, tenho 3 bicicletas, ando sempre nos finais de semana que o movimento de carros é menor, sempre procuro as ciclovias, mas em certos lugares tenho que andar na rua, ai todo cuidado é pouco, mas tenho notado que a educação dos motoristas para com os ciclista vem melhorando aos poucos, talvez no futuro possamos andar de bicicleta por toda a Salvador sem medo de ser atropelado

    Persio Akil
  • quem é louco de pedalar pelas ciclovias de itapuã? pelas ciclovias, há ponto de onibus, entrada e saída de veículos, sem falar nos que usam como estacionamento. Não há qualquer fiscalização quanto a isso e o ciclista fica totalmente exposto! Do que adiante ter km de ciclovia fantasiosa?

    taise

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: