Blog Vou de Bike

Postado em 22 de May por gugamachado

Tags: , ,

Veja qual é o tipo de bike ideal para você

Bike Shop

Ok, estou convencido a ir de bike. Mas como escolher minha primeira bicicleta, já que existem tantas opções disponíveis?

Existem vários modelos de bicicletas para várias finalidades diferentes. A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar uma bike é pensar em como você vai usá-la. Veja abaixo algumas coisas perguntas que você deve responder na hora de decidir por um modelo:

– Vou andar somente na cidade/estrada? Vou pedalar na cidade/estrada e também no campo? Vou pedalar apenas no campo?

– Vou usar minha bike apenas para transporte e recreação? Ou será que eu me arrisco em alguma competição, mesmo que para iniciantes?

– Quanto tempo, em média, irei pedalar por dia?

– Quanto dinheiro estou disposto a gastar com essa bicicleta?

Quando vamos comprar uma bicicleta, devemos saber exatamente qual será a sua finalidade, pois para cada uso há uma bike diferente. Se possível, pesquise na internet, converse com ciclistas experientes e também pegue a bicicleta de algum amigo emprestada para ver se você se adapta ao modelo.

Hoje em dia há vários tipos de bikes no mercado. Basicamente, elas estão divididas em:

– Urbana (aquela usada p/ transporte na cidade, inclusive de carga)
– Mountain Bike (a mais comum, com pneus largos e com cravos)
– Speed (aquela bike com pneu fininho)
– Híbrida (uma mistura entre a bike speed e a mountains bike)

As mais indicadas para os recém-chegados são as bikes urbanas e híbridas, que têm o quadro com maior distância entre os eixos. Com a maior distância, o ciclista pedala em uma posição mais ereta do que na bike de estrada ou na mountain bike. Essa posição favorece mais a visibilidade e o conforto, mas diminui a performance.

As bikes urbanas e híbridas são muito cômodas de se pedalar. Algumas vêm até com suspensão na frente, o que dá muito mais conforto no trajeto, especialmente em vias um pouco mais esburacadas. No entanto, para uso urbano e recreacional, o amortecedor não é um equipamento extremamente necessário. Os pneus mais largos e amortecedores no selim também melhoram muito o conforto dessas bikes. E, por causa da distância entre os eixos, as reações da bicicleta ficam mais lentas, facilitando a condução por parte dos ciclistas iniciantes.

bike urbana
Bikes urbanas são menos velozes, mas mais ágeis para as cidades

As mountain-bikes (MTB), muito populares no Brasil, são bicicletas feitas para andar no campo, em trilhas, mas que também podem ser utilizadas sem problemas nas cidades. As mountain bikes tem as rodas mais largas e com cravos, que ajudam a absorver impactos e dão mais aderência em terrenos de lama.

Para usar uma mountain bike na cidade, o ideal é que seus pneus originais, de cravos, sejam substituídos por modelos mais lisos, que proporcionam mais aderência ao asfalto, trazendo mais conforto e fluidez. Por ter amortecedores na frente e atrás, as moutain-bikes são muito confortáveis de se pedalar.

Ciclista faz trilha com mountain bike

Porém, caso você tenha claro que vai querer andar em estradas em velocidades elevadas (acima de 30 km/h) e quem sabe até participar de competições, você deve optar por uma Speed. Este é o tipo de bike mais exigente de todos. O conforto é bem menor do que o oferecido por qualquer outro tipo de bicicleta Os pneus são estreitos, calibrados com muita pressão, o quadro é rígido e o ciclista vai pedalar mais curvado, para melhorar a aerodinâmica.

Em baixas velocidades, a Speed não é nada cômoda, pois é pouco maleável e o perigo de queda aumenta muito, especialmente em asfaltos de baixa qualidade. Portanto, para o ciclista iniciante, a Speed é um grande desafio. Ela pode, no entanto, proporcionar uma enorme satisfação quando você se familiariza com suas características e está em boa forma física, sendo então capaz de tirar todo o prazer que ela pode oferecer.

Bike Speed
As bikes Speed são mais indicadas para atletas experientes

O número de marchas em uma bicicleta não é assim tão importante quanto parece. Elas podem ter desde 6 ou 7 (frequentemente encontradas nas bikes urbanas, em especial na s dobráveis), 18, 21, 24 ou até 27! Em qualquer situação, um câmbio com pelo menos sete marchas é mais do que suficiente para o ciclista principante. Na verdade, é melhor um câmbio com menos marchas que funcione com suavidade e precisão do que um com muitas marchas de má qualidade – infelizmente algo muito comum no comércio.

Seja qual for a escolha, o ideal é comprar a bike numa bicicletaria, ou mais atualmente, numa “bike shop”, que vai poder oferecer mais informações e adequar melhor as suas expectativas quanto ao uso que irá fazer da bike. Em breve, falaremos aqui sobre algumas características de tamanho e anatomia que você deve saber na hora de comprar a bike. Se tiver dúvidas, basta deixar um comentário abaixo!


Comentário

  • Quero participar nessa com baik, com baik samos comciente no trânsito temos que pedalar sério e ter comciensia que baik não é só baik mas sim um meio mais rápido de chega em qualquer lugar primeiro do que carro moto e ônibus vc não acha

    Sergio silva neves sergionene73@gmail
  • Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Veja qual é o tipo de bike ideal para você Achei uma pessoa de goiânia para o resto da minha vida, acessei o site http://www.namorogoiania.com.br e encontrei minha alma gêmea aqui mesmo em goiânia. Agradeço ao site por existir, e indico aos amigos e quem queira ter um relacionamento sério.

    Aline Dantra namorogoiania.com.br
  • Eu tenho uma bike . Da euvoudebike.com

    Elias YouTube
  • Eu comecei a andar de bike para ver se emagrecia, e então comecei a pegar gosto pela brincadeira.

    Gabriela Javorski colastrinafunciona.org
  • Sempre gostei de andar de bicicleta na cidade, aí comecei a fazer trilhas e tive que comprar um novo modelo, mas agora lendo esse artigo vi que não fiz a escolha certa :-( Obrigada pela ajuda.Segredos Da Felicidade

    Ivone segredosdafelicidade.com
  • Olá, ótimo artigo, até me animei a comprar uma bike!! Obrigada pelas dicas e incentivo!!!!!

    Maria Julia https://vendendodoces.com
  • Já ando de bike na minha cidade, é uma ótima forma de economizar com transporte e de quebra cuidar da saúde, física e mental, para mim é uma terapia.

    João Carlos https://reprogramandosuamente.com

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: