Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 22 de maio por gugamachado

Tags:, ,

Veja qual é o tipo de bike ideal para você

Bike Shop

Ok, estou convencido a ir de bike. Mas como escolher minha primeira bicicleta, já que existem tantas opções disponíveis?

Existem vários modelos de bicicletas para várias finalidades diferentes. A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar uma bike é pensar em como você vai usá-la. Veja abaixo algumas coisas perguntas que você deve responder na hora de decidir por um modelo:

- Vou andar somente na cidade/estrada? Vou pedalar na cidade/estrada e também no campo? Vou pedalar apenas no campo?

- Vou usar minha bike apenas para transporte e recreação? Ou será que eu me arrisco em alguma competição, mesmo que para iniciantes?

- Quanto tempo, em média, irei pedalar por dia?

- Quanto dinheiro estou disposto a gastar com essa bicicleta?

Quando vamos comprar uma bicicleta, devemos saber exatamente qual será a sua finalidade, pois para cada uso há uma bike diferente. Se possível, pesquise na internet, converse com ciclistas experientes e também pegue a bicicleta de algum amigo emprestada para ver se você se adapta ao modelo.

Hoje em dia há vários tipos de bikes no mercado. Basicamente, elas estão divididas em:

- Urbana (aquela usada p/ transporte na cidade, inclusive de carga)
- Mountain Bike (a mais comum, com pneus largos e com cravos)
- Speed (aquela bike com pneu fininho)
- Híbrida (uma mistura entre a bike speed e a mountains bike)

As mais indicadas para os recém-chegados são as bikes urbanas e híbridas, que têm o quadro com maior distância entre os eixos. Com a maior distância, o ciclista pedala em uma posição mais ereta do que na bike de estrada ou na mountain bike. Essa posição favorece mais a visibilidade e o conforto, mas diminui a performance.

As bikes urbanas e híbridas são muito cômodas de se pedalar. Algumas vêm até com suspensão na frente, o que dá muito mais conforto no trajeto, especialmente em vias um pouco mais esburacadas. No entanto, para uso urbano e recreacional, o amortecedor não é um equipamento extremamente necessário. Os pneus mais largos e amortecedores no selim também melhoram muito o conforto dessas bikes. E, por causa da distância entre os eixos, as reações da bicicleta ficam mais lentas, facilitando a condução por parte dos ciclistas iniciantes.

bike urbana
Bikes urbanas são menos velozes, mas mais ágeis para as cidades

As mountain-bikes (MTB), muito populares no Brasil, são bicicletas feitas para andar no campo, em trilhas, mas que também podem ser utilizadas sem problemas nas cidades. As mountain bikes tem as rodas mais largas e com cravos, que ajudam a absorver impactos e dão mais aderência em terrenos de lama.

Para usar uma mountain bike na cidade, o ideal é que seus pneus originais, de cravos, sejam substituídos por modelos mais lisos, que proporcionam mais aderência ao asfalto, trazendo mais conforto e fluidez. Por ter amortecedores na frente e atrás, as moutain-bikes são muito confortáveis de se pedalar.

Ciclista faz trilha com mountain bike

Porém, caso você tenha claro que vai querer andar em estradas em velocidades elevadas (acima de 30 km/h) e quem sabe até participar de competições, você deve optar por uma Speed. Este é o tipo de bike mais exigente de todos. O conforto é bem menor do que o oferecido por qualquer outro tipo de bicicleta Os pneus são estreitos, calibrados com muita pressão, o quadro é rígido e o ciclista vai pedalar mais curvado, para melhorar a aerodinâmica.

Em baixas velocidades, a Speed não é nada cômoda, pois é pouco maleável e o perigo de queda aumenta muito, especialmente em asfaltos de baixa qualidade. Portanto, para o ciclista iniciante, a Speed é um grande desafio. Ela pode, no entanto, proporcionar uma enorme satisfação quando você se familiariza com suas características e está em boa forma física, sendo então capaz de tirar todo o prazer que ela pode oferecer.

Bike Speed
As bikes Speed são mais indicadas para atletas experientes

O número de marchas em uma bicicleta não é assim tão importante quanto parece. Elas podem ter desde 6 ou 7 (frequentemente encontradas nas bikes urbanas, em especial na s dobráveis), 18, 21, 24 ou até 27! Em qualquer situação, um câmbio com pelo menos sete marchas é mais do que suficiente para o ciclista principante. Na verdade, é melhor um câmbio com menos marchas que funcione com suavidade e precisão do que um com muitas marchas de má qualidade – infelizmente algo muito comum no comércio.

Seja qual for a escolha, o ideal é comprar a bike numa bicicletaria, ou mais atualmente, numa “bike shop”, que vai poder oferecer mais informações e adequar melhor as suas expectativas quanto ao uso que irá fazer da bike. Em breve, falaremos aqui sobre algumas características de tamanho e anatomia que você deve saber na hora de comprar a bike. Se tiver dúvidas, basta deixar um comentário abaixo!


Comentário

  • Oi! Como vão?

    To querendo comprar uma bike num estilo mais clássico, vintage, e só vejo pra comprar opções sem marcha.. Procurei na internet, mas não achei nada confiável para responder minha dúvida. Queria saber qual a real necessidade de uma bike ter marcha? Eu iria com ela pra faculdade, cerca de 1,5km, e provavelmente por ruas bem planas!

    Muitíssimo obrigada! (:

    Isadora
  • Veja se este post te ajuda…http://www.euvoudebike.com/2010/06/qual-a-marcha-ideal-para-a-bicicleta/

    gugamachado
  • Se as distâncias a percorrer forem mais ou menos curtas e não houver grandes ladeiras, uma bicicleta sem marcha pode ser interessante.

    Cynthia
  • Olá amigos.
    Quero entrar no mundo das bikes, irei andar somente em asfalto e paralelepípedos e servirá para condicionamento fisisco, começarei com pequenas distancias.
    Porém preciso de uma bicicleta extremamente confortável pois possuo 4 hérnias de disco e solavancos seriam desastrosos pra mim. Pensei em uma full suspencion, mas já li que não são boas bicicletas. Posso gastar até R$ 1000,00. Please, me ajudem.

    cleiton
  • Boa Tarde, qual seria minha bike ideal? tenho 1,85, peso 105 kg, meu uso seria pedalar algo em torno de 40min – 1 hora, em terreno com ladeiras e asfalto com falhas, ja tive uma caloi aluminium, mas nao achei resistente a manivela do pedal partiu enquanto eu andava…

    Nao estou procurando performance, quero resistencia e durabilidade, podem me ajudar?

    Davi
  • [...] Espero que este material te ajude a escolher sua bike. Uma coisa você pode ter certeza: é muito gratificante e saudável dar uma boa pedalada. Achei um artigo bem interessante tratando sobre o mesmo assunto: Veja qual é o tipo de bike ideal para você. [...]

    Qual bike devo comprar? | Cleverson Sacramento cleversonsacramento.com/2011/02/06/qual-bike-devo-comprar
  • Olá! Pretendo fazer pedaladas relativamente logas em grupo. Por isso queria saber
    qual bike realmente combinaria comigo. Sou brasileiro… e como todos sabem o asfalto não é um dos melhores… e também subir calçadas, andar em terrenos “desgastados” e etc. mas queria uma bike com bom custo-benefício. O que indicaria
    a fazer? Obrigado!

    Ian Pontes
  • [...] Rezar e Amar? *-* Ellen Caliseo e sua linda magrela cor de uva ♥ Ficou com vontade? Então dá uma lida neste post para descobrir qual o tipo ideal de bicicleta para [...]

    Tô indo, e vou de bike! | Mulher Vitrola mulhervitrola.com.br/2013/01/to-indo-e-vou-de-bike
  • Bom dia tenho um sonho que e ir de londres a Portugal de Bike,ja ando de bike a 2 anos uso sempre para ir e voltar do trabalho rodo numa media de 30 km por dia durante 5 dias por samana descasando o fim de semana,minha duvida e:minha bike e uma rod bike Giant rapid 3 24 speed com algumas modificacoes para hibrid com guardalamas bagageiro descanco porque levo alforge gostaria de saber se posso realizar a viagem com ela se sim quais as modificacoes que teria de fazer,se nao qual a biken ideal obrigado aguardo reposta abracos.

    antonio rego
  • Pretendo começar ir a faculdade de bike, são exatos 17,8 Km (Ida). Gostaria de fazer esse trajeto em 40 minutos, eu como iniciante tenho capacidade de fazer tal trajeto nesse tempo? tenho boa forma física.

    Adauto
  • Bom dia, a ALUMINUM SPORT da CALOI é uma boa biclicleta para iniciantes?

    Quero apenas andar na cidade, inicialmente. E talvez estrada posteriormente.

    Obrigado

    *Especificações
    Quadro de alumínio mais leve e resistente à corrosão
    Suspensão dianteira
    Câmbio 21 velocidades
    Quick Release para ajuste da altura do selim
    Trocadores Grip System Caloi
    Freios V-Brake em alumínio

    Sam
  • [...] Veja qual é o tipo de bike ideal para você – Eu Vou de Bike algumasbrasilcomentdroeuvoudebikefacebookmelhor-as-suasmountain-bikemtbportantourbana [...]

    Veja qual é o tipo de bike ideal para você – Eu Vou de Bike | BIKE NOTICIAS droidhost.com.br/wp/bikenoticias/2014/05/22/veja-qual-e-o-tipo-de-bike-ideal-para-voce-eu-vou-de-bike
  • [...] Veja qual é o tipo de bike ideal para você [...]

    BIKE NOTICIAS | Veja qual é o tipo de bike ideal para você – BIKE NOTICIAS droidhost.com.br/wp/bikenoticia/2014/05/22/veja-qual-e-o-tipo-de-bike-ideal-para-voce
  • [...] Veja qual é o tipo de bike ideal para você – Eu Vou de Bike [...]

    BIKE NOTICIAS | Veja qual é o tipo de bike ideal para você – Eu Vou de Bike – BIKE NOTICIAS droidhost.com.br/wp/bikenoticia/2014/05/22/veja-qual-e-o-tipo-de-bike-ideal-para-voce-eu-vou-de-bike
  • Bom Dia,
    Montei uma bike caiçara com cambio de 18 v. porém tenho encontrado grandes dificuldades no manuseio do mesmo, faço passeios noturnos com um grupo de amigos, todas as terças a noite na região de Vila Zelina, Zona Leste de São Paulo, o cambio da bicicleta pula de uma catraca para outra de forma estranha e a mesma é novinha e revisada, até já me perguntei se fiz uma má compra, pois tudo teria que funcionar perfeito, acho também que não me adaptei com o guidão. Caso alguém tenha que iniciar com uma caiçara acho que devam testar uma primeiro para ver se é possível se adaptar facilmente.
    Obrigado pelo seu tempo de leitura.

    Fernando
  • Quero comprar uma bicicleta de passeio para levar minha filha de 1 ano e meio para passear.
    Quais as marcas boas com preço em conta? Considerando que meu uso será para passeio aos finais de semana.
    Obrigada,

    Marcelle
  • Carambaaaaaaaaaaaaaaaaaa que desenho mais sinistrooooo…kkkkkkkk …o pior que foi e continua sendo assim mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fernando
  • Olá! Também preciso de uma ajuda!
    Sou completamente inexperiente no assunto, mas eu e minha esposa decidimos que vamos adotar a bike como meio de transporte para pequenas e médias distâncias.
    A questão é que tenho algumas limitações em razão de um probleminha na coluna, e fico muito desconfortável com as bikes que só possibilitam a posição de ataque. Eu gostaria muito de encontrar um modelo de guidão mais alto e eixo mais baixo, que possibilitasse uma pedalada numa posição mais ereta, mais na vertical.
    Procurei bastante e me parece que a Electra (toownie) seria a ideal pela geometria, mas ela não está disponível por aqui.
    Alguém poderia me indicar algum modelo disponível no mercado brasileiro que atenda a essas características?
    Valeu galera!

    Evandro Albiach Branco
  • adorei as questões levantadas ,tenho algumas dúvidas, e o site esclarece muito.

    suzana gama
  • Olá tudo bem com vocês???
    Estou querendo comprar uma bike nova, procuro durabilidade, leveza e qualidade, pretendo ir ao trabalho com ela e fazer alguns passeios também, é viável comprar pronta ou comprar as peças e montar???? Qual marca devo comprar????

    Ana Carina
  • Quero entrar em um grupo que ja percorrem medias distancias emnbombtempo.

    jean rodrigo
  • Sou iniciante treino em academia. Quero entrar em um grupo que faz medias diastancias no asfalto com bom tempo.
    Meu orcamento e limitado qual bike indicam?

    jean rodrigo
  • Olá pretendo começar a prática montan Baikereciso de ajuda para compra da melhor baike e a mais adequada,obrigado ficarei no aguardo…..

    Leia
  • Olá pessoal!
    Gostaria de uma opinião/avaliação de quem entende dos componentes de bike.
    Estou adquirindo uma BIKE TREK Shift 3 WSD. Minha dúvida é quanto algumas diferenças que existem no modelo de 2014 para o 2015. Avaliando as duas, já que há algumas modificações, qual vocês acham que está melhor montada?
    Seguem os links :O primeiro e segundo é das bikes, respectivamente pelo ano –

    http://www.trekbikes.com/br/pt/collections/womens/city/recreation/shift/shift_3_wsd/#

    http://www.trekbikes.com/br/pt/collections/womens/city/recreation/shift/shift_3_wsd_2014/

    E esse terceiro é da comparação entre as duas:

    http://www.trekbikes.com/br/pt/bikes/compare/

    Obs. O modelo 2014 não possui os furos para suporte de garrafa de água.

    Agradeço imensamente as opiniões e sugestões.
    Um abraço!!!

    Martte
  • Bom dia!!!
    Especificamente, as diferenças que me deixaram em dúvidas são as seguintes:
    SUSPENSÃO DIANTEIRA:
    2014 – SR Suntour NEX, pré carga ajustável com bloqueio, 50 mm de curso
    2015 – SR Suntour NEX, mola helicoidal Rider Right WSD, pré-carga, curso de 50 mm
    CÂMBIO DIANTEIRO:
    2014 – Shimano M191
    2015 – Shimano Altus
    AVANÇO (MESA):
    2014 -Haste de liga, elevação ajustável
    2015 – Quill de liga, elevação ajustável

    PS1.Aí (haste e quill) não sei se é a mesma coisa.

    CONJUNTO DE FREIOS:
    2014 – Freios Tektro de tração linear, de liga, com alavancas Shimano EF65
    2015 – Tektro de acionamento linear, em liga

    PS2 – Não sei se está faltando informação na modelo 2015.

    FURO PARA SUPORTE DE GARRAFA D’ÁGUA:
    2014 – Nao tem.

    Agradeço os comentários.
    Abraço!!!!

    Martte
  • Que pena que nao dao atencao as questoes dos leitores….porque abrem opcao de comentarios?

    paulinhoccc
  • Bom dia!
    Quero começar a fazer uso de bicicleta no meu dia a dia, tenho 2 metros 130 quilos e preciso de um bicicleta que atende o meu perfil, poderia me ajudar?

    Robson Piontkovsky
  • Olá!
    Meu trajeto de casa para o trabalho é de 8,9km, e quero começar a fazer este percurso de bicicleta…
    Mas estou na dúvida de qual a bicicleta ideal para isso… eu gostaria muito de poder usar uma bicleta dobravel (como esta da primeira foto), por ser compacta e caber em qualquer lugar… Inclusive é uma bike confortavel para mim levando em consideração minha altura (1,55m rs). Mas será que uma bicicleta dessa é resistente o suficiente para fazer esse trejeto todo dia? Ou pior, ela atrasaria mais o tempo de percurso?

    Obrigada!

    Renata
  • Olá, estou querendo começar a pedalar, tenho preferência por mtb aro 26 por causa da minha altura, 1,63. Mas estou na dúvida quanto às marchas, 21v ou 24v???
    Pretendo praticar em trilhas com muitas subidas e descidas.
    Kero gastar no máximo 1200 reais.
    Obrigada

    Tamize
  • Ola!
    Estou pensando em comprar uma bike para perder peso, tenho 1,83 de altura e peso 120 kgs.
    Gostaria de iniciar com uma bike acessível.
    Obrigado.

    Gabriel Sanmartim
  • Olá estou em dúvida qual bicicleta comprar?
    Quero voltar a esse mundo de ciclismo,

    Josué
  • Oi, tenho 49 anos, vou comprar uma bike para andar pelas ciclovias, só na cidade, quero um bike que me dê conforto, tenho 1 metro e 82, qual seria a melhor opção ? qual aro, altura ? quero invetir no máximo R$ 1,000,00

    virgilio
  • Olá!
    Eu estou fazendo um Trabalho de Conclusão de Curso, (TCC), eu gostaria de saber qual é o melhor modelo para realizar um projeto de bicicleta elétrica?
    Desde já, agradeço.

    Poliana
  • Boa tarde! Vou comprar uma mountain bike entre 1.000,00 e 1.800,00 reais. Gostaria de saber quais marcas são mais confiáveis. Pesquisei algumas marcas como KHS, GT, Tito, Oggi e Schwin. Essas são boas marcas? Obrigado.

    Matheus Barbosa Braga
  • Muito bom, o tipo ideal pra mim eu aprendi, agora só falta coragem para colocar em prática hehe, obrigado

    Ricardo Maia comopassardelineador.com
  • Boa noite preciso de uma bike pra fazer trilha onde eu encontro emCuritiba.

    Isabel
  • Olá, foi muito bom encontrar esse site!
    Eu quero começar a pedalar. Tenho 1m 55cm.
    Quero uma bicicleta para asfalto, transporte, pedaladas curtas à noite e pedaladas longas, por volta de 70 Km. Eu só vou usar a bicicleta na cidade e na estrada.
    Há algum lugar em que vocês possam estar me direcionando aqui no site?
    Quais são as possibilidades que tenho dentro de um orçamento até 2.000,00 reais?
    Até mais!

    Daiane Santos
  • Ola, se alguém puder me ajudar agradeço, eu e minha namorada as vezes saimos para andar de bike, mas ela sempre desiste no meio do caminho e reclama da bike, quando trocamos de bike é a mesma coisa. Acredito que a bike seja um pouco grande pra ela, é uma mountain bike aro 26 quadro 19, gostaria de saber de voces qual é o tamanho e tipo ideal de namorada para se encaixar nesta bike, obrigado.

    Paulo
  • Olá gostaria de uma ajuda , quero começar a pedalar em trilha e asfalto e não sei qual é a bike ideal para comprar eu tenho 1,60 de altura

    Marcilene
  • Bom Dia
    Estou querendo comprar uma bike para ir ao trabalho, só que tem muita subida ingrime gostaria de saber qual bike é mais adequada para mim.
    altura 1.67

    Att

    Marcelo
  • Bom dia!
    Estou querendo ter a minha primeira bicicleta, meu propósito e unir esporte e também para ir ao trabalho. qual é o melhor modelo?

    aline
  • Bom dia estou em busca de uma bicicleta até R$ 1800 , estou na duvida da oggi hacker 29 ou B twin 500 26 , por favor me ajudem

    Leandro
  • Muito legal seu site, parabéns. Hoje moro no interior do Vale do Paraíba, aqui por ser cidade pequena, é basicamente uma bicicleta urbana, é muio útil e usada pra tudo, desde passeio até serviço. A cidade é calma então ela permite isso.

    Max radarfun.com.br
  • Quero participar nessa com baik, com baik samos comciente no trânsito temos que pedalar sério e ter comciensia que baik não é só baik mas sim um meio mais rápido de chega em qualquer lugar primeiro do que carro moto e ônibus vc não acha

    Sergio silva neves sergionene73@gmail

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: