Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 10 de setembro por gugamachado

Tags:, , ,

Ciclovias e Cidades Amigas dos Ciclistas

Nossos leitores de São Paulo devem estar acompanhando a recente polêmica sobre as novas ciclofaixas e ciclovias instaladas na cidade. E isto não é novidade nenhuma, pois até em cidades muito mais antigas e organizadas que São Paulo (Paris, Nova Iorque, Londres), quando o poder público decidiu incentivar a mobilidade por bicicletas implementando e estruturando a malha cicloviária as polêmicas foram muito parecidas.

Neste post, nossa colaboradora, a jornalista e esrcitora Ana Paula, fala sobre algumas cidades “amigas dos ciclistas”. Esperamos em breve que São Paulo figure nesta lista! E a continuar este movimento, certamente figurará!

Comprar uma bicicleta usada pode ser uma das atitudes mais bacanas que você pode realizar para si mesmo e para uma sociedade ecologicamente sustentável, é claro que muitas vezes estruturalmente as cidades não são devidamente preparadas para tutelar os ciclistas, porém podemos ter boas inspirações e conhecer as cidades no mundo que tem o melhor preparo para atender os apaixonados pela bicicleta.

Vamos começar com Amsterdã na Holanda, é impressionante a utilização das bicicletas pelos seus morados, inclusive passa por um período de saturação do tráfego que pede um projeto de reestruturação uniforme, mas ver os imensos estacionamentos repletos de bicicletas e curtir a atmosfera ciclística que inunde a cidade é agradabilíssimo.

Prosseguimos pela Dinamarca na cidade de Copenhagen, ali encontra-se uma malha bem estruturada para as bicicletas e muito uniforme, além disso diversos projetos de melhorias estão em andamento.

Utreque nos países baixos possui uma infraestrutura para bicicletas invejável, além de possuir um índice de utilização muito bom, já na Espanha em Sevilha temos um bom exemplo como a construção de oitenta quilômetros de malha em apenas 1 ano, que foi fomentada pela vontade política.

Falando em quilômetros na França em Bordeaux existem 200 quilômetros de malha para bicicletas e se incluirmos a região metropolitana esse número sobe para 400 Km! Outra cidade francesa que tem o intuito de investir 40 milhões de Euros em ciclovias é Nantes aumentando para 400 km sua malha.

Outro bom exemplo de cidade com interesse num transporte sustentável fica na Bélgica em Antuérpia, que usa a bicicleta como um dos mais importantes meios de transporte com um percentual de uso de dezesseis por cento na cidade.

Outra cidade da Holanda é Eindhoven sempre buscando novos projetos para desenvolver ainda mais o setor das bikes.

A Suécia também investiu pesado para avivar o fluxo das bicicletas, 47 milhões de Euros para serem utilizados ao longos de 7 anos.

Terminamos com Berlim na Alemanha, esta grande cidade possui um percentual de 13 por cento em bicicletas, e dependendo do bairro, este número pode subir para aproximadamente a 25%!


Comentário

  • Muito Boa Postagem, EU VOU DE Bike sempre pedalando na frente, obrigado pelas informações!

    Luiz Henrique Mello de Souza aguiamontador.com.br
  • Show de Bola, tudo foi bem colocado… Andar de Bike faz bem a Saúde, a nossa Cidade e ao nosso Bolso. Parabéns para a todos do blog ” Eu Vou de Bike “!

    Leandro Hernandes lhmontagemdemoveis.com.br

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: