Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 11 de junho por Eu Vou de Bike

Tags:, , ,

Saiba como remendar a câmara da bicicleta

Continuando a série de posts sobre emergências mecânicas e manutenção de bicicletas, mostraremos como realizar um reparo (remendo) na câmara do pneu da bike.

Para saber como retirar a roda envolvida, chegando até a câmara, leia nosso post anterior.

Você vai precisar dos instrumentos abaixo, facilmente encontrados nas bikeshops e magazines de esporte:

Após ter acesso a câmara, a primeira coisa a fazer é identificar o furo. O ideal é até marcá-lo de alguma forma (uma caneta, por exemplo).

Uma vez identificado o furo, você deve deixar a câmara totalmente esticada (veja melhor no filme abaixo) utilizando o dorso da mão como apoio. Se o furo for pequeno e ela ainda estiver ligeiramente inflada, não há problema. Com isto, a câmara fica mais apoiada, tomando a forma do dorso da mão.

Feito este passo, pegamos a lixa (que acompanha a maioria dos kits de reparo de câmara disponíveis no mercado) e realizamos uma raspagem da área do furo, para retirar qualquer tipo de impureza que possa a vir impedir a boa fixação do remendo.

Note que uma vez fixada a câmara no dorso da mão, o ideal é que ela não seja mais solta, para que não haja a possibilidade de “perder” de vista a área preparada.

Em seguida, iniciamos a aplicação da cola (que acompanha a maioria dos kits de reparo de câmara disponíveis no mercado) utilizando o próprio corpo da embalagem da cola para a aplicação. Devemos evitar o uso do dedo na aplicação, para que a gordura da mão não “contamine” a área do reparo, minimizando a adesividade do remendo.

Após a aplicação, aguardamos a secagem da cola, que pode variar de acordo com o fabricante. Uma dica é perceber através da diminuição do “brilho” da mesma. Geralmente quando ela é aplicada ela fica brilhante, e na medida em que sua secagem se processa ela vai ficando “opaca”. A perda do brilho então indica o ponto de secagem ideal e a partir deste prosseguimos com nosso reparo.

Durante esta secagem a câmara pode ser retirada da posição em que estava, podendo “descansar” em alguma superfície plana, evitando contato com a região do reparo.

Após a secagem da cola, utilizamos então o “remendo” propriamente dito (que acompanha a maioria dos kits de reparo de câmara disponíveis no mercado, e em São Paulo é chamado de “estrelinha”), normalmente oferecido em tamanho único ou como uma peça grande cujo tamanho é definido no momento da aplicação, ao recortar a medida que for necessária. Este último é mais incomum, mas também presente no mercado.

Retire então a película protetora do remendo, evitando contato com a área adesiva do mesmo. Voltamos a “enrolar” a câmara da maneira anterior (no dorso da mão) de modo a termos o apoio da região a ser remendada e a seguir aplicamos o remendo com a outra mão no local previamente preparado.

Após a colocação do remendo, retire a película de proteção superior do mesmo, passando o dedo “por cima” do remendo para evitar imperfeições.

Agora é só encher a câmara e o remendo está concluído. Os procedimentos de montagem da câmara no pneu e da roda na bicicleta estão em nosso post anterior.

Acompanhe abaixo o vídeo com o “passo-a-passo”:

Bicicleta: Houston Mercury HT
Oficina: Biketime
Mecânico: José Maria


Comentário

  • [...] This post was mentioned on Twitter by Andreas. and Viviane Miller , euvoudebike.com. euvoudebike.com said: Veja neste tutorial com vídeo como remendar a câmara da sua bicicleta: http://bit.ly/b7wTn3 [...]

    Tweets that mention Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Saiba como remendar a câmara da bicicleta — Topsy.com topsy.com/www.euvoudebike.com/2010/08/saiba-como-remendar-a-camara-da-bicicleta/?utm_source=pingback&utm_campaign=L2
  • Muito útil, Obrigado!

    Fabio Araujo
  • [...] – Saiba como remendar a câmara da bicicleta – Saiba como trocar o pneu furado da bicicleta [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Ciclistas são sabotados na USP com tachinhas no asfalto euvoudebike.com/2011/08/boicote-a-ciclistas-na-usp-em-sp
  • [...] Não tem nada mais chato do que um pneu furado no meio de uma longa pedalada. Os ciclistas mais experientes já carregam um kit com os suprimentos necessários para resolver o problema ali na hora mesmo, mas muita gente não sabe como consertar um pneu (Quer aprender? Clique aqui!) [...]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Animação promove pneu que não fura nunca euvoudebike.com/2011/12/animacao-promove-pneu-que-nao-fura-nunca
  • Excelente post, este e o anterior (troca da câmara). Obrigado.

    Natan
  • Ai sim agora vou fazer meus remendos direitos!

    Cesar Alfonso alfonsoterronmusic.com
  • Muito útil!! Muito obrigado!!

    Paulo Canga
  • Bom mesmo é você ter uma câmara de ar reserva, pra na hora que furar e você tiver apressado ou for um lugar perigoso, só trocar a câmara e remendar depois.
    Muito bom o post.

    Maykol Camurça
  • Ninguém demonstra o conserto de uma câmara da speed. O remendo e a área para passar a cola, não dá pra segurar a câmara no dorso da mão. As câmaras de outras bike, tudo bem, mas a speed….!

    Ismael
  • tutorial mas horrivel tiraram avoz da pessoa pra coloca uma musica horrivel

    edinaldo
  • muito bom e pratico

    jorge

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: