Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 16 de agosto por Eu Vou de Bike

Tags:, ,

Dieta equilibrada – dicas para esportistas

Apesar de as pesquisas na área da Nutrição dos Esportes ainda estarem longe de serem completas, o consenso estabelece que as pessoas fisicamente ativas não necessitam de nutriente adicionais, além dos existentes em uma dieta balanceada.

Ainda assim, os praticantes de atividades físicas são “bombardeados” com informações inadqueadas, transmitidas por veículos e pessoas despreparadas, deixando-os confusos em relação ao que seria uma dieta balanceada e à real necessidade de suplementos alimentares.

Para manter uma dieta balanceada, é importante manter a hidratação adequada, ingerindo diariamente cerca de dois litros e meio de água, variando de acordo com a temperatura do ambiente, intensidade e duração da atividade física.

Veja algumas dicas de nutrição para a prática de exercícios físicos:

- Consuma frutas, verduras hortaliças – alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais -, além de alimentos responsáveis pelo fornecimento de carboidratos.

- Procure consumir alimentos ricos em proteínas, como pescados, aves, carnes, ovos, leite, queijo e iogurte, bem como certa quantidade de gorduras e ácidos graxos essenciais, especialmente do grupo ômega-3, encontrado com maior concentração nos peixes.

- É indicado o consumo regular de feijoões, favas, soja, ervilhas, amendoim e frutos secos, por serem fontes de proteínas, ácidos graxos essenciais como o ômega-6, vitaminas E, B6 e folato.

- Para garantir aporte adequado de gorduras, recomendamos o uso diário e moderado de óleo vegetal na preparação da comida, como azeite de oliva, milho, canola, girassol ou soja. Já carnes gordas, como bacon, pele de frango ou banha, ricos em gorduras saturadas, devem ser consumidos com cautela e moderação.

Vale lembrar que as quantidades dos alimentos e os horários das refeições devem ser adaptados de acordo com as características fisiológicas do indivíduo, as atividades realizadas, os diferentes momentos de treino e de recuperação.

A melhor dica para quem pretende levar a sério o esporte e pedalar de forma competitiva é procurar um nutricionista especializado para poder avaliar melhor suas reais necessidades, montando um plano personalizado para cada atleta.

* Artigo de Patrícia Bellini, nutricionista com especialização em Fisiologia do Exercício, na revista Houston, Ed. 1


Comentário

  • [...] This post was mentioned on Twitter by Biketech Rio, Guga Machado and Alessandro Marçola, euvoudebike.com. euvoudebike.com said: Quer pedalar de forma competitiva? Veja algumas dicas básicas de nutrição para esportistas: http://bit.ly/9M80Kg [...]

    Tweets that mention Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Dieta balanceada: dicas básicas para esportistas — Topsy.com topsy.com/trackback?utm_source=pingback&utm_campaign=L2&url=euvoudebike.com/2010/06/dieta-balanceada-dicas-basicas-para-esportistas
  • Eu sou uma destas pessoas “confusas” que comentou no início do artigo, já li tanta coisa que nem sei como me alimentar de uma forma saudável de verdade, a parte da água já virou rotina, chego a tomar 3 litros por dia, tomando vários goles durante o dia.

    Antes de pedalar sempre como alguma fruta como banana e barras de cereais e tenho me sentido bem, sem sentir fraqueza ou cansaço.. Existe alguma recomendação importante em relação ao que comer antes de pedalar que possa me ajudar ainda mais a ter melhores resultados ?

    Marcela Leite metodoales.info
  • É uma pena que muita gente ainda não procura orientação profissional, quando quer iniciar a prática de algum esporte que exija força e resistência.
    Além do mais, esquecem que a alimentação é um fator essencial para manter a atividade sem desanimar.

    Alex Finch q48h.info
  • Acho que as pessoas deveria procurar mais orientação profissional e hoje eu vejo que a maioria não procura orientação nenhuma..

    Caio costumesabc.com

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: