Houston na web Youtube Flickr RSS

Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 23 de novembro

Uso da bicicleta como meio de transporte é viável?

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).

Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?

Foto: Claudio Olivares Medina

IDEIAS

Planejamento da estrutura.

Por João Carlos em 14/04/2012

Moro atualmente em Londrina, PR. A cidade tem mais de quinhentos mil habitantes e não tem estrutura alguma para utilização da bicicleta como meio de transporte, existe uma ciclovia em torno do lago Igapó, que na verdade liga nada a lugar algum, dentro da cidade não existe ciclofaixas, ciclorotas, etc... Uma grande avenida da cidade será duplicada e, no projeto não consta a construção de uma ciclovia. Londrina é uma cidade universitária, portanto, a bicicleta é muito utilizada pelos estudantes, trabalhadores e praticantes de ciclismo. Uma pena, pois, Londrina tem avenidas e ruas largas, espaço para a implantação de ciclofaixas e criação de ciclorotas, mas, o poder público não faz nada para incentivar o uso da bicicleta e não melhora a estrutura para quem já utiliza a magrela como meio de transporte. Minha cidade natal é Caraguatatuba litoral norte de SP. Uma cidade de cem mil habitantes, lá a cidade tem mais de 25 km de ciclovias que ligam todas as partes da cidade, uma alternativa para ir trabalhar, estudar passear, enfim, uma via de acesso util. E estão sendo feitas ciclofaixas nas ruas centrais e existe um projeto para construir uma ciclovia que irá ligar todas as cidades do litoral norte de SP (caragua, Ubatuba e São Sebastião).É isso.



Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: