Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 23 de November

Uso da bicicleta como meio de transporte é viável?

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).

Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?

Foto: Claudio Olivares Medina

IDEIAS

De bicicleta por Salvador - BA

Por Jomar Souza em 05/04/2013

Desde janeiro de 2012 passei a usar a bike como meio de transporte principal aqui em Salvador. A cidade tem apenas ciclovias voltadas para o lazer. Uma delas inclusive fica dando voltas numa praça e tem pouco mais de 500m. Então, tenho de compartilhar a pista com outros veículos. Dos dias úteis apenas em um deles uso o carro. Apesar de muitas ladeiras e do calor não troco mais a bicicleta pelo carro. Salvador, 3ª mais populosa cidade do Brasil, tem no trânsito caótico um dos seus principais problemas. Neste período não tive grandes sustos com motoristas. Seguir o que diz o código de trânsito sobre uso da bicicleta e adotar algumas dicas de sites e vídeos sobre ciclismo urbano tem me mantido seguro nas ruas e penso que também ajuda a conquistar a simpatia dos motoristas. Carro para mim agora é de uso quase que exclusivo nos finais de semana quando saio com a família.



Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: