Houston na web Youtube Flickr RSS

Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 23 de novembro

Uso da bicicleta como meio de transporte é viável?

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).

Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?

Foto: Claudio Olivares Medina

IDEIAS

2 vagas de automóvel = 1 bicicletário

Por Claudio Rinaldo em 23/11/2010

Aqui em São Paulo os estacionamentos "empilham" os carros até não poder mais. A sugestão seria a disponibilização de vagas para bicicletas nestes estacionamentos particulares, onde o ciclista levaria seu cadeado e pagaria pelo aluguel do espaço e suporte para prender a bike. Se uma vaga custa R$ 10,00 para um carro, 10 bikes caberiam sem problemas neste mesmo espaço, digamos a R$ 2,00. Ou seja, o proprietário ganharia o dobro ou mais pela vaga, pois a rotatividade de bikes na vaga seria maior que a de carros.

Comentário

• Achei péssima ideia. Temos de acabar com essa ideia de valor de estacionamento. Se vamos a um shopping, loja ou supermercado, vamos consumir. Gastar nosso rico dinheirinho nos estabelecimentos. Qual o custo de manutenção de um bicicletário decente? a ideia de tal espaço dedicado ao ciclista geraria mais consumidores no estabelecimento. E só.

Claudio Sarmento
  • Eu concordo totalmente com o colega sobre os estacionamentos de shoppings, mas estou fazendo referências aos estacionamentos de rua, onde a pessoa deixa o carro enquanto trabalha, estuda, etc.
    Vou além: shoppings e comércio em geral deveriam obrigatoriamente prover estacionamentos gratuitos e seguros para bikes.

Claudio Rinaldo
  • Concordo com mais bicicletários mas eles têm que ser gratuitos. Eu estaciono minha bike todos os dias num shopping em São Paulo, por trabalhar em frente a ele e achar mais seguro, mas em outros locais, tenho muita dificuldade de achar uma vaga da mesma maneira, inclusive no prédio onde resido, que não tem garagem e muito menos bicicletário e tenho que levar a bike "apertamento" a dentro. Uma lástima!

Julia
  • Claudio Rinaldo, gostei da idéia. Acho que essa seria uma boa alternativa para os estacionamentos privados que jamais ofereceriam vagas para bikes gratuitamente.

Já os comércios, se tiverem espaços, podem incentivar o transporte limpo na cidade fornecendo vagas para quem vem de bike.

Marcelo Mazzei
  • Gente vamos ser ao mesmo tempo realistas e visionários.
    Primeiro, estacionamento de graça tem custo, quem paga? Ja sei nós.
    Se não tem nem estrada descente, como requerer um vaga gratuita na rua a curto prazo. Agente tem que chegar lá é claro, mas essa é a outra extremidade da ponte, ta longe.
    Se não houver ação nada acontece.
    Leis de incentivo existem porém quase ninguém conhece, nem eu.
    No quesito melhorar para a bike, serve a premissa de que quanto mais dificil para o carro, melhor para nós.
    Se falta vagas para carro e sobra pra bike... melhora.
    A tal da "economicidade" e "lei da oferta e da procura" manda em tudo.
    O que é público tem que ter orçamento e origem (economicidade).
    O que é privado tem que dar lucro (lei da oferta e da procura).
    Se eu tivesse um estacionamento com baixa rotatividade, não ia perder nada buscando um novo público que deixa de seu transporte em casa principalmente por não ter onde deixar sua bike sem ser roubada.

Alexandre Calado
  • Estacionamento de graça? Ok.
    Mas se roubarem sua bike DENTRO do estacionamento, voce irá querer reembolso da mesma, concorda?
    Ai é que entra o pagamento por estacionar ali. a partir do momento que é pago, voce está assegurado. De graça fica dificil.

João
  • Concordo com o Estacionamento pago, MAS PREFIRO UMA CICLOVIA LIGANDO A ZONA NORTE A BARRA DA TIJUCA PELA LINHA AMARELA, TIRANDO UM PEDAÇO DO ACOSTAMENTO TEM ESPAÇO DE SOBRA PARA UMA CICLOVIA. ABRAÇOS

Edson Cardoso
  • Por uma São Paulo mais inclusiva e melhor para todos, por favor, assinem e divulguem a petição por mais Ciclovias na Santa Cecília.

http://www.avaaz.org/po/petition/Conseg_Santa_Cecilia_Parem_de_dizer_que_os_moradores_de_Santa_Cecilia_nao_querem_as_ciclofaixas/?tLRlhib

André Prado
  • Muito boa esta ideia...

Rodrigo
  • Acho que falando em estacionamento de longa duração (como estacionamento para deixar a bike o dia inteiro) isso é uma opção viável. É claro, eu me sentiria muito mais confortável se o prédio onde trabalho tivesse seu próprio biciletário.
    Agora o maior problema que eu tenho encontrado em utilizar a bike no dia a dia é com relação às pequenas atividades do dia a dia - ir tomar um café ou suco, ir ao banco ou uma loja. São atividade que geralmente gastam menos de 30 mins. Quantas vezes eu já não tive que ir de um bairro para o outro (6 ou 7km) para ir a uma loja X apenas para descobrir q o único lugar para deixar minha bike era um poste? Bikes ficam no meio da calçada, atrapalhando pedestres, sem segurança nenhuma. Acho que o movimento de estacionamento para as bikes é totalmente válido, mas começar pequeno pode ser uma solução boa não somente para nós bikers, como também para o comércio em geral.
    Eu frequentemente vou a determinados lugares tomar um suco ou comer um lanche apenas porque neles existe um lugar para minha bike.

Greg
  • No prédio onde trabalho não possui bicicletário, a alternativa foi pagar um estacionamento particular para deixar a bike, consegui fechar por 40,00/mês para deixar a magrela longe das mãos alheias, esse é custo do meu sossego.

abs

Andre
  • Acho uma ótima alternativa. É preciso pensar que o proprietário de um estacionamento só vai ceder o espaço se for viável financeiramente pra ele, já que esse é o seu negócio. Em regra geral estacionamentos não estão vinculados a nenhuma loja comercial então não há o que consumir a não ser o aluguel da vaga. Pensando na idéia de aproveitar a vaga de um carro e colocar dez bike no local, significa lucro ao proprietário e alternativa pra se deixar a bike com segurança. Já nos shopping ou estabelecimentos comerciais, esses locais devem ser gratuitos.

Aldo da Rosa Machado
  • Boa tarde! Acredito se é para o bem comum o incentivo para as pessoas andar de bike para ajudar a melhorar o transito caótico, seria interessante as prefeituras abrirem bolsões de estacionamento de bicicleta gratuito para incentivar os usuarios urança pois os países que investem nesta modalidade de transporte oferecem mais beneficios

Carlos Antonio da Silva
  • O uso da bicicleta tem aumentado diariamente. A crise econômica e a procura de uma vida melhor tem muito ajudado no crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte.
    Acho que os estabelicimentos públicos e principalmentes os estabelecimentos do estado e munícipios devem dar o exemplo.
    Hoje vemos que parques, escolas, hospitais públicos ainda estão em falta para ofertar estacionamentos aos ciclistas.
    é isso, vmos pedalar
    bike abraço

João Batista
  • Com a crise a bicicleta se tornou um excelente meio de transporte, bom para o bolso,para a saúde e para o planeta.

aqui

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: