Houston na web Youtube Flickr RSS

Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 23 de novembro

Uso da bicicleta como meio de transporte é viável?

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).

Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?

Foto: Claudio Olivares Medina

IDEIAS

Plano Cicloviário nas Cidades

Por João Cristiano em 23/11/2010

Uso a Bicicleta como principal meio de transporte todos os dias, me locomovendo para o trabalho, que fica a 9km da minha casa. Foi a melhor coisa que fiz, hoje sou mais feliz, menos estressado, pontual, mais produtivo e criativo e meu condicionamento físico e saúde só melhora, tem 10 meses que adotei a bicicleta e desde este dia, não tenho uma gripe! Indico para todos os meus amigos. Porém reconheço que não é fácil usar a bicicleta onde moro, pois é como se elas não existissem, não existe tratamento das vias, voltados para o uso da bicicleta como meio de transporte. Em Guarapari o fluxo no trânsito ainda não é intenso, eu acredito que a medida que for se intensificando as pessoas irão migrar para meios de transportes "mais seguros" e deixarão a bicicleta, e isso é muito triste! Durante o meu trajeto eu opto por vias paralelas com pouco movimento, mas existe um trecho que não existe outra alternativa e considero muito perigos, venho mostrando através de reportagens em jornais locais na tentativa que alguem nos ajude. PRECISAMOS DE CICLOVIA NO TRECHO QUE LIGA OS BAIRROS AEROPORTO E PEROCÃO! Para mim, todas as cidades deveriam considerar a existências das bicicletas e inclui-las em seus planos e projetos, as Cidades precisam de planos Cicloviários e reservar recursos para melhorias e investimento nesta área que estÁ inteiramente ligada a qualidade de vida das pessoas, sáude e do meio ambiente. Muitas cidades em muitos países mundo afora estão visualizando isso e se tornando "Cidades do Futuro!" Viva a mobilidade sustentável! Guarapari - ES

Comentário

• Concordo que deva existir mais ciclovias em todas as cidades do Brasil. Faz muita falta quando os motoristas de carros não respeitam o ciclista, apenas pela crença de que ciclismo é para quem não pode comprar um carro, como se tem muito aqui em São Paulo.

Julia
  • Acredito que uma boa solução seria o insentivo ao uso da bicicleta, transformá-la em moda, mania, vício, necessidade. Quando as pessoas sentirem necessidade de ter e andar de bike, então ela será respeitada

Marcelo
  • Tenho aspirações semelhantes em minha cidade, Juiz de Fora, MG. Acredito assim como vc q aos poucos, as pessoas reconhecerão o valor e benefício do uso das bikes. Parabéns pela iniciativa!

guilherme

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: