Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 23 de November

Uso da bicicleta como meio de transporte é viável?

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).

Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?

Foto: Claudio Olivares Medina

IDEIAS

Integração

Por Henrique em 24/11/2010

Sou de Recife e comprei minha bike esse sábado (20/11/2010). Estou indo e voltando do trabalho com ela (cerca de 10km cada trecho). Meu intuito é melhorar minha saúde, dar uma emagrecida e melhorar preparo, já que trânsito não era meu problema pois ando de moto e trabalho perto. Pois bem, nesses 3 dias de ciclismo constatei o que já é sabido de todos. Todo dia enfrentamos uma selva onde o menor que se cuide. Já sentia isso na pele estando de moto, mas agora me sinto ameaçado até por elas. Absurdo. Acho que educação é a solução para todos os problemas. Sei também que um hábito não "pega" do dia para noite. Fui agora para Gramado e vi uma coisa maravilhosa. Pedestre coloca o pé na faixa todos param. Todos os cruzamentos não tem sinal de transito, apenas rotatórias. E o trânsito funciona perfeitamente. Não sei bem como mas "instituições" deviam oferecer palestras para motoristas com o intuito de concientizar os maiores a proteger e dar prioridade aos menores. Os DETRANs poderiam encabeçar isso e efetuar esse trabalho com cooperativas, sindicatos, empresas, escolas (para que as crianças cobrem de seus pais). Ah, mas também tem a culpa dos ciclistas. O que vejo de ciclista na contramão, sem o mínimo de equipamento, as vezes até dois ciclistas andando lado a lado. Em alguns reina o espirito do "Bata em mim para você ver". Ou seja, essa educação de todos é melhor do que qualquer ciclovia.



Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: