Houston na web Youtube Flickr RSS

Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 23 de novembro

Uso da bicicleta como meio de transporte é viável?

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).

Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?

Foto: Claudio Olivares Medina

IDEIAS

Malha cicloviária e sinalizações - Belém/Pará

Por Rodrigo C. de Miranda em 18/03/2015

Construção de uma malha cicloviária ou simplesmente delimitação das vias para o uso consciente de bikes, no Brasil em geral, costuma-se ter o habito de complicar algo simples, uma placa, uma faixa pintada, informativos e planos educativos para os demais integrantes das vias como pedestres e condutores de automotores, acabam se tornando 'projetos milionários' que sofrem desvios ou simplesmente não acontecem. Que governantes, passem a receber um comitê público, formado por nós mesmos, acatando (e não pondo pra debaixo do tapete) reivindicações contundentes, afinal, somos nós que trafegamos nas ruas, com risco de acidentes, vias mal sinalizadas e/ou mal cuidadas. Implantação de parques de estacionamento de bikes, no Brasil usamos muito a magrela, mas não existe um plano de ação que fortaleça ou incentive o uso de bicicletas. Seria tão bom, não só para nós mesmos, mas também para a própria cidade, com menos poluição, menos acidentes, afinal está tudo interligado. Um acidente de carro, por exemplo, movimenta quantos orgãos na cidade? transportes, saúde, repercussão na mídia, tudo isso é a cidade quem paga. Tire um carro das ruas e ponha 1 bike, você estuda o caso por um mês e veja a diferença brusca que existe nessa mudança.



Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: